Quadros para quarto: uma forma barata e eficaz de valorizar a decoração! Quadros para quarto: uma forma simples, barata e eficaz de valorizar a

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Quadros para quarto: uma forma barata e eficaz de valorizar a decoração!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Residential Building in Lisbon: Quartos  por Lagom studio,Escandinavo
Loading admin actions …

O objectivo primevo da utilização de quadros na decoração passa, sobretudo, pela criação de ambientes personalizados e com mais vida. A cor, as formas e as dimensões destes elementos podem transformar por completo a atmosfera dos nossos espaços, havendo ainda a vantagem de serem práticos, fáceis de manusear, de limpar e de substituir. Consegue imaginar um quarto ou uma sala de estar com as paredes totalmente despidas? Provavelmente, não. Fica a faltar-lhes alguma coisa!

O desafio no que toca à utilização de quadros na decoração passa sempre pela escolha das imagens e por determinar a forma correcta de as fazer conviver. O posicionamento, o tamanho, o local de instalação e até o estilo de moldura – ou ausência da mesma – são decisões importantes. Hoje em dia, encontra, nas mas variadas lojas, uma miríade de quadros e de imagens que se compram e colocam, posteriormente, dentro das molduras. Não será, por isso, difícil eleger os que melhor se adequam ao seu quarto ou a qualquer outra divisão.

O processo de escolha e de instalação pode parecer simples e rápido, mas, em boa verdade, leva o seu tempo e deve-se, inclusive, fazer um estudo prévio em relação a como fazer uma composição com os quadros: o equilíbrio é fundamental, pelo que se deve evitar a todo o custo a saturação visual ou o seu contrário.

Hoje, deixamos-lhe algumas dicas sobre como escolher quadros para o quarto e onde os deve posicionar e partilhamos consigo alguns projectos de decoradores e de designers de interiores portugueses para demonstrar como é importante ter orientação profissional para que tudo saia perfeito. 

Ora tome nota.

1. Porquê usar quadros nas paredes do quarto?

O Quarto do Rodrigo e da Sofia: Quartos  por Homestories,Escandinavo
Homestories

O Quarto do Rodrigo e da Sofia

Homestories

Depois de se debruçar sobre os elementos principais do quarto – a cama, o roupeiro e, porventura, a cómoda -, chega a hora de cuidar dos detalhes. São estes últimos que fazem realmente toda a diferença no sentido de personalizar e de valorizar a decoração. Os quadros são excelentes aliados para o efeito. Estão-lhes inerentes várias vantagens, de entre as quais destacaríamos três que consideramos essenciais:

Preço: sendo certo que há quadros e telas caros, também não é menos verdade que se encontram soluções muito acessíveis nas lojas de decoração mais conhecidas. Quem tiver jeito para fotografar e/ou para trabalhar com Photoshop pode até criar o próprio conteúdo para as molduras. É uma forma de decoração acessível a todos.

Versatilidade: os quadros podem ser incorporados em todas as divisões da casa, sem excepção. Há até quem vá trocando os quadros entre divisões para ir mudando um pouco a decoração sem ter que gastar dinheiro.

Carácter: os quadros que escolhemos simbolizam o nosso gosto pessoal. Podem ser imagens que nos inspirem, ter frases divertidas ou que nos pareçam um bom lema de vida, fotografias que queremos ter sempre por perto, e assim por diante. São os quadros e os pormenores de decoração que realmente elevam os espaços e contam um bocadinho sobre quem os habita.

2. Como decorar um quarto com quadros? O que considerar ao escolher os quadros?

Vista geral do quarto principal: Quartos  por Arkstudio,Escandinavo
Arkstudio

Vista geral do quarto principal

Arkstudio

Os quadros compõem os espaços, criam um ponto focal nos mesmos e tornam os ambientes mais acolhedores e apelativos. Tirar algum tempo para encontrar os quadros certos vale, por isso, a pena. Apesar de não haver uma regra de ouro no que toca à escolha dos quadros para o quarto, há linhas orientadoras que deve considerar:

Escolha aquilo com que se identifica: favoreça quadros com os quais se identifique e que lhe despertem sensações positivas. Num quarto, esta ideia é particularmente importante. Não é agradável estar na cama a olhar para um quadro com uma imagem agressiva, com uma carga emocional forte ou que o agite de alguma forma. O ideal são imagens que promovam o descanso e o relaxamento.

