Projeto de arquitetura e interiores conceitual no Rio de Janeiro

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
industrial por homify, Industrial
Loading admin actions …

Os projetos da arquiteta Maria Claudia Faro, do Rio de Janeiro, possuem características marcantes em diferentes sentidos. A profissional, que tem mais de 20 anos de experiência na área, sabe exatamente como transformar qualquer espaço em um ambiente acolhedor e cheio de vida. Seja qual for o desejo e a necessidade do cliente, o resultado sempre irá surpreender.

Um ótimo exemplo é o projeto que você vai conhecer nesse livro de ideias, realizado para o DeRose Method Botafogo, uma empresa que oferece aos seus clientes uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

A empresa atua em várias partes do mundo e é líder global em alta performance e qualidade de vida há mais 50 anos. Para expressar sua excelência profissional aos alunos, seu espaço físico no Botafogo necessitava dos conhecimentos técnicos, da experiência e da criatividade de uma profissional à altura. Então, veja como ficou.   

Vista da entrada na casa

Ao entrar na casa antiga que foi reformada para receber a escola de treinamentos, os alunos chegam em um espaço aberto e integrado que conta com salas multiuso onde se realizam as aulas, workshops e bate-papos entre os alunos dos diferentes cursos oferecidos. Nesse ambiente também acontecem desde aulas teóricas e práticas até festas e jantares, todos destinados a transmitir a cultura do Método DeRose através do convívio e do exemplo.

Com o objetivo de fazer deste um espaço convidativo e aconchegante, livre daquele tradicional ambiente de ensino fechado e sério, a arquiteta trouxe uma pegada do estilo industrial com elementos como as paredes de tijolos aparentes e os trilhos com spots de luz. Ao mesmo tempo, o piso e as escadas de madeira harmonizam com os tijolinhos trazendo aquela agradável sensação de estar à vontade em casa.  

Ao subir a escadaria de madeira os alunos encontram outros ambientes também destinados, de acordo com as informações do site da escola, a aulas regulares para iniciantes e alunos avançados que ensinam reeducação respiratória, gerenciamento de stress, técnicas corporais que melhoram o tônus muscular e a flexibilidade, além de técnicas que melhoram o relaxamento emocional e a concentração mental. 

Espaço Gourmet

Ao seguir caminhando no primeiro piso, ao lado do espaço que tem a mesa com cadeiras, está a cozinha que dá vida ao espaço gourmet da escola. No local há opções de almoços e lanches para o dia a dia e também é onde são realizadas as aulas de gastronomia relacionadas ao cultivo e aos ensinamentos do Método DeRose.

Nesse espaço, mais elementos acolhedores decorativos e funcionais oferecem tudo o que os seus usuários necessitam, mas dentro dessa atmosfera de simplicidade e valorizando o que é feito pelas mãos das pessoas, adicionando boas doses de amor, carinho e energias positivas. 

Área externa do Espaço Gourmet

Por essa outra perspectiva é possível ver a continuação do espaço gourmet no qual a arquiteta aproveitou a parede de tijolinhos e harmonizou com branco e um revestimento de trepadeiras para promover a agradável sensação de estar perto da natureza. O espaço também conta com uma horta vertical para o cultivo dos alimentos servidos.  

Vista da sala multiuso para a entrada

Por essa perfectiva é possível ver como é a entrada da casa e como esse espaço foi projetado para promover a integração das pessoas.

Tudo o que foi possível manter da casa antiga, a arquiteta manteve, apenas restaurando e melhorando. Até porque as características da casa combinavam com o conceito do projeto.

No mais, foram adicionados revestimentos, soluções luminotécnicas, portas de vidro e muitas poltronas para que todos se sintam convidados a integrar esse espaço. O resultado foi uma combinação muito agradável do moderno com o rústico, criando uma atmosfera de acolhimento e liberdade; de boas relações entre as pessoas para promover a qualidade de vida, exatamente como foi solicitado pelos clientes da arquiteta, os profissionais do DeRose.

Se você se apaixonou por esse projeto, não espere mais para conhecer outros trabalhos já realizados, visitando o perfil da arquiteta Maria Claudia Faro aqui na homify. Prepare-se para se encantar ainda mais.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista