7 coisas que deve considerar antes trocar banheiras e chuveiros

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

É bastante comum que a determinada altura da nossa vida queiramos fazer mudanças. Quando falamos em mudanças, falamos em mudanças grandes, como por exemplo trocar um chuveiro por uma banheira ou vice-versa. Como tão bem sabe, tudo é possível, basta que tenhamos alguma disponibilidade e dinheiro para fazer uns pequenos trabalhos em nossa casa Quando se trata de uma banheira e de um duche, não estamos a falar de uma coisa propriamente muito simples de fazer, é bom termos consciência que é algo que para além de demorar algum tempo, tem algumas implicações com as quais temos obrigatoriamente de lidar e para além disso, como o título do artigo indicia, algumas coisas que devemos ter em consideração antes de o fazer. Não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas claro que é importante, estar preparado para tudo. Neste artigo a nossa função é precisamente essa: alertá-lo para o que pode vir após uma opção deste género.

Pense para além do espaço

A grande razão pela qual pode querer optar por um duche em vez de uma banheira deve ir para além do espaço. Antigamente estes dois conceitos eram ilustrados por imagens bastante claras, ao pensarmos em cada um deles surgia-nos de imediato uma imagem mental. Hoje em dia e com a evolução do design de interiores as coisas estão bastante diferentes e um chuveiro pode ocupar ainda mais espaço do que uma banheira. Deve fazer esta escolha tendo em conta as suas prioridades e também os seus hábitos. Por exemplo se toda a vida teve um duche em casa e por isso mesmo nunca teve oportunidades de tomar aqueles banhos de imersão – que devemos tomar poucas vezes porque somos amigos do ambiente! – então talvez esteja na altura de se dar um miminho e construir a tão desejada banheira.

Tire o sistema de água primeiro

Casas de banho clássicas por homify

Ainda que não queiramos dar-lhe conselhos muito específicos sobre  construção, canos e afins – a verdade é que mesmo que quiséssemos seria impossível, já que não temos conhecimento suficiente sobre o assunto – há algo que lhe podemos dizer e que é antes de tudo o resto aquilo a que deve prestar atenção: o sistema de água, pois tratando-se de uma banheira ou de um chuveiro eles são diferentes. Não que o tenha que o mudar sozinho, mas de qualquer forma fica a saber.

Opte por um design fora de série

Somos defensores de que se é para fazer obras, então que seja a sério! Dito isto, pedimos-lhe que olhe para a imagem ao lado. Uma casa de banho fenomenal, não lhe parece? Algo deste género pode ser uma opção super arrojada e que vai transformar o espaço em algo totalmente diferente. Tem obrigatoriamente que ter bastante área disponível para o efeito, uma vez que se trata de fazer toda uma nova construção dentro daquela que é  casa de banho já existente. É sem dúvida um exemplo fantástico que nos faz olhar repetidamente. Claro que é também um exemplo extremo e que ninguém está à espera que o ponha em prática em sua casa, ainda assim, serve para lhe dizermos que se vai esburacar, permita-se fazer algo totalmente diferente e que o agrade verdadeiramente.

Opte por azulejos extra

Casas de banho modernas por Grand Design London Ltd
Grand Design London Ltd

Full renovation on Trinity Road, London

Grand Design London Ltd

O que lhe queremos dizer com opte por azulejos extra é algo extremamente simples e que não tem necessariamente que ver com ter diferentes tipos de azulejos na casa de banho. Na verdade queremos dizer-lhe que use e abuse à vontade dos azulejos e que se a sua vontade for a de criar divisões onde os azulejos tenham o papel principal, vá em frente e faça-o. É simples e tem apenas que se agradar a si próprio. Os azulejos para além do efeito que criam, tem uma outra vantagem a ter em conta, a facilidade com que se limpam, não tem de estar com grandes cuidados, água e detergente são mais do que suficientes para a sua casa de banho ficar a brilhar.

Dê um passeio no duche

Apartamento às Amoreiras: Casas de banho modernas por Alberto Caetano
Alberto Caetano

Apartamento às Amoreiras

Alberto Caetano

Algo que uma banheira dificilmente nos permite é dar um passeio dentro dela, por sua vez um duche deste género pode proporcionar-lhe bons momentos. Não precisamos de ir mais longe, image fazer um jogging matinal e chegar a casa com vontade de tomar um duche relaxante e ao mesmo tempo alongar… Lá está esta é a solução perfeita, já que lhe oferece espaço para tudo. Também de uma perspectiva estética este chuveiro nos pode oferecer um maior prolongamento do espaço já que ele existe numa extremidade da casa de banho, que está separada da restante parte pelo uso de um vidro que não corta o espaço. Como vê, há vantagens distintas numa opção deste género.

Transforme-a numa casa de banho modular

Apartamento na Foz do Douro: Casas de banho modernas por ABPROJECTOS
ABPROJECTOS

Apartamento na Foz do Douro

ABPROJECTOS

No seguimento do parágrafo anterior, mostramos-lhe uma casa de banho que parece não ter fronteiras, ou seja, que existe em todo o seu conjunto como se de um módulo se tratasse. Esta também pode ser uma opção a ter em conta, neste caso concreto, a escolha dos azulejos é decisiva no resultado final, em primeiro lugar pelo facto de fazerem com que a superfície de cor não termine e depois pela a opção de estarmos perante uma espécie de open space mas dentro da casa de banho. A escolha dos azulejos não será certamente consensual, contudo o que é realmente importante é o conceito, pode obter exactamente o mesmo resultado com outro tipo de azulejos e claro, com outro tipo de cor.

Encha a banheira com água antes de a vedar

Casas de banho modernas por homify

Terminamos com mais um conselho precioso do qual provavelmente irá ter conhecimento aquando das obras na sua casa de banho. Nunca se esqueça de encher a banheira com água antes de a vedar, só assim poderá ter a certeza de que está a fazer um bom trabalho e que não vai incorrer no risco de volta meia volta ter água espalhada por todo o lado. É simples de fazer e poupa-o de meter em mais trabalhos nos fim de ter tudo pronto.

Gostou do nosso artigo?! Partilhe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!