Magnífica reabilitação de um edifício do século XIX

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

O turismo tem vindo a trazer uma nova vida às cidades portuguesas, as ilhas não escapam e o projecto de hoje é o reflexo disso mesmo. O edifício que iremos ficar a conhecer data do final do século XIX, a obra foi executada e fotografada pelo ARCO mais – arquitectura e construção e o projecto de arquitectura é da autoria do Arq. António Miguel Monteiro.

ARCO mais é uma empresa de Arquitectura situada na ilha de São Miguel nos Açores. Este atelier fui fundado por dois arquitectos: um português e um italiano. Uma das principais premissas dos arquitectos é a proposta de fazer mais com menos, tirando proveito de todos os recursos disponíveis e acreditando que com trabalho árduo e um pouco de imaginação é possível tornar os sonhos de cada cliente específico em realidade.

O Urban Lodge é um edifício de acomodação temporária localizado em Ponta delgada a cinco minutos a pé do centro histórico da cidade e cinco minutos de carro do aeroporto. Todo o comercio tradicional, restaurantes, cafés, marina e Avenida Marginal localizam-se também a uma curta distância, sendo por isso o local ideal para todos os viajantes que procuram conhecer a cidade.

Um hostel moderno

O Azorean Urban Lodge é um verdadeiro refugio dentro da cidade de Ponta Delgada, é o espaço perfeito para todos os viajantes que procurem um alojamento tranquilo, com um atendimento personalizado e com um ambiente familiar. Para além da excelente localização, este hostel possui uma área exterior espantosa onde todos os hóspedes poderão usufruir de um pequeno jardim com piscina, esplanada e zona de lazer.

Antes e depois!

Esta imagem é verdadeiramente impressionante! Mostra-nos o grande impacto da reabilitação deste edifício que data do século XIX. 

Apesar de carismático e especial, antes da obra, o edifício e a sua envolvente encontravam-se num estado avançado de degradação. Como tal a abordagem arquitectónica passou por um processo de reabilitação profundo que atribuiu uma nova vida à habitação.

Urban Lodge

O Urban Lodge converte-se assim numa experiência turística única para todos os que gostam de soluções alternativas. O hostel oferece uma grande diversidade de espaços e ambientes, permitindo assim um acesso fácil e diversificado ao melhor que os Açores têm para oferecer! 

Cozinha para todos

Á semelhança dos outros espaços, a cozinha é também um espaço público e acessível para todos os hóspedes. O café e o chá são de consumo gratuito.

No interior desta divisão destinada à confecção e refeição, a decoração remete para uma temática tradicionalmente portuguesa sendo esta acentuada pela utilização do azulejo português. Este é aplicado na parede que se encontra imediatamente adjacente ao balcão de cozinha e possui um padrão moderno e colorido.

Junto à cozinha existe ainda uma ampla sala de refeições e zona de estar equipada com televisão e computador com acesso à internet.

Espaços comuns

Os espaços comuns oferecem uma grande diversidade funcional. Desde zonas de lazer e estar a áreas próprias para refeições e actividades relacionadas com trabalho/estudo, o Urban Lodge dispõe de acesso Wi-Fi gratuito em todas as áreas do edifício, bem como um computador público com acesso à Internet.

A decoração do ambientes interiores é realmente acolhedora fazendo com que os viajantes se sintam em casa!

Transições

No seu interior a casa apresenta espaços diversos que se interligam através de grandes corredores e elementos construtivos que fazem a transição vertical, como é o caso das escadas. A madeira converte-se assim no material mais utilizado no revestimento dos pavimentos, proporcionando assim um espaço repleto de conforto.

Quartos

Os quartos possuem uma decoração moderna e confortével onde predomina a iluminação natural. Esta é acentuada através de grandes varandas que permitem a vista de rua ou de jardim, ao mesmo tempo que banham os espaços com luz natural.

Cada quarto possui uma casa de banho privativa com duche e está equipado com aquecimento interior durante o período de inverno.

Espaços privados

Os espaços privados, como é o caso das instalações sanitárias possuem no seu interior uma abordagem esteticamente contemporânea cujo objectivo é o de demarcar um espaço que se afirma como sendo jovem e descontraído. Esta casa-de-banho destaca-se pela sua tonalidade azul eléctrica que cobre toda a divisão com a sua cor vibrante. O brilho dos elementos cerâmicos que revestem as paredes ainda acentuam mais estas características modernas.

Um hostel único

As vivências que os edifícios antigos proporcionam vão muito para além de meras percepções estéticas. A presença da história na arquitectura faz com que os espaços se convertam em lugares especiais com os quais criamos laços emocionais. Neste sentido, a reabilitação continua a ser uma das áreas com mais relevância para o ramo da arquitectura. Esta permite uma nova abordagem estética com peso e força de algo que possui reminiscências históricas como é o caso deste edifício.

Se ficou impressionado com este projecto verifique também este livro de ideias com uma reabilitação única e encantadora.

O que achou deste hostel magnífico?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!