10 Dicas para manter a sua cozinha sempre impecável

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

10 ideias para organizar a sua cozinha hoje

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Casa da Rute Cozinhas escandinavas por Homestories Escandinavo
Loading admin actions …

Não há espaço que mais beneficie em estética e funcionalidade com a arrumação do que a cozinha. Mas, infelizmente, é também o mais difícil de manter organizado!

As tarefas inerentes a este espaço e todos os pequenos detalhes que compõem cada refeição são de molde a gerar muita confusão. Especiarias, massas e arroz, tachos, panelas e cafeteiras, loiça para cá e para lá, um chão por vezes bem engordurado e temos a receita para o desastre organizacional, sobretudo naqueles dias em que o cansaço vence e as arrumações ficam adiadas.

Podemos não conseguir tirar-lhe o trabalho pesado de arrumar e limpar, mas há pequenos truques simples que podem ajudar a dar à sua cozinha uma aparência mais organizada e hoje a homify partilha-os consigo. Se a sua cozinha parece sempre desorganizada, mesmo que esteja limpa, tem mesmo de ler este artigo!

1 – Panos de cozinha em ordem

Casa da Rute Cozinhas escandinavas por Homestories Escandinavo
Homestories

Casa da Rute

Homestories

Os panos de cozinha podem não ser muito higiénicos em restaurantes, mas em nossa casa há que reconhecer que são muito úteis. Eles servem de pegas para pegar em coisas quentes, servem para enxugar pratos, secar as mãos e até para limpar as bancadas, desde que não se misturem nessas tarefas. No entanto é difícil não notar que a sua presença é um factor permanente de desarrumação aparente!

Minimize este efeito comprando panos em conjuntos coerentes com uma estética cuidada, que acrescente interesse à imagem da sua cozinha e evite utilizar panos diferentes ao mesmo tempo. Mantenha à vista apenas os panos em melhor estado, descartando panos queimados ou rotos. Se precisar de ter panos diferentes ou em mau estado faça-os desaparecer da vista, colocando-o por exemplo numa caixa ou num armário. Os panos que ficarem em exposição nunca devem andar enrolados em cima de bancadas ou mesas, e sim pendurados em ganchos ou varais preparados para o efeito. Inspire-se nesta castiça cozinha da autoria da HOMESTORIES!


2 – Arrumando ingredientes

Casa da Rita e do Pedro Cozinhas escandinavas por Homestories Escandinavo
Homestories

Casa da Rita e do Pedro

Homestories

Sabe aqueles frascos de especiarias em cima da bancada e as massas que teimam em escapar-se da embalagem de plástico? Evite essa situação que dará sempre um aspecto desorganizado à cozinha.

A solução passa por frascos de vários tamanhos, mas também aqui é importante manter a coerência.

Opte por um estilo de frasco e mantenha-o, colocando rótulos cuidados para identificar o conteúdo. Pode usar inclusivamente estes frascos como decoração, numa prateleira à vista. Se mesmo assim ainda persistirem embalagens originais guarde-as num armário fechado ou numa gaveta de apoio.

Quando o espaço é pouco todos os locais tendem a ser muito ocupados, pelo que deve ter especial atenção com o que permanece à vista.

3 – Deixe nos armários da cozinha apenas o essencial

Reabilitação de cozinha por Rima Design Mediterrânico
Rima Design

Reabilitação de cozinha

Rima Design

Loiças do dia-a-dia, panelas e frigideiras devem estar sempre à mão e por isso o seu lugar é nos armários da cozinha, mas se tem pouco espaço deve evitar guardar ali loiças mais finas, de uso em ocasiões especiais.

Copos de cristal, serviços de porcelana e outros itens do género podem ser guardados num aparador da sala por exemplo. Assim vai libertar espaço precioso para o que realmente interessa e evitar que a falta de espaço faça chegar a confusão às bancadas.

4 – Evite compras por impulso

A organização passa por saber com o que se pode contar. É preciso saber o que se vai comprar para poder arrumar de forma eficiente, por isso evite compras por impulso.

O arroz pode estar em promoção, mas será que precisa de quatro kg? Tem onde os guardar eficientemente?

Fazer uma lista de compras e aliar bem o espaço disponível em função das necessidades vai ajudar a manter a cozinha em ordem. Um quadro negro pode ajudar nessa listagem… Só tem de apontar as necessidades e fotografar o quadro à saída de casa (com o telemóvel). Assim terá sempre a lista de compras actualizada e eficaz.

5 – A utilidade das caixas

As batatas, as cebolas, os alhos e todos os vegetais secos são elementos fundamentais na cozinha portuguesa, mas é certo e sabido que os seus sacos e embalagens não são nada estéticos e dão um aspecto desleixado ao espaço quando estão à vista.

As caixas de madeira são uma solução muito interessante para as guardar, e agora já consegue encontrá-las a preços razoáveis nas maiores lojas de decoração. Evite caixas de plástico que amarelecem com o tempo e em nada contribuem para uma estética cuidada na cozinha.

6 – Ganchos e cestos

Esta é uma maneira simples e rápida de organizar detergentes, esponjas, esfregões e outros utensílios que tiram o encanto a uma boa decoração de cozinha. Nas lojas de utilidades para o lar encontra estes elementos com montagem fácil e pode instalá-los em pouco tempo. Pode até usar os ganchos para pendurar pequenos vasos com plantas aromáticas.

7 – Toalhas de mesa e individuais

Roof Top Formosa Cozinhas mediterrânicas por Victor Guerra.Design Mediterrânico
Victor Guerra.Design

Roof Top Formosa

Victor Guerra.Design

Uma toalha de mesa protege o tampo da mesa de possíveis derrames e embates, mas pode ser um real contributo para a falta de estilo. Neste ponto o nosso conselho é que nunca deixe a toalha de mesa ou os individuais sobre a mesa após a refeição. Nunca! E muito menos com migalhas e resíduos! Isso vai fazer com que a cozinha pareça desarrumada, mesmo que não esteja assim tanto.

A escolha entre individuais e toalha é só sua. A toalha é mais abrangente no resguardo, mas os individuais podem ser mais fáceis de limpar. Só precisa de se assegurar de que tem onde as guardar entre refeições.

8 – Limite as decorações

Renovação Espaço Rústico por Home Recover Clássico
Home Recover

Renovação Espaço Rústico

Home Recover

Nós na homify não somos contra os acessórios decorativos, muito pelo contrário, mas na cozinha o nosso conselho é que mantenha o seu número sob controlo.

Muitos acessórios dificultam a funcionalidade no dia-a-dia e tornam o espaço mais desarrumado, mesmo que estejam o seu lugar. E não se esqueça das limpezas, que se tornam mais complicadas com muitos elementos para lavar (a cozinha tem tanto vapor de água e gordura que as limpezas têm de ser frequentes e agilizadas).

Uma solução para dar personalidade ao ambiente é utilizar os próprios utensílios e loiças de cozinha como decoração. Pode também apostar em decorações funcionais, como taças para fruta e caixas de vime para organizar vários tipos de itens.

9 – Sistemas de organização

Por vezes vemos cozinhas novas e acabadas de construir sem qualquer tipo de sistema de arrumação nos compartimentos, mas isso é algo impensável quando há a intervenção de um bom designer de cozinhas. Se a sua cozinha é assim, aconselhamos fortemente a que os compre já!

Pode parecer algo dispensável, mas os sistemas de organização para gavetas e armários, permitem uma organização muito mais eficiente às tampas e panelas, às caixas de plástico e a todos aqueles elementos que não encontram um lugar fixo na sua cozinha. Para aumentar a eficiência destes sistemas pode colocar etiquetas a identificar o que se guarda em cada local.

10 – Optimize a bancada

Se precisa de um pouco mais de espaço de bancada, mas não se pode dar ao luxo de a expandir permanentemente (todos sabemos que as alterações de fundo na cozinha podem ser muito caras) pode optar por um acessório de madeira que se encaixa na bancada original e lhe proporciona mais alguns centímetros de espaço de trabalho e melhor organização da bancada. Pode encontrar este tipo de acessórios nas lojas da especialidade e na nossa tão conhecida gigante dos produtos para a casa IKEA.

Sonha em renovar a cozinha? Então prossiga a leitura e veja as nossas sugestões no artigo ’10 Propostas portuguesas de cozinhas americanas!’.


Qual destas sugestões vai aplicar já?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!