Uma mudança radical em apenas 28 m²

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Quem vive num apartamento pequeno tende a queixar-se da falta de espaço, da luminosidade escassa, das áreas demasiado exíguas e, no geral, do desconforto. Depois de ver o apartamento deste livro de ideias é difícil reclamar pois os proprietários dispõem apenas de 28 m². Trata-se de um apartamento que pertencia ao porteiro de um edifício do bairro madrileno de Masalaña. A área com dimensões limitadas constitua um ponto de partida complexo para os arquitectos do gabinete Decoycina incumbidos da função de o recuperar.

Este é um projecto verdadeiramente inspirador que nos mostra que é possível viver com conforto num espaço pequeno. Venha ver o “antes e depois”.

Antes: cozinha

Antes da renovação, a cozinha consistia num espaço pequeno revestido com azulejos obsoletos e uma janela que pouca ou nenhuma luz natural deixa entrar. O mais complexo era o facto de a cozinha estar inserida num nicho da escada comunitária pelo que, no lado direito, a altura é consideravelmente reduzida.

Antes: interior escuro

Esta fotografia ilustra bem todos os desafios e problemas com que se depararam os arquitectos. O apartamento estava num estado lamentável. Era necessário pintar as paredes, substituir a madeira e renovar o chão. Urgiam mudanças na distribuição do interior que tornava a circulação quase impraticável. Na verdade, este apartamento é apenas parte de um apartamento maior do qual foi separado. O interior perdeu uma sala, a cozinha, uma casa de banho e dois quartos.

Depois: luz e aconchego

Que mudança! Esta imagem mostra a mesma área que a imagem anterior. Encontramo-nos no corredor, agora plenamente transformado. O truque principal foi a substituição da porta que agora tem vidro duplo o que permite a entrada de luz natural e, ao mesmo tempo, garante a segurança dos moradores e isola os ruídos vindos do exterior. O mobiliário moderno de madeira traz um novo conforto e estilo a um apartamento outrora obsoleto.

Depois: soluções práticas

O principal desafio dos arquitectos era potenciar o espaço disponível. Para tal, era necessário utilizar soluções engenhosas para re-arranjar o apartamento e organizar os espaços de forma confortável e funcional. Tratando-se de um espaço pequeno, importa pensar na vertical e tirar partido da altura do mesmo. O mezanino é prova disso e veio servir como quarto. Sob ele, foi colocada uma pequena zona de estar, um local perfeito para descansar e ver televisão.

Depois: quarto

O quarto no mezanino não é tão pequeno quanto possa pensar. A sua estrutura é feita de madeira de pinho e a guarda de metal veio trazer-lhe segurança. Para além disso, os móveis desempenham um importante papel na economia de espaço.

Depois: a cozinha

O nosso livro de ideias acaba na cozinha. Esta área tinha condições muito específicas pelo que se optou pela colocação de mobiliário feito à medida que se adapta a todos os ângulos e esquinas. O branco traz luz a uma divisão escura inserida num côncavo.

Surpreendido? Foi preciso uma grande ginástica para transformar este espaço. Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!