Intervenções de baixo custo para aumentar o valor da casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Com o passar dos anos, mesmo que sejamos cuidadosos, a nossa casa tende a desvalorizar-se. Isto acontece porque, naturalmente, as casas são usadas e desgastam-se e, para além disso, os estilos mudam.

Assim, a certo ponto, é necessário renovar alguns aspectos da casa para lhe devolver o vigor e o valor, especialmente se a pretender vender a curto-prazo.

Ao aumentar o valor percebido da sua moradia ou apartamento, maiores são as probabilidades de a vender com rapidez. Deixamos-lhe alguns conselhos nesse sentido.

1. Substitua portas e puxadores

Salas de estar modernas por IS AND REN STUDIOS LTD
IS AND REN STUDIOS LTD

OPEN PLAN LIVING, DINING AND KITCHEN

IS AND REN STUDIOS LTD

As portas e os puxadores são dos elementos mais negligenciados da casa. Isto ocorre porque, para além de pequenos arranjos, não temos por hábito percepcionar estes elementos em termos estéticos, mas apenas funcionais.

As portas são, porém, elementos sólidos, pelo que a substituição pode acontecer sem uma necessidade premente. Contudo, renová-las ou colocar-lhes novos puxadores – ou até vidro, se for o caso – aumenta o valor percebido e real da sua casa.

2. Substituir a porta de entrada

Corredores e halls de entrada  por 3deko

Qual é o cartão de visita de uma casa? Qual é o ponto da casa onde damos as boas-vindas aos nossos convidados? É, obviamente, a porta de entrada.  

Tal como mencionámos acima, também aqui pode ser necessário substituir a própria porta ou puxador. Embora as portas de entrada sejam mais robustas e, portanto, se desgastem mais lentamente, têm o mesmo problema das outras: com o tempo, as cores vão esmaecendo e o estilo torna-se obsoleto.

Sem ter que recorrer à compra de uma nova porta de entrada, uma boa ideia é pintá-la na totalidade. Esta é uma solução boa e de baixo custo que mudará a sua porta por completo.

3. Criar um pequeno closet

Ultimamente, os designados como walk-in closets são muito procurados, talvez por influência de revistas e blogues de moda e de decoração que nos mostram exemplos verdadeiramente de sonho. E em que é que consiste o walk-in closet? Trata-se de um quarto extra, possivelmente adjacente ao quarto, onde se monta um guarda-roupa aberto, mais funcional, cómodo e elegante. Em alguns casos, o espaço é pequeno, noutros é amplo e integra ainda sofás ou cómodas de apoio.

Investir na criação desta divisão, aumenta o valor da casa. Se dispuser do espaço, não precisa de gastar muito dinheiro para o decorar. Com um orçamento moderado, pode colocar prateleiras, zonas com gavetas e barras para os cabides. Como é natural, há opções mais sofisticadas e pessoas que preferem construir os armários por medida.

Inspire-se no exemplo da fotografia do gabinete Kiwi Design.

4. Aposte na iluminação

Salas de jantar modernas por URBANA 15
URBANA 15

Vivienda en Plaza Euskadi Nº9, Bilbao.

URBANA 15

Uma das características mais apreciadas numa casa é a luminosidade. Um espaço luminoso é, por definição, agradável e espaçoso.

Um bom agente imobiliário ir-lhe-á dizer que a iluminação é muito importante. Mesmo que a sua casa ou apartamento tenha grandes janelas, optimize a iluminação com pontos de luz directa ou indirecta em pontos estratégicos. Isto é necessário porque a luz natural, embora seja a melhor, não entra uniformemente nos espaços. Para superior essa lacuna, tome nota dos pontos menos brilhantes e use iluminação artificial adequada. O ambiente tornar-se-á, de imediato, mais quente e acolhedora e, então, mais rentável.

5. Casa de banho a brilhar

Casas de banho minimalistas por stefania eugeni
stefania eugeni

bagno ospiti

stefania eugeni

Há espaços da casa que devem estar irrepreensíveis, como a casa de banho. Se mantiver uma limpeza adequada, não precisa de intervir profundamente. Mas, lembre-se, que as áreas de serviço, designadamente a cozinha e a casa de banho, zonas de refeição e de higiene por excelência, devem manter-se limpas. Não precisa, pois, de refazer a casa de banho se esta não apresentar nenhum dano ou sinais evidentes de envelhecimento. Tem apenas de a manter fresca e organizada. Se receber a visita de um eventual comprador, lembre-se disto. Limpe a casa de banho, coloque toalhas lavadas e, por que não, um ambientador.

6. Faça o espaço parecer maior

Sala de jantar em Lisboa: Salas de jantar modernas por LAVRADIO DESIGN
LAVRADIO DESIGN

Sala de jantar em Lisboa

LAVRADIO DESIGN

Chegamos ao último conselho do nosso livro de ideias. Até agora, temos visto que as intervenções são subtis e não requerem um orçamento avultado. Porém, não raras são as vezes em que pequenos detalhes fazem a diferença.

O espaço é muito importante. Talvez seja este o principal argumento antes de comprar uma casa. É, por isso, crucial tentar transmitir amplitude. Um truque simples é a utilização de espelhos que enganam a nossa percepção e fazem as superfícies parecer maiores do que realmente são. Para obter um efeito semelhante, recomendamos também que pinte o espaço com cores neutras. Uma pintura nova, fresca e suave ajuda a definir melhor os espaços.

Vai pôr em prática alguma destas sugestões? Diga-nos qual ou quais!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!