Um vestígio histórico e uma casa de sonho

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

As invasões árabes em Portugal, distribuidas por um período de seis séculos (entre 711 e 1249 a.C), induziram consequências na nossa cultura, arte e cidades difíceis de determinar. Embora tenha sido uma época historicamente interessante em toda a Península Ibérica, o facto da sua cultura ser particularmente desvalorizada na Europa, levou a que grande parte dos seus vestígios fossem destruídos nos anos seguintes.

Felizmente a natureza perene da arquitectura e urbanismo acabou por preservar alguns elementos, sobretudo ao nível do monumentos, como vestígios fundamentais deste período da história de Portugal. É motivado por esta vontade de preservar as memórias de um país, independentemente da sua natureza, que foi desenvolvido um projeto de recuperação e adaptação de uma habitação desenhada e construída segundo os ideias preconizados pelos Mouros.

O atelier responsável pela intervenção é conhecido por Studioarte e já aqui foi mencionado graças à qualidade das suas intervenções. Sedeada em Portugal e na Holanda, a equipa caracteriza-se pelo desenvolvimentos de um trabalho multidisciplinar, capaz de abranger todo o tipo de detalhes ligados à arquitectura e urbanismo.

Fique a conhecer um projeto desenvolvido a partir de um contexto histórico único.

Contexto

Casa Xonr: Casas minimalistas por studioarte
studioarte

Casa Xonr

studioarte

Situada no sul do nosso país, a casa encontra-se envolvida pelas fantásticas paisagens do Algarve e as suas condições climatéricas excepcionais. A cidade de Silves, outrora capital da Andaluzia, ainda hoje apresenta algumas construções provenientes do período dos Mouros, com traços fundamentais da arquitectura islâmica. De facto, as paredes brancas trabalhadas com motivos árabes, o terraço integrado no topo da construção e as divisões encerradas ao exterior refletem o contexto histórico da região e conformando um testemunho histórico digno de ser preservado.

Intervenção

casa xonar: Casas minimalistas por studioarte
studioarte

casa xonar

studioarte

Dadas as características do lugar e carga histórica da sua arquitectura, os arquitectos optaram por preservar a maioria dos princípios que fundamentaram o projeto original. Sendo assim, foi desenvolvido um trabalho criterioso ao nível da remodelação dos interiores, possibilitando a sua adaptação às vivências da atualidade sem comprometer a identidade inicial da habitação.

Interiores

casa xonar: Quartos minimalistas por studioarte
studioarte

casa xonar

studioarte

Deste modo, preservando um dos princípios fundamentais da construção islâmica, os interiores são marcados por um sentido de privacidade excepcional, especialmente indicado às divisões pressupões um maior grau de intimidade. As paredes pesadas e cegas permitem criar espaços devidamente isolados num clima quente, abrindo-se apenas aos pátios distribuídos ao longo da habitação. A contrário da maioria das construções tradicionais portuguesas, o quarto e casa de banho de apoio encontram-se no primeiro piso, enquanto a cozinha e zona de estar se localizam no limite do desenvolvimento vertical em estreita relação com o maior pátio da casa.

Cozinha

kitchen: Cozinhas minimalistas por studioarte
studioarte

kitchen

studioarte

O trabalho desenvolvido na cozinha procurou modernizá-la de acordo com as exigências da atualidade, procurando integrar alguns elementos mais tradicionais. Sendo assim, o branco que revestiu a bancada, mobiliário e paredes é equilibrado pela presença de azulejos azuis, que além de muito utilizados durante o período arquitectónico da sua construção, nos remontam à proximidade do mar que conforma a intervenção.

Quarto

casa xonar: Quarto  por studioarte
studioarte

casa xonar

studioarte

No quarto o principal protagonista é, sem dúvida, a luz natural. Acompanhada de uma grande janela que se abre a um pátio privado, esta divisão conforma um ambiente leve e privado ideal para a sua função. Para equilibrar o nível de iluminação natural, uma da paredes foi pintada num verde sóbrio, de acordo com a natureza da sua arquitectura.

Terraços

casa xonar: Terraços  por studioarte
studioarte

casa xonar

studioarte

Sendo um dos pontos mais fortes de todo o projeto, os terraços foram tão ou mais cuidados que as restantes divisões. Com mobiliário cuidadosamente escolhido, foram criadas atmosferas surpreendentemente convidativas e ideais para relaxar. Estes espaços além de garantirem a iluminação da maioria dos interiores, proporcionam um local único para desfrutar da paisagem com uma vista única sobre a cidade.

História

pergola Alu: Casas minimalistas por studioarte
studioarte

pergola Alu

studioarte

A qualidade do resultado final resulta, acima de tudo, da capacidade de compreender e respeitar um contexto histórico e arquitectónico único. A forma simples e clara com que se adaptou um espaço com mais de oito séculos de história às vivências da atualidade só podem resultar de um trabalho extremamente exigente.

Conte-nos a sua opinião. Gosta destes projectos cheios de história?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!