Home Staging: design de interiores para apartamento T2 (V. N. de Gaia) | homify | homify Home Staging: design de interiores para apartamento T2 (V. N. de Gaia)
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3646:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Home Staging: design de interiores para apartamento T2 (V. N. de Gaia)

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
por PROJETARQ
Loading admin actions …

Antes de avançarmos, é oportuno explicar o que significa home staging. Traduzido à letra, home staging significa encenação de casa. A ideia é tornar uma casa mais sedutora para que esta atraia compradores ou arrendatários, destacando-se entre as demais. Imagine que tem um apartamento semi-mobilado para vender ou arrendar. No entanto, este apartamento não tem quaisquer objectos de decoração apelativos, pelo que os ambientes são frios e demasiado impessoais. Ora, um possível comprador ou arrendatário não se sentirá atraído pelo espaço e, mesmo que o visite, pode não conseguir imaginar o potencial do mesmo depois de decorado e cuidado. Sem que se tenha que gastar muito dinheiro, consegue-se, facilmente, valorizar uma divisão. Os pormenores de decoração como, por exemplo, as jarras com flores, as almofadas ou os candeeiros fazem toda a diferença nesse sentido.

Neste artigo, e para que consiga perceber melhor de que falamos, partilhamos consigo o projecto de home staging de um apartamento T2 em Vila Nova de Gaia. O apartamento foi todo remodelado pela equipa da Projetarq, mas faltavam-lhe os pormenores de decoração para potencializar o seu uso. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a arquitecta Karina Christofaro. Os profissionais quiseram enfatizar os pontos fortes do apartamento como os materiais nobres e a iluminação embutida já existente. Depois, com a adição estratégica de algumas peças, conseguiram fazer com que o apartamento se tornasse mais acolhedor para receber os hóspedes em pleno e proporcionar-lhes uma experiência de viagem inesquecível.

Venha ver este antes e depois!

1. Antes: sala de estar e sala de jantar integradas

ANTES - Salas Integradas por PROJETARQ
PROJETARQ

ANTES – Salas Integradas

PROJETARQ

A sala de estar e a sala de jantar já possuíam os móveis nucleares: o sofá de canto, a mesa de jantar e alguns móveis auxiliares como é o caso da mesa de centro. O ambiente já tinha, igualmente, cortinados e iluminação indirecta embutida na sanca. Era um espaço com potencial e com a base pronta, mas sem qualquer identidade ou vida. Faltava-lhe cor e, acima de tudo, detalhes que o tornassem convidativo.

Depois: sala de estar e sala de jantar integradas

DEPOIS - salas integradas por PROJETARQ
PROJETARQ

DEPOIS – salas integradas

PROJETARQ

O bege e o castanho compõem a base cromática desta sala de estilo clássico. Por essa razão, as cores escolhidas para alegrar o ambiente foram os azuis, os verdes e os tons rosa. Com vista a tornar o espaço mais acolhedor foram acrescentadas almofadas com estampados distintos, mas que se harmonizam entre eles, e mantas que já existiam e foram aproveitadas, tendo sido usadas de maneira diferente no sofá. As mantas, para além de decorativas, protegem o tecido do sofá e aquecem os hóspedes.

DEPOIS - salas integradas por PROJETARQ
PROJETARQ

DEPOIS – salas integradas

PROJETARQ

Os profissionais mantiveram a iluminação existente e complementaram-na com os candeeiros que vemos pousados sobre os móveis. Compraram-se, ainda, alguns objectos de decoração novos para preencher mais o espaço.

2. Antes: recanto da lareira e televisão

ANTES - Cantinho da tv e lareira por PROJETARQ
PROJETARQ

ANTES – Cantinho da tv e lareira

PROJETARQ

Ao móvel de televisão da sala de estar juntavam-se duas prateleiras e um nicho que, estando vazias, não tinham razão de ser. Na verdade, estes elementos davam um ar incompleto e algo desleixado ao ambiente. O chão é em granito, um material de alta qualidade e que aparece amiúde nas casas portuguesas, mas que é frio ao toque. Este recanto precisava de um tapete. Vamos ver como ficou.

