Cozinhas de madeira: 8 estilos diferentes

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

cozinha é uma das divisões mais importantes da nossa casa e projectá-la traz sempre alguma dor de cabeça. É uma área na qual procuramos espaço, funcionalidade e beleza. Afinal de contas, é lá que passamos uma considerável parte do nosso tempo quando estamos em casa seja a conviver, a preparar as refeições, a comer ou, no caso das crianças, a fazer os trabalhos de casa e a brincar. É, por isso, impreterível dotar esta área de conforto.

Escolher o estilo da nossa cozinha é, não raras as vezes, uma tarefa que nos deixa indecisos. Sentimos o apelo de uma cozinha mais tradicional e rústica, mas deixamo-nos embevecer pelas opções modernas. Adoramos o charme campestre, mas não nos sai da cabeça aquela ilha de cozinha de linhas vanguardistas. Identifica-se? Pois é. E depois de escolher um estilo, há que escolher os móveis e os materiais.

Por falar em materiais, hoje deixamos-lhe algumas sugestões de cozinhas em madeira. A madeira nunca passará de moda. Tem qualidade, é acessível, existe numa míriade de formas e de cores e coaduna-se a várias linguagens decorativas. Prova disso são as cozinhas que integram este livro de ideias que vão desde o clássico ao industrial. Veja-as com atenção.

1. Um estilo tradicional

Cozinhar é uma actividade prazerosa. Há muitas pessoas que encontram na culinária um escape e uma forma de relaxamento. Para além disso, quem não gosta de preparar com amor uns bons pitéus para a família ou os amigos?

Começamos o nosso livro de ideias com uma sugestão do gabinete Amarillo Interiorismo. É uma proposta tradicional e um estilo de cozinha que, de certa forma, nos recorda da cozinha da mãe ou da avó. Os móveis em madeira escura contrastam com o balcão revestido a tijolos mais claro e os electrodomésticos são plenos de modernidade e de praticidade. A madeira é, sem dúvida, a protagonista deste espaço.

Gostaria de ter esta cozinha ou escolheria uma opção mais leve? Temos mais sete opções para si.

2. Minimalista

O design minimalista caracteriza-se pelo seu aspecto simples e limpo com cores claras que ajudam a reforçar a pureza da imagem que transmite. Numa cozinha, é uma linguagem estética perfeita, no sentido em que ajuda a preservar a ordem em todos os espaços e a mantê-los mais limpos. Uma cozinha de madeira integral em pinho ou bétula será sempre uma opção elegante. Como toque final, combine a madeira com materiais lisos como o aço, o vidro, a cerâmica do piso ou com madeiras mais escuras.

A cozinha da imagem é uma proposta do atelier Lopez Duplan Arquitectos.

3. Industrial

Até as tendências mais modernas adaptam a madeira aos seus desenhos. As madeiras de cores escuras como o mogno ou a cereja integram-se perfeitamente na tendência industrial pela sua aparência sóbria. A cozinha da imagem, assinada pelos profissionais do estúdio P11 Arquitectos, faz uso de uma madeira avermelhada que lhe oferece elegância. Para este tipo de cozinhas, recomendamos o uso de bancadas em aço, granito ou noutras cores escuras.

4. Clássico

O estilo clássico realça a beleza da madeira. Neste estilo, os móveis têm um acabamento com relevo ou linhas mais orgânicas que oferecem elegância. Nas cozinhas clássicas, este tipo de portas em madeira levam um acabamento com uma cor neutra como o branco, o cinza ou o nude. Se quer manter o seu tom natural, procure combiná-la com vidro ou puxadores de ferro com formas curvilíneas com a da imagem.

5. Moderno

Nas cozinhas com um estilo moderno, o design privilegia superfícies lisas, com linhas rectas e poucos detalhes. Para além disso, a madeira mescla-se com outros materiais como o vidro, o aço, a cerâmica e o granito. As cozinhas modernas surgem em tipologias distintas, muitas vezes com estantes sem portas semi-abertas ou fechadas. Os móveis adquirem um novo significado e podem cumprir mais do que uma função, como este balcão que também assume o propósito de zona de refeições e separador de ambientes.

6. Vintage

Cozinhas campestres por NAKED Kitchens
NAKED Kitchens

The Glass House Kitchen

NAKED Kitchens

O estilo vintage cria ambientes acolhedores e familiares. Em relação ao estilo colonial, com o qual partilha algumas características, é um pouco mais informal. Porém, garante um toque revivalista na sua cozinha. Para as cozinhas integralmente decoradas neste estilo, não devemos descuidar a paleta cromática. Não importa se decidimos manter a cor natural da madeira como primária e secundária, mas devemos sempre usar cor. As cores que predominam no estilo vintage são o roxo, o amarelo, o azul, o laranja, ou as cores pantone para 2016, como o rosa quartz, o azul ou, ainda o menta. Não se esqueça de lhe acrescentar um toque natural e complementá-lo com detalhes em cerâmica.

7. Ecléctico

Cozinhas mediterrânicas por ジャストの家
ジャストの家

ダイニングキッチン – LDKにキッズスペースのあるプロヴァンススタイルの家

ジャストの家

O ecléctico é como uma salada. Os ambientes decorados com este estilo absorvem algumas características de todos os outros estilos, mantendo um fio condutor ou uma característica transversal a todos para que a harmonia não se perca por completo. Neste caso, a cozinha é uma combinação do estilo industrial nas paredes com iluminação moderna e móveis minimalistas em madeira branca.

8. Rural

Cozinhas campestres por ジャストの家
ジャストの家

キッチン収納 – LDKにキッズスペースのあるプロヴァンススタイルの家

ジャストの家

As cozinhas rurais são ideias para casas de campo. Têm uma atmosfera repousante que nos ajuda a desconectar completamente da cidade e sentirmo-nos parte da natureza. Neste tipo de cozinhas, a madeira não pode faltar. Um acabamento em decapê dá a ilusão de estar gasta.

Com qual destes estilos mais se identifica? Deixe-nos a sua opinião. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!