Tenha em conta as proporções: por norma, os quadros devem ser colocados a mais ou menos 1.60 m de altura, de forma a que todas as pessoas os possam ver sem impedimentos. De qualquer forma, confie na sua intuição ou, como acontece na maioria dos casos, utilize outros elementos decorativos – móveis, por exemplo – como referência de organização. Uma boa opção é ver as medidas dos quadros on-line (ou em loja) e marcar na parede, com lápis ou fita-cola, o espaço que eles vão ocupar. Assim, consegue ter uma ideia mais realista em relação ao resultado. Se os quadros forem colocados sobre a cama ou a cómoda não devem exceder a largura das mesmas. Além do mais, deve-se deixar cerca de 15cm entre o limite do móvel e o quadro.

Considere o estilo do espaço: a opção mais segura é escolher quadros que complementem o estilo do quarto e dos móveis e demais elementos de decoração que já nele existem. É, também, possível optar por quadros que contrastem – até mesmo entre eles, por exemplo ao nível dos materiais das molduras -, mas, ainda assim, não devem surgir totalmente desfasados do contexto em que se inserem.

Apartamento Paço de Arcos: Quartos  por DV Arquitecto,Moderno
DV Arquitecto

Apartamento Paço de Arcos

DV Arquitecto

Pense bem nas cores: nem sempre se quer arriscar no uso de umas cores arrojadas nas paredes, mas podem-se introduzir essas cores através dos quadros. No entanto, sugerimos que escolha quadros que tenham tonalidades já presentes no espaço. Assim, torna o conjunto visualmente mais coeso e sofisticado. Note-se que peças do mesmo artista podem ter cores diferentes, mas ser coesas em termos de estilo. Para o quarto, os tons claros tendem a ser privilegiados por transmitirem serenidade.

Pode apoiar-se num tema: se não sabe bem que imagens misturar, pode sempre arranjar um tema. Nos sites que comercializam estes elementos decorativos, os quadros estão organizados por temas (e em alguns, até por divisões), o que torna muito mais fácil a sua pesquisa e decisão.

Tire ideias: aqui na homify, temos uma vasta galeria dedicada apenas a quartos de onde pode tirar ideias sobre que tipo de quadros escolher e como posicioná-los sobre a cama.

3. Como fazer uma composição com quadros?

House by River side: Quartos  por Matos Architects,Moderno Madeira maciça Multicolor
Matos Architects

House by River side

Matos Architects

Já deixámos algumas sugestões em relação a este tópico. Uma composição de quadros decorativos bem conseguida passará sempre por tirar atentamente as medidas e por ter os móveis como ponto de referência. Se acha demasiado complicado ser você mesmo a criar uma composição de imagens nas paredes do seu quarto, pode optar por adquirir uma composição já feita. Neste caso, o seu único papel é a instalação dos quadros e, caso pretenda, a substituição das imagens originais por outras que lhe digam mais. Outra maneira de facilitar o processo e de jogar pelo seguro é dispor os quadros de forma simétrica – à semelhança do que se vê na imagem – e não assimétrica. Visualmente, torna o ambiente muito clean.

5. Quadros com frases

Residential Building in Lisbon: Quartos  por Lagom studio,Escandinavo Betão
Lagom studio

Residential Building in Lisbon

Lagom studio

As frases nestes quadros dizem-nos para fazermos o que amamos e para amarmos o que fazemos. Nós concordamos e estamos em crer que emoldurar frases que nos divirtam, motivem ou que nos digam alguma coisa, de uma forma ou de outra, é uma ideia simples e que resulta bastante bem. Se não se identificar com as frases dos quadros que se encontram em lojas – que se repetem com alguma frequência – pode sempre criar o seu próprio quadro com uma frase de que goste. Procure-a num livro, num poema ou no refrão de uma música.

