ANDAR MODELO 31 DE JANEIRO:   por Guillaume Jean Architect & Designer

O antes e o depois de um andar modelo na baixa do Porto

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Achámos que este era o antes e depois em que vai acreditar que a reabilitação vale a pena, e que de um espaço degradado se podem fazer milagres tendo como resultado um espaço moderno incrível. Era um prédio do século XIX em plena baixa do Porto, abandonado e em muito mau estado de conservação quando os arquitectos GUILLAUME JEAN ARCHITECT & DESIGN desenvolveram a reabilitação de um andar modelo de forma a demonstrar ao dono de obra o potencial do espaço de forma a promover o prédio e as outras fracções que irão também ser transformadas em habitação T0. O resultado é fantástico.

Antes

Como pode verificar o estado do apartamento era de grande degradação. Divisões amplas e luminosas bem no centro da cidade do Porto. No entanto os materiais das paredes pareciam desabar, tudo estava sujo, a partir-se, a cair aos pedaços gradualmente com o tempo. Perante uma imagem destas, apenas quem tiver mais imaginação consegue pensar neste espaço de outra forma. Com uma imagem moderna, renovada. Foi essa capacidade que os arquitectos tiveram, tornando essa imagem realidade neste andar modelo, vamos conhecer…

Antes : estado de degradação

Esta é mais uma imagem que ilustra o estado de degradação deste apartamento. Sendo que as portas estavam degradadas, os cabos à vista, as paredes a rachar e todos os materiais começavam a ceder ao avançar dos tempos e à falta de tratamento. 

Uma nova luz

Um espaço T0 se tiver um estilo moderno, bem organizado e simples é um espaço fantástico onde tudo o que é necessário se encontra numa mesma área, não comprometendo o conforto. É o caso deste apartamento. Surpreendido com o resultado?! Pois é, o espaço recebeu uma nova luminosidade, proporcionada não só pelas janelas mas também pelo uso de cores clara e principalmente o branco, nas paredes e cortinas por exemplo. O chão sofreu também alterações e tratamentos optando-se por colocar um confortável chão de madeira.

Espaço de trabalho

Numa só divisão são integrados vários usos, de forma muito eficaz. Um dos exemplos é este espaço de trabalho bastante simples com um design muito agradável. Uma secretária bem simples e uma cadeira design. A iluminação foi também colocada de forma muito interessante, uma solução moderna e bonita de uma lâmpada que ilumina para cima e para baixo.

Sobre a secretária colocaram-se ainda alguns elementos decorativos: plantas e vasos que acrescentam cor e vida ao espaço.

Quarto

Uma cama ampla decorada de tons cinzentos é o principal elemento do quarto e claro, é uma cama com o máximo conforto. Ao fundo torna-se evidente um amplo armário, bastante alto com várias portadas. Parece um armário simples e moderno, todos branco, sem puxadores por exemplo, uma opção bastante moderna.

Arrumação

Não diria que o simples e amplo armário que viu teria tantas funcionalidades. Abertas as portadas brancas o armários desdobra-se num conjunto de prateleiras e gavetas de diversos tamanhos permitindo arrumação para todo o tipo de necessidades. Um elemento surpresa nesta armário é incluir uma espécie de cozinha, tendo uma bancada e até uma torneira. Esta solução mostra como um T0 pode realmente ter tudo o necessário e conciliar a funcionalidade com uma estética simples. Retire aqui ideias para arrumação de todos os tipos.

Espaços

Aqui vemos como os espaços comunicam, nomeadamente com a casa de banho. Mais uma vez o conforto é evidente pelas numerosas almofadas em tons de cinzento que parecem criar um cantinho bem aconchegante. Repare ainda no bonito candeeiro que está refletido no espelho da casa de banho. Uma peça bonita e original que em tudo tem a ver com o estilo deste apartamento.

Casa de banho

A casa de banho mantém o conceito geral do apartamento: simples e moderno. Uma parede em tijolo branco sobre o qual foi colocado um espelho, elemento que não poderia falha num espaço como este e ainda duas prateleiras de madeira bem simples que incluem um bonito lavatório e espaço para arrumação por exemplo de toalhas como mostra a imagem. Conheça outras casas de banho minimalistas aqui.

Apontamentos de cor

A decoração da casa de banho, como no restante espaço é bastante simples mas a uma certa frieza dos espaços modernos é sempre bom adicionar um ou outro elementos. Como é o caso aqui da planta que vemos na imagem, a decorar a casa de banho. Um elementos que traz vida e cor ao espaço, tornando-o até mais intimista. 

Gostou?! Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!