Depois: recanto da lareira e televisão

DEPOIS - Cantinho da Tv e lareira por PROJETARQ
PROJETARQ

DEPOIS – Cantinho da Tv e lareira

PROJETARQ

Com a adição de pequenos objectos, conseguiu-se dar um propósito às prateleiras. Sobre elas, encontramos agora um quadro, um passe-partout, algumas revistas e bolas decorativas em madeira. O candeeiro do móvel de televisão trouxe luz e conforto para este cantinho que foi rematado com um tapete em lã.

3. Pormenores do móvel de televisão

DEPOIS - Pormenores da decoração da sala por PROJETARQ
PROJETARQ

DEPOIS – Pormenores da decoração da sala

PROJETARQ

Pormenores da decoração - Paspatur e letras por PROJETARQ
PROJETARQ

Pormenores da decoração – Paspatur e letras

PROJETARQ

Nas imagens acima, pode ver de forma mais aproximada os objectos de decoração escolhidos para embelezar o móvel de televisão, as prateleiras e o nicho. As palavras do quadro e a palavra ’dream’ talhada em madeira transmitem uma mensagem positiva aos hóspedes. O vaso com folhas perfumadas, a vela e o arranjo floral mantêm um cheirinho agradável no ambiente e convidam ao repouso e ao relaxamento. Para o passe-partout, escolheu-se uma imagem associada à natureza.

4. Antes: sala de jantar

ANTES - sala de jantar por PROJETARQ
PROJETARQ

ANTES – sala de jantar

PROJETARQ

A mesa de jantar em madeira surge ladeada por elegantes cadeiras em pele. Trata-se de uma mesa espaçosa que senta, pelo menos, seis pessoas. No entanto, faltava-lhe uma peça de decoração no centro que chamasse mais a atenção e trouxesse cor a este lado da sala.

Que solução terão os profissionais encontrado?

Depois: sala de jantar

DEPOIS - sala de jantar por PROJETARQ
PROJETARQ

DEPOIS – sala de jantar

PROJETARQ

Não há como as flores ou as plantas para dar cor a um espaço. Neste projecto, todos os arranjos escolhidos são artificiais. Trata-se de um apartamento que se destina a alojamento local, pelo que não seria prático ter plantas naturais que exigissem cuidado regular.

Antigamente, as plantas artificiais tinham, efectivamente, um ar demasiado artificial. Hoje em dia, já não é assim. Para esta mesa, em particular, escolheu-se uma delicada orquídea verde montada num pequeno vaso de vidro com folhas secas e perfumadas. O prato decorativo já existia e foi integrado na nova decoração.

5. Antes: hall de entrada

ANTES - Hall de entrada por PROJETARQ
PROJETARQ

ANTES – Hall de entrada

PROJETARQ

O hall de entrada é o cartão de visita de uma casa, pelo que não deve ser descurado do ponto de vista decorativo. No apartamento, já havia uma consola e espelhos na entrada, mas ainda não tinham sido colocados quaisquer pormenores de decoração para saudar os visitantes.

Depois: hall de entrada

DEPOIS - Hall de Entrada por PROJETARQ
PROJETARQ

DEPOIS – Hall de Entrada

PROJETARQ

Pormenores do Hall de entrada por PROJETARQ
PROJETARQ

Pormenores do Hall de entrada

PROJETARQ

O hall de entrada está agora completo. Para os hóspedes serem recebidos em pleno, colocaram-se objectos que, para além de bonitos, são, também, úteis. Logo depois da porta, surge um porta guarda-chuvas, já que no Porto há muitos dias de chuva. A consola foi decorada com uma orquídea vermelha, uma jarra de vidro para os visitantes colocarem as rolhas dos vinhos que experimentarem no Porto, uma vela com cheirinho a morango e um passe-partout onde se lê a mensagem: ’Bem-vindo ao Porto / Welcome to Porto!’ E assim se mantém a ideia que os portugueses são um povo hospitaleiro! 😚

6. Antes: cozinha

ANTES - Cozinha por PROJETARQ
PROJETARQ

ANTES – Cozinha

PROJETARQ

A cozinha do apartamento é muito bem equipada. Possui uma placa de indução, banca com água quente, frigorífico, forno eléctrico e microondas. Os hóspedes, se assim o entenderem, podem aqui fazer todas as refeições e não apenas o pequeno-almoço como acontece em algumas casas ou apartamentos destinados a alojamento turístico. Nesta divisão, o trabalho da Projetarq passou muito pelos pormenores.

Depois: cozinha

DEPOIS - Cozinha por PROJETARQ
PROJETARQ

DEPOIS – Cozinha

PROJETARQ

É aqui que os hóspedes podem começar o dia a desfrutar de um pequeno-almoço completo para que não lhes falte energia para explorar a cidade. A mesa tem espaço para quatro pessoas. Os armários são em MDF e, ao fundo, por detrás da porta de vidro, há uma área de serviço.

Não menos importante é a iluminação embutida a criar uma atmosfera acolhedora e familiar.

7. Antes: casa de banho

ANTES - casa de banho por PROJETARQ
PROJETARQ

ANTES – casa de banho

PROJETARQ

O apartamento tem duas casas de banho, sendo esta a mais completa. O espaço sobressai, de imediato, pelas superfícies em mármore e pelo amplo espelho a emprestar-lhe profundidade. A divisão tem duche, banheira, sanita, bidé e lavatório. Faltavam-lhe, apenas, os detalhes.

Depois: casa de banho

DEPOIS - casa de banho por PROJETARQ
PROJETARQ

DEPOIS – casa de banho

PROJETARQ

DEPOIS - Pormenor da casa de banho por PROJETARQ
PROJETARQ

DEPOIS – Pormenor da casa de banho

PROJETARQ

A casa de banho, como lhe dizíamos, não precisava de muito. O mármore é o protagonista do espaço – e que protagonista! No entanto, os novos detalhes deixaram-na ainda mais acolhedora. Colocaram-se toalhas nos suportes, um vaso com folhas para perfumar o ambiente e outro com uma planta suculenta e, por fim, uma vela a tornar a atmosfera mais intimista e romântica.

8. Antes: quarto de casal

ANTES - Dormitorio de casal por PROJETARQ
PROJETARQ

ANTES – Dormitorio de casal

PROJETARQ

O quarto de casal tinha já uma cama, duas mesas de cabeceira, quadros e candeeiros. Porém, a decoração estava desactualizada e a precisar de uma roupagem nova. O ambiente era umbroso e pouco aconchegante.

Depois: quarto de casal

DEPOIS - dormitório de casal por PROJETARQ
PROJETARQ

DEPOIS – dormitório de casal

PROJETARQ

A mera substituição da capa de edredão fez toda a diferença no quarto. A cama tem agora um edredão colorido e primaveril que a torna muito mais confortável. Os profissionais optaram por remover os candeeiros antigos e escolheram novos candeeiros com abajures de palha entrelaçada que geram um efeito de iluminação único que favorece uma boa noite de sono. O tabuleiro para cama permite aos hóspedes tomar o pequeno-almoço no quarto.

9. Antes: quarto com beliche

ANTES - Dormitorio de solteiro por PROJETARQ
PROJETARQ

ANTES – Dormitorio de solteiro

PROJETARQ

O apartamento tem um segundo quarto com um beliche que incorpora uma secretária. A mistura de cores e o próprio beliche tornam o espaço um pouco infantil, pelo que os profissionais tiveram que analisar a forma como o iriam intervencionar até chegar a uma boa solução. A ideia era conseguirem afastar-se da imagem infantil por ele veiculada.

DEPOIS - dormitório de solteiro por PROJETARQ
PROJETARQ

DEPOIS – dormitório de solteiro

PROJETARQ

DEPOIS - domitorio de solteiro por PROJETARQ
PROJETARQ

DEPOIS – domitorio de solteiro

PROJETARQ

Os têxteis de cama elevaram o quarto e tornaram-no mais cómodo. O padrão é o mesmo do edredão do quarto de casal, mas com um fundo verde que é mais apropriado para este quarto onde a cor já existia. As mudanças levadas a cabo passaram apenas pela adição de novos edredões, almofadas e objectos de decoração. Como vê, não é preciso muito para dar um novo élan a um ambiente.

Se gostou deste projecto, não deixe de entrar em contacto com a Projetarq para mais informações:

  • Morada: Edificio Eça Queiroz / 4400-328 – Vila Nova de Gaia, Portugal 
  • Contacto telefónico: +351 22 401 859 1
  • Site: www.projetarq.com

____________________________________________________________________________________________________

Recomendado: 6 segredos sobre home staging

Que grande diferença! De que divisão mais gostou? Conte-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!