6. Quadros sobre prateleiras

Projeto 3D - Apartamento Montijo: Quartos  por Ana Andrade - Design de Interiores,Moderno
Ana Andrade – Design de Interiores

Projeto 3D – Apartamento Montijo

Ana Andrade - Design de Interiores

Não faltam formas de dispor os seus quadros preferidos no quarto. Em vez de os suspender na parede, pode optar por colocá-los sobre uma prateleira própria para molduras. Estas prateleiras são finas e têm um friso na parte da frente para impedir que os quadros caiam, o que as torna mais seguras. Na IKEA, encontra este tipo de prateleiras (em preto, branco, na cor da madeira e até transparentes) a partir dos 5€ por unidade.

7. Telas decorativas

MORADIA ALENTEJO: Quartos  por Artica by CSS,Moderno
Artica by CSS

MORADIA ALENTEJO

Artica by CSS

Camões - Home decor: Quartos  por Home Staging Factory,Eclético
Home Staging Factory

Camões – Home decor

Home Staging Factory

Por vezes, não são precisos muitos quadros para criar um ponto focal no quadro. Uma tela é suficiente para o efeito, independentemente do tamanho. Prova disso são as duas telas que encontramos nos quartos das imagens acima. Quando olhamos para eles, as telas são os elementos que mais se destacam. Se é um apaixonado por arte e é um investimento que lhe faz sentido, visite uma galeria e compre uma tela para tornar o seu quarto ainda mais especial.

8. Quadros sobre a cómoda

Apartamento Lisboa : Quartos  por Espaço Mínimo ,Escandinavo
Espaço Mínimo

Apartamento Lisboa

Espaço Mínimo

Apartamento - Parque das Nações: Quartos  por MUDA Home Design,Escandinavo
MUDA Home Design

Apartamento – Parque das Nações

MUDA Home Design

Em vez de um espelho – e se este não lhe fizer falta -, pode aproveitar a superfície sobre a cómoda para suspender alguns quadros ou molduras com fotografias da sua família. No caso das fotografias, sugerimos as que são em preto e branco. Têm um ar mais elegante e clássico. Considere, porém, a colocação de candeeiros ou jarras para não taparem ou ofuscarem os quadros por si escolhidos.

Quarto casal - vivenda em S. Mamede - Projeto de interiores Shi Studio - Matosinhos, Porto: Quartos  por SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design,Escandinavo
SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design

Quarto casal – vivenda em S. Mamede – Projeto de interiores Shi Studio – Matosinhos, Porto

SHI Studio, Sheila Moura Azevedo Interior Design

Para valorizar ainda mais os seus quadros, escolha cuidadosamente as molduras e utilize a iluminação para os pôr em destaque. Procure sempre ir pelo caminho mais simples e não deixe que a moldura se sobreponha àquilo que contém. No que à iluminação diz respeito, não se esqueça que diferentes quadros pedem diferentes luzes e que, no caso das obras de arte, certos tipos de luz podem mesmo provocar danos, principalmente se estivermos a falar de pinturas de óleo sobre tela. Nestes casos, torna-se ainda mais importante o conselho de um profissional de design ou decoração.

A manutenção e limpeza de quadros e imagens deve ser feita de forma cuidada, regular e dependendo sempre das características de cada objecto. As molduras, por razões óbvias, são mais fáceis de limpar, apenas requerendo a utilização de um pano do pó e de um produto para limpeza do vidro. Já as obras de arte são um caso totalmente diferente e obrigam a cuidados mais rigorosos e regulares. Convém não esquecer que as temperaturas, a humidade, os aparelhos de ar-condicionado ou os produtos químicos podem danificar as telas. Chegando a este ponto, é necessária a ajuda profissional para as restaurar, o que não tende a sair barato.

Diga-nos: de que estilo de quadros mais gosta? As nossas ideias e imagens inspiraram-no? Gostaríamos muito de saber que sim!
Casas  por Casas inHAUS, Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!