Reforma imperdível de um apartamento

Luciana P Luciana P
Reforma de Apartamento: el antes y el despues, Cota-Zero, Técnica y Construcción Integrada, S.L. Cota-Zero, Técnica y Construcción Integrada, S.L.
Loading admin actions …

Conheça hoje no homify uma reforma cuidadosa e incisiva que transformou completamente um apartamento antigo que se encontrava totalmente destruído. O resultado é de cair o queixo!

Uma das coisas mais fascinantes que a arquitetura, o design de interiores e construção civil possuem em comum, é sem dúvida sua capacidade de transformar. Como num passe de mágica, tudo parece ter mudado definitivamente, alterando até mesmo o estilo de vida das pessoas que entram em contato com uma obra de transformação.

Quando tratamos de projetos residenciais, principalmente de reformas, este caráter tem ainda mais impacto. Soluções surpreendentes, que envolvam novas possibilidades, materiais e recursos, podem ser combinadas estrategicamente para surpreender e principalmente, para resolver demandas e situações práticas do dia-a-dia. E para quem deseja um lar mais moderno, esta pode ser uma grande aposta.

Este projeto que conheceremos hoje é uma síntese perfeita destes conceitos, trabalhando uma reforma de apartamento assinada pelo escritório espanhol Cota-Zero. Descubra o antes e depois e não perca cada detalhe.

Antes: substituição do piso e forro

Nesta imagem, vemos como se encontrava o apartamento em seu estado anterior. A construção estava em pleno andamento, deixando à mostra todo o esqueleto, ou estrutura, do edifício. Nesta situação, a questão da segurança era preocupante, uma vez que possuía instalações à mostra, entulho e um teto arruinado. A partir deste ponto, iniciou-se a reconstituição do forro, piso e a transformação do espaço. Vamos ver como ficou?

Depois: acolhedora sala de estar

Impossível não se surpreender com o resultado! Não parece, mas trata-se do mesmo espaço. A situação arruinada e em processo de reconstrução, reverteu-se em uma sala de estar totalmente confortável. À primeira vista, destacam-se as paredes brancas e impecáveis, criando um pano de fundo claro para os elementos em madeira que aquecem e definem este espaço com muita personalidade.

Uma atmosfera de tranquilidade, alcançada pelo uso dos materiais naturais em comunhão com a base iluminada, fica ainda mais ressaltada com seus elementos decorativos. Encontramos louças, jarros, cerâmica e um vasinho de plantas, ideias que acrescentam frescor. Se dúvida uma sala para entrar e permanecer.

Antes: uma varanda com potencial

A partir desta foto, percebemos que o estado anterior da varanda era de completa bagunça. Poeira por todos os lados, entulho, falta de forro e muitas ferramentas de construção espalhadas pelos cantos. No entanto, já poderíamos suspeitar que esta área ofereceria certo potencial, acentuado por sua grande abertura que deixava toda a luz natural invadir o ambiente. E havia também uma parede de tijolinhos que apontava para uma certa ideia…

Depois: ambientes iluminados

A partir daquele ambiente disforme, criou-se um canto de total encanto. Aqui podemos notar com clareza a continuação da sala, prolongando-se para se fundir à varanda e integrar-se ao espaço de jantar. O forro de gesso adicionou claridade à atmosfera, recebendo também uma bela luminária triangular. 

Na varanda, foi adicionado o revestimento em tijolinhos próximo ao pilar que conhecemos na foto anterior, aproveitando sua estética. Junto à esta parede, vasos de plantinhas foram pendurados, em um jardim vertical gracioso para ilustrar o ambiente.

Antes: uma cozinha bagunçada

A aparência da cozinha em seu estado anterior era de muita desordem. Mal podemos perceber com clareza suas formas, visto o armário decadente e as superfícies escuras e cheias de coisas. Há também de se notar que os armários antigos pediam por reparação ou substituição. Uma cozinha que mesmo limpa aparentava estar suja e mal cuidada.

Depois: uma cozinha ampliada

Após a reforma, a cozinha foi ampliada e transformada até ficar irreconhecível. A antiga área que conhecemos na foto anterior, foi adaptada para área de serviço, que se separou da cozinha através de um extenso pano de vidro fosco. Desta forma, preservou-se a luminosidade natural e a sensação de amplitude. 

A reforma considerou novos revestimentos, com pisos cerâmicos frios e um forro de gesso com desenho de iluminação central. O armário apresentou superfícies mais lisas e claras, de fácil limpeza e grande praticidade. 

Depois: design em preto e branco

Agora enxergamos a cozinha de outro ponto de vista. Esta extremidade oposta apresenta a continuidade do armário e nos permite visualizar o jogo de cores em preto e branco, tendo um armário claro à esquerda e um escuro à direita. Ambos possuem a mesma estética, os mesmos puxadores, mas apresentam cores e funções distintas. E ao fundo, uma porta de vidro que acessa este ambiente.

Depois: leveza e claridade

Saindo da cozinha através da porta de vidro que conhecemos, chegamos à sala de jantar. Aqui o design nos remete diretamente a uma atmosfera muito clean, com inspiração oriental e poucos elementos, deixando que a protagonista do espaço seja a varanda que vimos logo no início. As luminárias seguem linhas retas e formas cúbicas bem definidas em tamanhos diferentes. 

Depois: um corredor iluminado

Seguindo pela porta ao fundo do ambiente anterior, encontramos o corredor que nos leva até os quartos. Aqui acrescentou-se uma luz única sobre as paredes brancas, um feixe moderno em uma nova forma de iluminar interiores. No piso, a madeira continua desde os espaços sociais até os espaços privados.

Depois: uma suíte diferente

O quarto e o banheiro foram criados em um único espaço. Uma estrutura foi criada para integrar os espaços através de vidro fosco, com um resultado muito interessante. Uma adição que permitiu um simples quarto tornar-se confortável suíte.

Na área do quarto, temos uma pintura branca que reflete a luminosidade natural que entra pelas janelas. Para oferecer conforto e acolhimento, o piso de madeira e a cama com roupa macia, completam o espaço. Além disso, a iluminação ao lado da cama oferece, à noite, uma atmosfera mais intimista, completada com um arranjo delicado de plantinhas.

Depois: um banheiro moderno para completar

O banheiro é o último ambiente deste apartamento que conhecemos, completo com revestimento escuro e uma iluminação que sai de trás do espelho. Desta perspectiva, percebemos que ao lado da parede de vidro que liga este ambiente ao quarto, uma banheira deliciosa impera. E completando o design, a bancada em linhas modernas recebe uma cuba retangular e torneira totalmente modernas. Ficamos completamente inspirados com essa moderna e racional reforma.

Que tal conhecer mais um projeto? Indicamos:

Um pequeno apartamento muito romântico!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista