Mesas de cabeceira únicas e originais para o seu quarto!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Não há dúvida que, de todas as divisões da nossa casa, aquela a que queremos dar mais personalidade e um toque pessoal, é o nosso quarto, exatamente por ser a divisão mais “nossa” e mais íntima. Se lhe pergunta-se qual o elemento essencial num quarto, de certeza que me responderia que é a cama. E é verdade… Mas, pensando bem, qual é a grande amiga/acompanhante/apoio da cama? Claro que estamos a falar da mesa de cabeceira. É desta pequena mesinha, e tão importante, que lhe vamos falar hoje e vamos retirar alguns mitos da sua cabeça. Não é por se chamar “mesa de cabeceira” que tem mesmo de ser uma mesa. Já pensou uma prateleira ou um banco conseguem ter a mesma funcionalidade? Esteticamente fica diferente, é verdade, mas resulta tão bem ou melhor ainda. Seja para pôr um livro, um candeeiro, um despertador, um rádio, uma revista, um copo de água ou uma chávena de chá – dá sempre jeito ter uma mesa de cabeceira, e deve perceber qual é a ideal para si.

A título de curiosidade, as primeiras mesas de cabeceira eram peças de mobiliário com uma pequena porta onde se guardava o penico. No entanto, tal como todos nós sabemos, ao longo do anos, têm surgido as mais diversas e originais mesas de cabeceira. Hoje a homify mostra-lhe 7 exemplos de mesas-de-cabeceira fantásticas, funcionais e algumas muito fora do vulgar! Vai ficar com vontade de repensar este pequeno apoio do seu quarto!

Malas de viagem

Em primeiro lugar, mostramos-lhe uma mesa de cabeceira para viajantes, jovens, amantes do mundo… São, nem mais nem menos, duas mala de viagem estilo vintage uma em cima da outra, para ficar com a altura ideal. Para além de ser mais do que suficiente para colocar um candeeiro – tal como se vê na fotografia – e até mesmo um copo de água e uma revista ou livro, são também autênticos contentores, pois existe também arrumação dentro das próprias malas. Esta ideia só prova que, a partir de um objecto que não é um objecto de apoio, é possível criar uma mesa de cabeceira.

Prateleira

Quartos industriais por Slade Architecture
Slade Architecture

Greene Street Loft

Slade Architecture

Esta mesa de cabeceira está integrada na parede. Tanta de um lado da cama como do outro, a mesa de cabeceira é só mais uma prateleira, no meio de tantas que formam uma composição na parede. É, sem dúvida, uma ótima alternativa original para quem quer que a mesa-de-cabeceira passe mais despercebida. As prateleiras encaixam em ranhuras na madeira e, desta forma, podem colocar-se na ranhura que se desejar, na altura pretendida. Outra questão que faz com que elas passem ainda mais despercebidas é o facto de serem cor-de-laranja, um tom muito semelhante ao da madeira. Do lado esquerdo, vê-se também que optaram por colocar duas prateleiras, uma em cima e outra em baixo, conferindo mais arrumação e apoio à cama.

Armário

Um apartamento contemporâneo: Quartos modernos por Architect Your Home
Architect Your Home

Um apartamento contemporâneo

Architect Your Home

Depois das prateleiras, mostramos-lhe uma ideia que é também um dois em um e que faz com que a mesa de cabeceira passe mesmo despercebida. Neste projecto do atelier Architect Your Home, a mesa de cabeceira é uma parte do armário, visto que o armário com estantes está praticamente encostado à cama. Esta solução permite-lhe rentabilizar o espaço, não precisando de despender espaço do seu quarto para colocar uma mesa de cabeceira.

Cestos de vime

Agora falamos-lhe de uma solução que tanto dá para quartos de bebés como para quartos de casal já de idade. Dos 8 aos 80, uma ideia que é totalmente intemporal e que dá mesmo para todas as faixas etárias. E a ideia é… os cestos de vime! Este ar aconchegante e simples que se consegue com os cestos de vime é muito tentador. Podem estar mesmo com o seu tom acastanhado ou, se preferir, pinte-os de branco (ou compre-os já desta cor) porque ficam também muito bem. Nesta fotografia, os cestos de vime, do lado direito, funcionam como uma mesa de cabeceira secundária, visto que, estando tapados com a respectiva tampa, servem também de mesinha de apoio. Outra forma de utilizar estes cestos é arranjar uma mesa de cabeceira mesmo e numa das “prateleiras” da sua mesa, pode colocar um cesto para arrumação.

Troncos de madeira

De seguida, sugerimos-lhe que transporte um pouco de natureza para o seu quarto. O quarto da fotografia tem um estilo rústico, devido à grande presença de madeira, tapete de pele e decorações na parede. A mesa de cabeceira não é excepção e é também um contributo para esta decoração rústica muito acolhedora. Trata-se de uma parte de um tronco de madeira que, devidamente arranjado e lixado em cima, para ficar plano e limpo, ficou perfeito. É a minha peça favorita de toda a decoração… E a vossa, qual é?

Banco ou cadeira

Quase quase a chegar ao fim, mostramos-lhe uma solução que já referimos na introdução: substituir a mesa de cabeceira por um banco ou uma cadeira. No projecto que lhe mostramos, de facto, o banco em questão é bastante pequeno, mas serve para colocar um livro ou uma chávena de chá. Não deve ser um banco nem muito alto nem muito baixo, para que se adeque à altura da cama. Não existindo espaço para o candeeiro, o candeeiro está pendurado exatamente por cima da mesa de cabeceira, sendo uma solução ainda mais original e esteticamente bonita. Para além de tudo isto, o toque especial deste banquinho está sempre presente, sendo também muito fácil de o trocar por outra mesa de cabeceira e, ainda assim, continuar a utilizar o banco para outros fins.

Com quatro pernas

Apartamento Coimbra: Quartos modernos por NOZ-MOSCADA INTERIORES
NOZ-MOSCADA INTERIORES

Apartamento Coimbra

NOZ-MOSCADA INTERIORES

Por último, mostramos-lhe uma mesa de cabeceira mais comum mas, ainda assim, muito requintada. É como se fosse uma gaveta, suportada por quatro pernas. O candeeiro, tal como no exemplo anterior, está pendurado por cima, restando muito espaço por cima da mesa de cabeceira para colocar o que se quiser, até mesmo objectos meramente decorativos. Obviamente há coisas que gostamos de ter junto de nós durante a noite que não ficam muito bem à vista de todos e, por isso mesmo, temos a gaveta para guardar essas coisas no local adequado.

De qual mesa de cabeceira mais gostou? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!