Cottage garden: estilo de jardim natural – profissional de Cascais

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Projeto de jardim edílico em quinta - Cottage Garden, Maria Mayer | Interior & Landscape Design Maria Mayer | Interior & Landscape Design Jardins campestres
Loading admin actions …

Por esta altura já sabe bem que a vivência de uma casa não se confina aos limites das suas paredes. Cada vez mais o mundo lá fora ganha importância e a envolvência exterior das habitações se reveste de grande cuidado, seja num contexto natural ou urbano. É preciso promover a vida outdoor e escapar da prisão do betão sempre que possível!

Na maior parte das vezes, esse exterior passa pela existência de um jardim, mas quem tem o privilégio de poder contar com uma área ajardinada sabe que conseguir um efeito convincente e harmonioso não é nada fácil, seja por desconhecimento ou falta de tempo.

Passar à contratação de um profissional de jardinagem e/ou de um arquitecto paisagista, ou mesmo de um designer de jardins pode ser o passo que lhe falta para suprimir este problema. E por vezes a um preço bem inferior ao que imaginava, terá o jardim dos seus sonhos sem incorrer em gastos desnecessários e em escolhas inconvenientes.

Na homify temos profissionais qualificados na nobre arte do paisagismo e gostamos que os conheça. Hoje trazemos-lhe um trabalho da nossa designer de jardins MARIA MAYER | INTERIOR & LANDSCAPE DESIGN para lhe mostrar de forma bem visual o que um bom profissional pode fazer por si. Acompanhe-nos!

Cottage Garden

O Cottage Garden é um projecto mágico, que nos traz à memória um bucólico romance inglês da época vitoriana com a sua plantação densa e exuberante, plena de cores e cheiros. Este efeito foi extraordinariamente bem executado, tendo por base o estilo campestre da habitação e a envolvente verde, mas não esqueceu as raízes mediterrânicas ditadas pela mata de pinheiros mansos que a abraça.

Um espaço anódino e descaracterizado (que poderá apreciar no fim do artigo, para estabelecer as devidas diferenças) foi assim transformado num oásis de sensações, mantido de modo biológico e usando técnicas de permacultura (para quem não sabe, é uma filosofia que se centra em utilizar recursos locais e naturais, simulando os ecossistemas naturais para minimizar o impacto das actividades humanas no planeta). Este é um verdadeiro projecto de paisagismo no seu sentido mais puro!

O terraço

Do terraço, composto num estilo que funde o clássico com o mediterrânico e o rústico, a vista abarca todo o aprazível espaço ajardinado. A densa plantação ajuda a manter a privacidade do espaço e proporciona o contacto directo com uma natureza bastante trabalhada, mas ainda assim com um ar muito espontâneo. Repare como é harmoniosa a transição entre a área plantada e a mata autóctone que a rodeia, unindo perfeitamente a inspiração inglesa à genuinidade da paisagem mediterrânica.

A entrada

A estética e a harmonia de cores e texturas foram pontos bem planeados e muito bem considerados, mas a parte funcional nunca ficou esquecida. Este caminho singelo, composto por placas de cimento com pedras, leva à entrada da casa e está rodeado de plantas ornamentais, como rosas e ciprestes (que uma iluminação bem posicionada destacará na noite), mas também de hortelã, que partilha o seu aroma no ambiente e simultaneamente serve para guarnecer refeições.

A mistura de utilidade e lazer é uma constante neste tipo de jardins de inspiração Cottage Garden, unindo num só espaço a plantação de árvores de fruto e ervas aromáticas à plantação de flores ornamentais.

Abundante diversidade

Como já dissemos, além da beleza das formas e das cores, os aromas povoam o espaço, fazendo com que este jardim desperte sensações a cada passo. A grande diversidade de florações, com cores e aromas distintos, as plantas aromáticas, os morangueiros e os citrinos, atraem uma multidão de insectos polinizadores e de pássaros que dão mais vida e naturalidade.

Esta mistura não é nada aleatória, muito pelo contrário! Cada planta foi escolhida sabiamente para manter uma estética agradável, para fornecer uma cor, uma função ou um aroma específico a cada estação do ano, e em função da planta que a secunda no solo. É mais fácil de manter quando é bem planeado!

Atrair pássaros e flores

Esta é uma imagem deliciosa! A casinha para pássaros oferece abrigo aos amigos canoros, as flores atraem abelhas e borboletas e as gramíneas decorativas dão movimento e naturalidade ao conjunto. Não resistimos ao emoji 😍

Escolhas bem delineadas

Já o dissemos e aqui mostramos em detalhe algumas das escolhas de plantas, com a respectiva justificação para a sua inserção no conjunto.

Nesta imagem vemos a Salvia leucantha, escolhida pela sua floração prolongada que enche o jardim de cor por muito tempo.


A Buddleja davidii foi escolhida não só pela sua beleza rústica, mas principalmente por atrair insectos benéficos, em especial as borboletas.


A Rosa David Austin, Abraham Darby é uma rosa de cheiro, espalhando o seu maravilhoso aroma por todo o jardim.


A Rosa David Austin, Munstead Wood e a Salvia elegans que vê atrás foram escolhidas pelas suas cores vibrantes.

A Rosa The Fairy empresta a sua delicadeza exuberante e resistente para fazer bordaduras de canteiros perfeitas.


Antes

Despedimo-nos deste projecto com uma imagem do espaço do Cottage Garden antes de o ser.

O espaço não era nada feio, é importante referi-lo, mas depois não ficou apenas bonitinho: ficou perfeito!

Se quer um jardim como este não hesite em contactar a empresa pelo telemóvel 917385054 ou no site www.mariamayer.pt.

Gosta de jardinagem? Então atente nas nossas dicas lendo o artigo ’10 ideias para facilitar a manutenção do seu jardim’.

É com um jardim assim que sonha, ou o seu estilo é outro?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista