Cama com dossel: 20 modelos encantadores para decorar o quarto

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Home Decor J|B, Carolina Fagundes - Arquitetura e Interiores Carolina Fagundes - Arquitetura e Interiores Quartos pequenos
Loading admin actions …

Assim como acontece na moda, as tendências de arquitetura e design de interiores vão e voltam a cada ano ou a cada década, mas de forma repaginada. Assim, há sempre lindas novidades disponíveis nas vitrines das lojas de decoração, todas integradas ao momento atual, porém, com referências no passado. É dessa forma que a cama com dossel voltou a ser tendência nos projetos de interiores dos mais variados estilos.

Então, se estiver em busca de inspirações para decorar quarto adulto ou infantil, aproveite para saber mais sobre os modelos de cama com dossel e veja lindas composições de ambientes com esse elemento sugeridas pelos profissionais cadastrados na homify. Aproveite para conhecer o trabalho destes especilistas e até, quem sabe, chame-os para transformar a sua casa.

O que é dossel?

De acordo com os registros históricos, a cama com dossel surgiu na Idade Média, quando as pessoas começaram a mobiliar quartos com camas para criar aposentos mais privados. O dossel é uma armação que era colocada sobre a cama, apoiada nas quatro extremidades e que servia de suporte para algum revestimento cortinado de seda ou outros tecidos.

Esse modelo começou a ser usado principalmente na Europa por causa do frio, na intenção de criar mais uma camada protetora contra as baixas temperaturas e também para proteger contra a umidade e os insetos. Era, na época, o mosquiteiro da atualidade que, embora tenha sido mais comum até a década de 1990, ainda é bastante utilizado, tanto em camas de adultos quanto nas infantis.

Outro nome para o dossel é o baldaquino, caracterizado por uma estrutura cortinada mais grossa que era possível fechar para isolar a cama do resto do quarto e proteger ainda melhor contra o frio e os insetos.

Mesmo depois de tantos anos, os modelos de cama com dossel ainda são muito desejados, em especial por quem aprecia o estilo de decoração clássico, rico em detalhes rebuscados. Essas camas antigas remetem à nobreza e às histórias de princesas.

Isso porque, de fato, as camas com dossel faziam parte das diferenças na hierarquia social. Os móveis dos ricos eram parte da arquitetura, então os dosséis ganhavam adornos como esculturas esculpidas na madeira da cama, bem como painéis decorativos, detalhes em ouro e tapeçaria suntuosa. 

Aonde comprar e como decorar quartos usando cama com dossel?

Atualmente, os modelos de cama com dossel foram repaginados, ganhando características mais modernas para se encaixarem em todos os estilos de decoração. As estruturas de dossel costumam ser feitas de ferro, metal ou madeira, de acordo com o design escolhido e estilo a ser aplicado no ambiente.

Para ter uma cama como essa, que caiba exatamente no seu cômodo, a melhor opção é contratar o serviço de um bom marceneiro ou então de uma fábrica de móveis que também trabalhe com ferro. Certamente, uma cama sob medida é uma opção que vai durar por mais tempo, além da vantagem de ser feita com todos os detalhes desejados e para ocupar o espaço adequado no quarto.

Na hora de pensar na decoração, se tiver dúvidas para combinar os demais móveis e objetos decorativos com a cama, não hesite em contar com o apoio de um arquiteto de interiores. Já que vai apostar em uma cama com dossel, o investimento será muito mais certeiro se o ambiente for projetado por um profissional que irá orientar sobre estilos, cores e modelos, pensando não apenas na estética, mas também na funcionalidade dos elementos.

Então, se você gosta bastante desse modelo de cama, certamente vai encontrar uma inspiração ao seu gosto nas imagens que vai ver a seguir. 

1. Modelo de cama de madeira infantil com dossel

Você vai ver, no decorrer das imagens, que boa parte delas é feita para quartos infantis e de bebê, justamente por remeter a essa atmosfera lúdica que as crianças tanto gostam – e os papais também. Nesse quarto de menina, a cama com dossel tem uma estrutura de madeira branca e recebeu um cortinado bem leve com amarrações laterais. 

2. Cama infantil com dossel estilo cabana

Nesse outro modelo para quarto infantil, a estrutura do dossel lembra uma cabana. Esse modelo é bem fácil de adaptar tanto para quartos de menina e quanto de menino. Veja que lindo fica o efeito com fio de luz em volta da estrutura. 

3. Cama com dossel de teto

Esse é um dos modelos de cama com dossel para quarto adulto bem moderno. Note que não existe uma estrutura acoplada à cama, mas sim, um cortinado embutido na sanca do teto, deixando o visual mais leve, muito sofisticado e acolhedor. 

4. Dossel para berço em quarto estilo clássico

Esse maravilhoso quarto de bebê em estilo clássico foi criado para participar de uma das edições da Mostra Casa Cor. Todo delicado, ele conta com características do estilo clássico de decoração, como os móveis esculpidos, detalhes dourados, capitonê nos estofados e, claro, um berço com mosqueteiro estilo dossel. 

5. Cama infantil com cabeceira de dossel

Esse modelo é semelhante ao anterior quanto à estrutura do dossel que fica preso com uma coroa apenas na cabeceira da cama – por isso, é chamado de dossel de parede. O detalhe das luzes coloridas ficou um charme para esse quarto de menina lúdico.  

6. Cama de casal com dossel metálico

Nesse quarto elaborado para um hotel é possível ver como a cama com dossel pode ficar moderna e cheia de personalidade. Foi feito um dossel com estrutura metálica preta, valorizado com uma iluminação intimista. Repare que nem é preciso usar o cortinado, caso prefira somente a estrutura.

7. Cortinado em suíte romântica

Não há dúvidas de que um cortinado de tecido bem leve sobre a cama deixa qualquer quarto de casal mais romântico. Nesse modelo, a estrutura de dossel não está ligada à cama, somente na parede da cabeceira e no teto. Fica lindo em quartos de estilo mediterrâneo e escandinavo.

8. Modelos de cama infantil com dossel

Em um quarto bem colorido, uma linda cama com dossel toda branquinha deixa o resultado muito charmoso e divertido para os pequenos.  

9. Cama de casal com dossel e tela

Outra ideia para um dossel bem moderno, com uma pegada do estilo industrial, é instalar uma tela na parte superior da estrutura onde podem ser apoiados fios de luz.   

10. Modelo de cama de madeira com dossel

Essa cama de cubo com dossel é para quem gosta de dormir se sentindo bem protegido. A estrutura é feita de madeira e note que tem um painel na cabeceira e outro sobre o dossel, deixando bem intimista e moderno. 

11. Quarto clássico com dossel metálico

Uma cama com dossel toda preta deixa o quarto cheio de classe, principalmente quando compõe um quarto em estilo clássico como esse.  

12. Cama com mosquiteiro de teto casal

Para aproveitar a estrutura do dossel, uma boa ideia é instalar um mosquiteiro que fica sobre a cama durante a noite e impede a entrada dos insetos com eficiência.  

13. Cama com dossel modernista

Linhas simples, ângulos retos, cores neutras, porém tudo com muito charme, elegância e conforto. O dossel recebeu tecidos bem leves para manter a atmosfera acolhedora.  

14. Cama com dossel para casa de campo

Até mesmo quando quer fazer uma decoração campestre mais simples, o dossel pode fazer parte do projeto com uma estrutura de madeira e elementos naturais. Fica muito charmoso.  

15. Cama com dossel para casa de praia

Assim como na casa de campo, o quarto da casa de praia precisa transmitir muita leveza e tranquilidade, então, mais uma vez a estrutura simples do dossel é o suficiente. Acompanhada de um cortinado bem leve com transparência, ela é puro charme, principalmente quando está em um quarto com varanda que permite apreciar a vista do mar ainda na cama pelas manhãs.  

16. Cama infantil com dossel colorido

Dá para imaginar o encanto da dona desse quarto quando viu um dossel rosa com luzes coloridas para a sua cama nova. É um modelo bem diferente para quem deseja criar um ambiente lúdico.  

17. Quarto delicado com dossel e luzes

Já se a ideia for criar um ambiente mais delicado, a estrutura do dossel pode ser bem fina e receber fios de luzes junto com um mosqueteiro ou cortinado de voil.  

18. Dossel de parede para berço

Nesse quarto de bebê, o dossel é traduzido na forma de uma coroa de flores fixada na parede que serve de estrutura para o mosquiteiro.  

19. Quarto infantil com anjos

Outra forma de se inspirar no dossel para pendurar o mosqueteiro no quarto de bebê é utilizar anjos no teto percorrendo a cama.    

20. Modelos de cama estilo casinha para crianças

Por fim, mais um modelo de quarto infantil com o dossel em estilo de casinha. Serve tanto para os bebês quanto para acompanhar o crescimento da criança até os 5 ou 6 anos de idade. Mesmo quando não quiser usar o mosqueteiro, a estrutura lúdica (típica dos quartos montessorianos) continua sendo interessante para usar luzes ou transformar em um mural.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista