5 estilos de terraços: diferentes e sensacionais!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

terraço é um dos nossos lugares preferidos quando procuramos tranquilidade, frescura e proximidade com a natureza. Com a chegada da Primavera e dos dias mais amenos – bom, pelo menos quando o São Pedro se lembra - é muito agradável começarmos a usar o nosso terraço onde podemos organizar convívios ao ar livre com os amigos e a família, apanhar os primeiros banhos de sol, ler um livro ou ouvir a nossa música preferida ou, pura e simplesmente, repousar e contemplar. 

Não faltam formas de o usar. Mas, como é natural, devemos empenhar-nos em manter o espaço agradável e convidativo, o que nem sempre acontece porque, ao longo do ano, com as temperaturas mais frias, deixamo-lo entregue ao abandono. Por consequência, as plantas murcham, as paredes começam a denotar desgaste e o chão perde a cor com o passar do tempo. Tudo isto pode ser evitado se cuidarmos do terraço com regularidade.

No artigo de hoje, deixamos-lhe muita inspiração nesse sentido. De terraços mais tradicionais a terraços vanguardistas, visitamo-los a todos. Veja a nossa selecção!

1. Simples, aberto e fresco

Começamos por este terraço da autoria do gabinete Arrillaga & Parola. É um maravilhoso exemplo de como se pode desfrutar da natureza pois este espaço, ainda que integrado no jardim, encontra-se resguardado para os moradores dele poderem usufruir sem constrangimentos nos dias mais ventosos ou chuvosos. Com uma cobertura, os móveis ficam também devidamente protegidos. Neste terraço não falta ainda uma churrasqueira para fazer as delícias da família aos fins-de-semana e durante as férias.

2. Um terraço muito moderno

Casas modernas por METODO33

Passamos agora para um terraço moderno criado pelos profissionais da firma Método 33. O desenho de linhas limpas e minimalistas é rico em detalhes presentes, designadamente, na estrutura pergolada que surge em jeito de semi-cobertura para este terraço que mais não é do que uma extensão da zona social do interior, sendo que com ela dialoga em pleno através das amplas superfícies envidraçadas que caracterizam a fachada posterior.

3. Colonial

A madeira ao natural e os tons terra são os elementos principais para que este belo terraço sobressaia como um fabuloso exemplo do estilo colonial no qual a elegância e a tradição se encontram sem faltar, ainda, um subtil toque campestre.

Dado esse apego pelo natural, uma paisagem verde é importante, pelo que um jardim como vizinho do terraço se harmoniza na perfeição com composições deste tipo. É assim este projecto do gabinete Bórmida & Yanzón Arquitectos que nos cativou pelo refinamento e simplicidade. É o cenário perfeito para um jantar a dois ou para um convívio. Faz-nos viajar até à Toscana com a sua beleza natural.

4. Absoluto amor pelo campestre

Assim é este terraço concebido pelos profissionais da Aulet & Yaregui Arquitectos. A madeira é o material protagonista e é usado de forma natural. Não se procurou ocultar as suas imperfeições ou marcas. Pelo contrário, estas foram deixadas à vista e contagiam a decoração, sobretudo o tecto de vigas onde estão suspensos candeeiros rústicos e pejados de carácter.

A combinar com este ambiente rústico, surge a parede em tijolo aparente que abriga uma zona de barbecue. Para terminar, não podia faltar uma robusta mesa de madeira ladeada por bancos longos estilo piquenique.

5. Irresistível minimalismo

Terminamos este livro de ideias com mais uma proposta do gabinete Arrilada & Parola. A construção de estilo minimalista deixa-nos a ideia de que, na decoração, menos pode ser mais. Há alguns detalhes que gostaríamos de destacar.

Comecemos pela utilização da madeira em tom neutro, o favorito para esta tendência que apela a uma naturalidade absoluta. Depois, realce-se o carácter prático, típico da estética minimalista, tanto em ambientes de interior, como em ambientes de exterior. A praticidade é uma característica que se evidencia nesta corrente e, como não podia deixar de ser, nesta casa. O acesso ao terraço a partir do interior é fácil e zona ampla integra pouco mobiliário,  deixando-se assim muito espaço desimpedido.

De qual destes terraços mais gostou? Tem terraço em casa? Deixe-nos o seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!