Saiba como tornar a sua casa mais aconchegante e acolhedora!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

É suposto a nossa casa ser o nosso porto seguro e ser o sítio onde melhor nos sentimos – de outra maneira, não se chamaria casa mas sim outra coisa qualquer! No entanto, nem sempre isto acontece, especialmente quando acabámos de mudar de morada. Podemos encontrar algumas dificuldades em sentirmos o nosso cantinho como sendo realmente nosso, certo? Com certeza que há desse lado alguém que já se sentiu assim. A boa notícia é que, por vezes, este sentimento pode ser combatido com pequenas alterações ao nível da decoração, que darão todo um novo ar ao espaço, tornando-o mais aconchegante e acolhedor aos nossos olhos! Quer saber como fazer isto? Então fique connosco, porque para hoje a equipa da homify seleccionou especialmente para si e para este problema seis dicas que vão mudar tudo lá em casa! E não se preocupe, porque não terá que fazer obras nem grandes alterações. O importante mesmo é focar-se nos aspectos mais sonantes e deixar que o resto flua com as boas vibrações do resultado final! Vamos lá?

1. Use cores quentes

Na sala, no quarto, no corredor; nas paredes, no chão, no tecto; nos tecidos ou nos ornamentos decorativos - opte sempre (ou pelo menos na maior parte das vezes) por utilizar cores quentes como o vermelho, o laranja ou o amarelo, pois darão às divisões um ar mais confortável e familiar. Evite a utilização do branco puro para que não seja criado um ar demasiado clean - que rejeita o usufruto natural das coisas, por termos medo de sujar -, nomeadamente em sofás, cadeiras, poltronas ou tapetes. Nas paredes, caso prefira tons neutros e mais tradicionais, opte por beges ou então pinte apenas uma parede num tom mais quente, deixando o resto da divisão com o clássico branco sujo. Como pode ver pelo exemplo que lhe mostramos na imagem, há pequenos apontamentos em tons de amarelo que fazem com que toda a sala se torne mais aconchegante, mas há ainda que destacar a utilização de um tapete felpudo que imprime um conforto totalmente diferente à divisão!

2. Tenha mobiliário em madeira

Salas de jantar rústicas por homify

A madeira é uma das matérias-primas (se não A matéria-prima) que mais conforto oferece à sua casa sem que para isso necessite de grandes tratamentos. Aliás, muitas vezes, quanto mais rústica for a aparência de um móvel, mas bonito e acolhedor se transforma o espaço! Por isso mesmo, se a sua ideia é tornar a sua cozinha, a sua sala, o seu quarto ou até mesmo a casa de banho em divisões mais simpáticas e convidativas, opte por adquirir mobiliário feitos em madeira. Se quiser dar um verdadeiro toque charmoso, faça umas almofadas para as cadeiras, uns individuais para a mesa e combine-os com cortinas ou pequenos panos para as prateleiras ou tampos de móveis! Não começa logo a pensar numa casa idílica no campo? E como é que estas casas conseguem não ter ambientes acolhedores?

3. Não utilize lâmpadas fluorescentes

Sala de jantar em Lisboa: Salas de jantar modernas por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

Sala de jantar em Lisboa

LAVRADIO DESIGN

Quantas vezes já foi comprar lâmpadas e pegou nas mais baratas ou numa qualquer, tendo só em conta o casquilho? Pois bem, comprar lâmpadas pode não ser assim tão linear! Na verdade, a cor e temperatura escolhidas para iluminar a sua casa farão toda a diferença na hora de tornar os espaços mais ou menos acolhedores. Se quer dar um novo ambiente à sua casa, não descure o pormenor das lâmpadas! A mudança de luzes para temperaturas mais quentes vai fazer com que as divisões se tornem mais confortáveis e simpáticas, não causando aquele sentimento de incómodo que as mais frias podem causar. Mesmo na cozinha (e principalmente se tiver dentro desta uma zona de refeições), procure ter lâmpadas mais quentes, mais amareladas, e verá como de repente terá uma divisão mais acolhedora! Procure desobrir nas embalagens das lâmpadas aquelas que lhe podem proporcionar este tipo de luz.

4. Mobile a casa com algumas peças antigas

ANTIGO GRÉMIO - HOLIDAY HOUSE: Quartos campestres por maria inês home style
maria inês home style

ANTIGO GRÉMIO – HOLIDAY HOUSE

maria inês home style

Que o antigo é o novo novo não é novidade nenhuma: não há loja de móveis, por muito moderna que seja, que não tenha pelo menos uma peça com linhas mais antigas. E porquê? Porque há algo de confortável e acolhedor numa poltrona igual à que o nosso avô tinha no seu escritório ou num aparador semelhante ao que os seus pais tinham no corredor lá de casa. Olhar para estas peças e não nos sentirmos em casa ou não termos no coração aquela nostalgia de dias bem passados é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa! Portanto, a ideia aqui baseia-se em trazermos um pouco da nossa história familiar para dentro de casa através de mobiliário herdado ou adquirido em lojas de segunda mão. Porque recuperar estas peças é dar-lhes uma nova vida, ao mesmo tempo que elas nos dão uma nova perspectiva das coisas com a vida que nos trazem!

5. Jogue com diferentes texturas

Luz Charming Houses _ Boutique Hotel: Casas de banho campestres por SegmentoPonto4
SegmentoPonto4

Luz Charming Houses _ Boutique Hotel

SegmentoPonto4

Jogar com várias texturas implica quase de imediato tornar qualquer espaço num espaço mais informal. Claro que isto não se aplica a tudo, mas por norma acabamos por nos sentir mais confortáveis e à vontade em divisões que misturam várias texturas. Se uma dela for madeira então… é impossível não nos sentirmos bem! Se ainda assim tem algum receio em relação a esta nossa dica, experimente-a em espaço mais pequenos (como por exemplo uma casa de banho) ou então faça-o de um modo mais simples, focando essas texturas em elementos móveis (colchas, cortinados, tapetes, estofos, molduras, etc.).

6. Exponha em casa trabalhos manuais

E quanto mais tradicionais, melhor! Por exemplo, se é de alguma zona onde tipicamente se fazem cestos de vime, em palma ou em junco, por que não ter as suas revistas e jornais numa peça destas na sala? Ou se a sua mãe ou avó gosta de tricotar, por que não ter todos os vasos lá de casa vestidos a rigor? Trazer um pouco de manualidades e tradição à decoração da sua casa vai fazer com que esta respire simpatia, o que é praticamente equivalente a ser um espaço acolhedor. Lembranças que possa trazer das suas viagens também são muito bem vindas! É uma questão de gosto, de espaço e de algum investimento.

Já começou a sentir a diferença?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!