Casa familiar urbana impecável

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
CASA LA SANTINA , barqs bisio arquitectos barqs bisio arquitectos Varandas, marquises e terraços modernos
Loading admin actions …

Homify desembarca hoje em Córdoba, na Argentina, para apresentar o projeto de uma casa familiar urbana fantástica. Denominada Casa Santina e projetada pelo estúdio Barqs Bisio Arquitetos, a residência é caracterizada pelo estilo moderno e desde os primeiros esboços já remetia aos “cinco pontos” para uma nova arquitetura, princípios difundidos por Le Corbusier. A casa de estilo moderno de 419,87 m² abriga um amplo programa de necessidades que proporciona à família espaços amplos, home-office, área de lazer, piscina e terraço para festas. Tal como era difundido pelos arquitetos modernistas, a casa privilegia a funcionalidade e qualidades materiais em detrimento de elementos decorativos supérfluos.

Curioso para desvendar todos os encantos e todos os ângulos desta casa familiar urbana sensacional? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta casa que faz uma releitura dos princípios modernos e visa a dar aos moradores o máximo de praticidade e comodidade em uma linguagem simples e moderna. As imagens são de autoria do fotógrafo Gonzalo Viramonte.

Fachada principal

A fachada principal da residência é caracterizada pelo estilo moderno, no qual reconhecemos alguns dos cinco pontos para uma nova arquitetura de Le Corbusier, como os pilotis, que elevam a casa do solo, a fachada livre e independente da estrutura, e a janela corrida, permitida pela fachada livre e que proporciona uma vista desobstruída da paisagem. O edifício é composto de blocos independentes que ora se conectam e interceptam. Os traços modernos, a cor branca e os elementos estruturais de concreto aparente dão identidade ao edifício.

Entrada principal

O espaço livre sob o volume frontal apoiado em pilotis serve como garagem. A entrada principal se dá através de um corredor, à esquerda, marcado pelo canteiro de pedras e por duas tigelas de ferro patinado cheias de água. O banco de concreto junto ao canteiro de pedras cria uma pequena praça de uso comum.

O edifício foi construído com paredes estruturais de tijolos cerâmicos e estrutura de concreto. A austeridade e simplicidade das fachadas evidenciam o estilo moderno e sóbrio do edifício.

Pé-direito duplo

A Casa Santina é composta de volumes independentes, interligados por passarelas e corredores. Esta configuração é resultado da busca pela conciliação das necessidades diversas da família. A solução encontrada foi a criação de blocos que abrigam atividades comuns. O bloco social, abriga a sala de estar, sala de jantar, cozinha, a suíte máster, além do home-office, situado sobre a garagem. Um dos destaques do living room é o pé-direito duplo e as generosas aberturas de vidro, que inundam o ambiente de luz natural.

Living room

No living room, que integra a sala de estar e a sala de jantar, o piso de madeira contrasta com as superfícies brancas e realça a sensação de aconchego do ambiente. O mobiliário conta com pelas de design contemporâneo que dão um toque de elegância aos ambientes. Os generosos painéis móveis de vidro permitem a integração do ambiente com o espaço externo e proporcionam vistas agradáveis dos jardins circundantes.

Home-office

Refletindo uma tendência e uma necessidade contemporânea, esta família também desejava dispor de um espaço de trabalho em casa que lhe proporcionasse mais comodidade e praticidade. O projeto então criou um amplo home-office, situado sobre a garagem. O home-office é marcado pela depuração estética. Os destaques são o piso de madeira e a vista privilegiada do entorno possibilitada pela janela corrida, sem esquadrias, tal como preconizado por Le Corbusier.

Sala de jantar e cozinha

A cozinha estrategicamente foi posicionada próximo à área de lazer. O espaço amplo permitiu a criação de uma sala de almoço. A cozinha conta com piso cerâmico, que agrega praticidade, com armários planejados de madeira com acabamento em laca branca e com uma bancada de apoio que separa a cozinha da sala de almoço. O espaço abre-se inteiramente para a área de lazer externa, tirando proveito da luz e da ventilação naturais.

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Churrasqueira

A área de lazer está situada na parte posterior do terreno e é composta de uma ampla varanda conectada à piscina e ao jardim posterior. A varanda é constituída de estrutura de concreto aparente e o forro é revestido com toras de madeira, que conferem ao espaço um aspecto mais rústico. Um dos destaques do ambiente é a churrasqueira de concreto aparente, que realça a simplicidade e depuração estética do projeto.

Piscina

A Casa Santina possui quatro quartos, alinhados, ligados por uma circulação envidraçada, que formam um bloco único. Esta ala independente está situada paralelamente à piscina. Todos os quartos desfrutam, portanto, de vistas privilegiadas para a piscina.

A piscina é uma das grandes atrações da área de lazer. A sua grande dimensão permite que os moradores realmente possam nadar e não apenas refrescar o corpo nos dias mais quentes. A piscina convida a todos a prática da natação.

Terraço

Outro destaque do projeto é o terraço criado na cobertura do bloco posterior. Este terraço é outro dos cinco pontos para uma nova arquitetura propostos por Le Corbusier, que tinha o objetivo de recuperar em forma de jardim a área perdida no térreo pela ocupação do edifício. Aqui, o terraço serve como área de convivência e para festas e proporciona aos moradores uma vista espetacular do entorno da propriedade. Um dos destaques do terraço é a estrutura da cobertura de concreto aparente e com pérgula revestida de madeira, que dá um toque rústico ao ambiente a céu aberto que nos convida a contemplar a vista panorâmica da cidade.

Continue navegando em nosso site em busca de projetos inspiradores. Neste artigo, trazemos uma casa de pedras restaurada que ganhou um anexo e um piscina simplesmente fascinantes.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista