Estudo arquitectónico de moradia unifamiliar contemporânea (Vila do Conde)

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Estudo - NCVM - Moradia unifamiliar de linhas contemporâneas, Arqvoid - Arquitetura e Serviços, Lda. Arqvoid - Arquitetura e Serviços, Lda.
Loading admin actions …

Quando se pretende construir uma casa, o primeiro passo deve ser contratar um arquitecto. Este é o único profissional habilitado para fazer projectos de arquitectura e o que, com engenho e criatividade, pode ajudá-lo a ver para além do imediato, imaginando diferentes soluções para projectar com eficácia e dentro do orçamento idealizado. Vale sempre lembrar que uma casa bem projectada é uma casa que, a prazo, leva a que se poupe em água, electricidade, gás, entre outros custos de manutenção.

Projectar uma casa é um processo complexo que percorre fases distintas. Numa etapa inicial, faz-se um estudo prévio que consiste num plano geral do projecto, em algumas simulações e numa estimativa orçamental muito básica. Os primeiros esquissos serão, mais tarde, concretizados em planos e renders que permitirão aos clientes ter uma ideia muito concreta e realista em relação ao resultado.

Hoje, trazemos-lhe o estudo arquitectónico de uma moradia unifamiliar contemporânea. O trabalho é do gabinete vila-condense Arqvoid – Arquitetura e Serviços Lda.. A Arqvoid procura potencializar vidas e negócios por via de uma arquitectura ambientalmente consciente.

Venha conhecer este projecto.

1. Planta R/C

Por norma, os projectos que lhe apresentamos aqui na homify estão já concluídos ou são renderizados. Estes últimos, com a tecnologia que há hoje à disposição, são perfeccionistas ao ponto de nem sempre ser fácil perceber se são imagens geradas em computador ou reais. No entanto, é interessante ver onde tudo começa e é por isso que lhe trazemos este estudo preliminar.

Trata-se de uma moradia unifamiliar de linhas contemporâneas projectada para um ambiente completamente rural num lote com cerca de 1200 m² – uma área deveras generosa que permite uma construção isolada. O cliente pretendia um imóvel funcional que interagisse com o jardim que envolve todo o edifício e que chega a penetrar o mesmo, designadamente no hall de entrada.

Outro requisito era ter uma entrada para estacionar o carro sem que existisse a necessidade de entrar no lote, mas que, ao mesmo tempo, não se tornasse num estacionamento público. Os arquitectos conseguiram resolver esta exigência com a adição de um portão semicircular que funciona de forma a permitir estacionar o carro dentro do seu raio de deslocação circular, isto é, o movimento do portão permite fechar esta zona de estacionamento em relação ao exterior e abri-la para o interior e, também, o contrário: fechá-la para o interior e abri-la para o exterior.

Este elemento semicircular reflecte-se no edifício onde uma superfície curva revestida a pedra define a zona da entrada.

No que diz respeito à planta da casa, no rés-do-chão, destacamos o facto de todos os espaços se abrirem para o jardim que é, de resto, um elemento organizador neste projecto.

2. Primeiro andar

O rés-do-chão está reservado ao núcleo social da casa. É nele que encontramos o hall de entrada, a garagem, a sala de estar, a sala de jantar, a cozinha e, ainda, o escritório. O piso superior, por sua vez, acomoda três quartos com áreas bastante generosas, todos eles com varanda privativa. As varandas debruçam-se sobre o jardim e não existe comunicação visual entre elas. O esboço permite-nos, além do mais, perceber que a escada beneficia do pé-direito duplo da entrada.

3. Planta da cobertura

O jogo de volumes originado pelo posicionamento dos quartos possibilita algum controlo solar nas janelas de alguns espaços do rés-do-chão. A planta da cobertura dá-nos conta do cruzamento entre linhas rectas e curvas. Este factor dinâmico que as linhas curvas emprestam à construção é resumido na expressão arquitectura líquida. As curvas atenuam o impacto austero dos elementos rectos e levam a que o edifícios interajam harmoniosamente com o que os rodeia.


4. Perspectiva geral

Terminamos com uma perspectiva geral. Sendo o ambiente rural, pretende-se que a moradia, para além de dar resposta aos interesses e ambições do futuro proprietário, se integre na paisagem e se assuma como um elemento positivo no ambiente construído.

Para alcançar a Arqvoid, anote os seguintes contactos:

  • Morada: Rua da Junqueira n.º 62  / 4480 – 156 Azurara
  • Telemóvel: +351 96 532 7376
  • E-mail: geral@arqvoid.com


Estamos ansiosos por ver o resultado deste projecto! De que detalhe mais gostou?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista