Modelos de Coifa para Escolher a sua + Guia sobre o Eletrodoméstico

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Casa de Campo - Quinta do Lago - Tarauata, Olaa Arquitetos Olaa Arquitetos Cozinhas campestres
Loading admin actions …

Começou a pensar no projeto da sua cozinha nova? Nesse momento, há muito para planejar e decidir. Como será o piso, as paredes e o teto? Quais os móveis e eletros que vão compor o novo ambiente? Entre tantas preocupações, lembre-se também da coifa, um acessório indispensável para o conforto na cozinha e que precisa ser decidido com certa antecedência, pois pode necessitar de uma obra extra no momento de instalar. Saiba mais sobre a coifa e veja modelos para inspirar a escolher o seu. 

O que é coifa?

A coifa é um acessório muito importante para se ter na cozinha. Ela tem a função de remover e filtrar toda a fumaça liberada no ambiente durante o preparo dos alimentos. Assim, ajuda a eliminar os odores e a gordura, deixando a cozinha mais confortável e, também, preservado melhor todos os móveis e eletros.

As coifas são usadas, principalmente, em cozinhas industriais e de restaurantes. Mas os modelos já estão ficando muito populares nos projetos domésticos, inclusive com design bem moderno para decorar os ambientes que, antes, eram servidos apenas com os depuradores de ar simples, aqueles populares “sugares”. Sabe qual é a diferença dessas funcionalidades? Veja a seguir.  

Coifa de exaustor ou depurador de ar: qual a diferença?

De modo geral, existem dois tipos de coifa para cozinha: a de parede e a de teto. Mas não é essa característica que faz diferença quando se fala no assunto. O que você precisa saber é que existe a coifa com sistema de exaustão e a coifa que funciona como depurador de ar. A diferença está no preço, na funcionalidade e na complexidade da instalação.

Depurador de ar: a coifa somente com função de depurador não elimina o ar impuro da cozinha nem o calor, somente o filtra e devolve ao ambiente. Para isso, a grande diferença é que não precisa ser feita uma abertura na parede para a saída de ar. Usa-se um sistema com filtro de alumínio e carvão ativado que é o responsável pela filtragem do ar, devolvendo-o mais limpo ao ambiente.

Exaustor: o sistema de exaustão, de fato, elimina o ar impuro da cozinha por meio de uma abertura no teto ou na parede por onde passará o duto exaustor de ar. Parece um sistema mais simples, porém, demanda essa etapa de abertura da parede, necessitando contratar um pedreiro. Por causa disso, o sistema também tem um custo mais elevado.  

Sistema de exaustão ou depuração: qual é o melhor a escolher?

Entre essas duas opções listadas acima, a melhor é a possibilidade de exaustão de ar, pois é uma função mais higiênica, que realmente elimina o ar sujo do ambiente. A coifa com depurador de ar usa o carvão ativado para fazer a filtragem, mas o carvão interfere na liberação do ar limpo para o ambiente, causando mais ruído.

Além do mais, o carvão precisa de troca a cada 4 meses e o filtro precisa ser higienizado manualmente, enquanto o exaustor não necessita de manutenção em tão pouco tempo. Tem também a diferença da potência. A função do depurador é menos potente do que a do exaustor, então a filtragem de odores e gordura não tem a mesma eficiência. Entretanto, se o seu critério de escolha for o preço, o sistema de depuração será mais em conta. 

Tipos de coifa: principais modelos recomendados

Na hora de pensar no seu projeto de cozinha, se possível, o ideal é contratar um arquiteto de interiores para elaborar todo o projeto. Esse profissional vai pensar em cada detalhe, evitando gastos desnecessários e propondo soluções inteligentes que combinem economia, beleza e funcionalidade no seu ambiente.

No momento de escolher a coifa, ele irá falar sobre os diferentes tipos que variam de acordo com o posicionamento do acessório na cozinha e também o design oferecido, que pode ser mais tradicional ou bem moderno, conforme melhor combinar com o projeto e o gosto do cliente. Veja alguns dos tipos mais usados nos projetos atuais. 

Coifa de parede

O modelo de coifa de parede é um dos mais comuns. O eletro é instalado junto à parede, acima do fogão, ficando, por norma, a uma distância de 65 a 75 centímetros do fogão. Quanto às funções, não são modificadas por causa do modelo. A coifa de parede pode ser de exaustão ou de depuração de ar. 

Coifa de ilha

Para quem tem cozinha americana, com ilha central, a coifa de ilha é a opção adequada. Ela pode assumir diversos modelos e formatos que você vai escolher conforme combinar com o seu projeto e também com base no preço, que varia de acordo com a marca e o design do produto. Nesse estilo, lembre-se que a coifa vai ter um destaque a mais no ambiente, então deve sim se preocupar com um design bem bonito.  

Coifa suspensa

Para quem realmente deseja um projeto que valorize o design moderno dos elementos, essa coifa suspensa é a opção perfeita. Ela se parece com uma grande luminária e há versões de cores para escolher, todos para coifa de ilha, pois elas ficam penduradas no teto. Claro, um modelo mais moderno como esse também tem seu custo mais elevado, mas fica deslumbrante na cozinha.  

Coifa de embutir

Já se você quer fazer uma coifa de parede, mas prefere que ela fique escondida dentro do armário, use uma coifa de embutir. Somente a parte de baixo vai ficar aparente e, ainda assim, pode se camuflar junto ao material do armário aéreo. Para esses casos, uma das portas do armário servirá apenas para receber a coifa, não podendo ser utilizada para guardar louças ou alimentos. Lembre-se desse detalhe.  

Coifa inox

Os modelos mais procurados de coifa nos projetos modernos é a coifa inox, que traz um visual futurista e muito bonito. Ela pode ser feita toda nesse material ou harmonizar com vidro temperado, o que também é muito bonito e mantém a mesma praticidade na hora da limpeza.  

Coifa redonda de teto

Esse é um modelo para quem gosta de inovar no design da cozinha. Essa coifa tem um formato roliço e é instalada no teto. Por causa do seu desenho, assume um importante papel decorativo de destaque no ambiente, geralmente em inox, valorizando o espaço. As funções são as mesmas, então a escolha é unicamente com base na estética.

Coifa para churrasqueira

Assim como na cozinha, a sua churrasqueira ou área de festas também necessita de uma coifa para manter o ar mais agradável e respirável durante os eventos que fizer em casa. Esse modelo de coifa precisa ser estudado junto ao arquiteto para que seja realmente eficaz.

A coifa para churrasqueira geralmente é um modelo industrial, maior, pois necessita de potência extra para eliminar toda a fumaça do carvão e da gordura da carne que está sendo assada. Mesmo assim, há diversos modelos com design moderno para escolher.  

Quem faz a instalação de coifa?

Depois de conhecer tantos modelos lindos para se inspirar, também é importante saber onde comprar e como instalar o seu novo eletro. A coifa é encontrada em lojas especializadas em cozinhas, em lojas de móveis e eletros e há lojas somente de coifas, as quais oferecem uma diversidade de modelos e dicas para escolher o ideal.

Muitas vezes, a própria loja disponibiliza um profissional para realizar a instalação com o custo incluso na compra do produto. Mas, se não for o caso, você pode contratar um profissional de uma loja autorizada da marca da sua coifa.

Algumas vezes esse profissional é um eletricista, outras vezes um encanador, mas eles têm um treinamento para realizar esse tipo de instalação, já que devem seguir normas para o perfeito funcionamento do produto.

Agora é só escolher seus modelos preferidos e falar com o seu arquiteto sobre qual dele vai ficar mais bonito e funcional na sua cozinha nova.   

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista