6 sugestões geniais para transformar o seu terraço!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Se o seu terraço já perdeu o esplendor dos primeiros dias e já não é um local agradável para si, então chegou o momento de o renovar. As temperaturas primaveris fazem-nos querer abrir a porta de casa e passar mais tempo ao ar livre a aproveitar os primeiros raios de sol do ano.

E como transformar o terraço? Tudo depende do pressuposto com o qual conta, com a intenção utilitária e com o estilo de vida que leva. O terraço deve, porém, ir ao encontro do estilo de sua casa para que a transição entre o ambiente interior e ambiente exterior seja subtil. Algumas das ideias deste artigo também se aplicam a varandas, alpendres e pátios.

Neste livro de ideias, deixamos-lhe seis sugestões que, esperamos, o ajudem a tomar a iniciativa.

1. Instale uma pérgola ou cobertura

Quase não utiliza o seu terraço porque nele incide demasiado sol durante o dia? Então, considere a colocação de uma pérgola para que o seu terraço fique total ou parcialmente protegido da inclemência do sol de Verão. Para além da componente prática que lhes está inerente, as pérgolas – ou coberturas – são um elemento estético interessante.

Se a estrutura da sua casa o permitir, construa uma cobertura mais sólida. Caso o terraço se localize no segundo andar, antes de fazer a construção, fale com um profissional para o orientar e definir o tipo de cobertura mais conveniente e leve.

2. Renove o piso

Casas mediterrânicas por homify

Se nunca gostou do piso do seu terraço ou se ele perdeu o brilho devido aos efeitos naturais do tempo, substitua-o. Hoje em dia, existe no mercado uma ampla gama de soluções no que ao material diz respeito. 

Vamos deixar-lhe três sugestões:

Começamos pelo cimento, ao qual pode dar um acabamento polido ou, por outro lado, com cascalho fino para adicionar mais textura. Também é uma opção pintar com uma tinta especial. Se deseja algo rústico, mas mais elegante, opte por ladrilhos com padrões geométricos e coloridos. Com a ajuda do cimento, pode construir caixas cerâmicas que serão, por certo, as protagonistas do conjunto. Se o espaço assim permitir, tem sempre a maravilhosa madeira como opção. A madeira é sempre um bom e versátil revestimento. Pode dar-lhe um acabamento brilhante ou deixá-la mate e, ainda, pintá-la de outra cor. Você decide.

3. Adicione canteiros

Terraços  por Stúdio Márcio Verza
Stúdio Márcio Verza

Terraço | Varanda

Stúdio Márcio Verza

Uma sugestão simples. É uma forma fácil de dar uma lufada de ar fresco ao seu terraço. Escolha bonitos canteiros e plante arbustos, árvores fruteiras, plantas com ou sem flores ou uma pequena horta de ervas aromáticas. Construa-os em diferentes tamanhos e alturas e inclua bancos para que possa desfrutar da sombra das árvores e mobiliário como uma mesa onde possa tomar o pequeno-almoço.

Não se esqueça de colocar caminhos de pedra e luzes que ambientem o jardim, assim como sistemas de rega automáticos para o ajudar na manutenção.

4. Água! Sim, água no seu terraço!

Espaços comerciais  por Aralia
Aralia

Knightsbridge Roof Terrace – Aralia Garden Design

Aralia

Nos dias quentes de Verão, a existência de água é essencial. O som da água a correr, a frescura que traz aos espaços e a possibilidade de ter plantas aquáticas ou semi-aquáticas são algumas das vantagens que a água oferece. Deve, porém, manter a água limpa para que o efeito de arrefecimento funcionar e para evitar a visita indesejada dos insectos.

Outro benefício de ter uma fonte em casa é o facto de a água fazer o pátio parecer maior. A água actua como um espelho e ao reflectir o céu ou as árvores, multiplica a paisagem. Para obter máxima reflexão, use um material escuro para o fundo da fonte. Se instalar um sistema de iluminação por baixo de água, durante a noite terá um espectáculo com diferentes cores e formas.

Por fim, desfrutará do som relaxante da água que constitui um escape para quem vive numa zona ruidosa. Desta forma, terá em sua casa um lugar mágico onde pode conviver com a natureza. Para enfatizar o efeito terapêutico, plante flores perfumadas que florescem durante a noite.

Depois de ler todas estas razões, ainda tem dúvidas sobre se vai ou não instalar uma fonte ou uma pequena cascata ou caminho de água no seu terraço?

5. Use guarda-sóis

Num espaço mais exíguo, por uma questão de preferência ou por motivos práticos, pode substituir a pérgola ou cobertura por um guarda-sol. Procure numa loja especializada. Encontrá-los-á em todas as cores, tipos de tela, formas e tamanhos. O da imagem, um projecto do gabinete Hansi Arquitectura, é deveras elegante. Compre uma mesa e cadeiras para poder desfrutar do conjunto nos dias de sol.

6. Transforme com arte e boa iluminação

A arte renova-nos, inspira-nos, transporta-nos para outros lugares e eleva o nosso espírito. No caso da imagem, a escultura traz uma sensação zen ao espaço e é complementada e valorizada com pelas luminárias e flores com os seus aromas vívidos e penetrantes.

Pode fazer a sua própria escultura ou até trazer ornamentos étnicos das suas viagens para mais tarde recordar. Se quiser dar um aspecto natural à sua escultura, pode fazer crescer musgo. Para tal, use esta mistura “mágica”: misture um ou dois bocados desta bonita planta com duas xícaras de água e ½ colher de chá de açúcar ou de xarope de milho. Com um pincel, espalhe esta mistura sobre as pedras ou a madeira e verá como, num par de semanas, elas estarão cobertas por musgo. Se demorar a crescer, humedeça-a ou pincele-a novamente.

Tem um terraço em casa? Vai pôr em prática alguma destas ideias? Se o fizer, não se esqueça de partilhar connosco o resultado!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!