7 plantas domésticas comuns que podem levar a que os seus animais de estimação fiquem doentes

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Free images, Press profile homify Press profile homify
Loading admin actions …

As plantas dão um toque bonito a qualquer casa, mas, quando se tem animais de estimação, é importante ter em atenção o tipo de plantas a comprar. Há animais domésticos que não ligam a plantas, mas também há os que não hesitam em comê-las, até mesmo por curiosidade! Algumas plantas repelem os animais naturalmente – pelo sabor amargo ou pelo cheiro que emanam -, mas, ainda assim, diríamos que o melhor é não arriscar. Se decidir ter uma planta que se inclui no grupo das plantas nocivas, então deve colocá-la num local ao qual o seu animal não tenha acesso e ser mais vigilante.

Apesar de este artigo estar mais focado nas plantas domésticas, as plantas que estão no jardim também devem ser seleccionadas criteriosamente. Um jardineiro pode orientá-lo nesse sentido ou até o veterinário.

Se suspeitar que o seu animal ingeriu algo que lhe fez mal, então não perca tempo e leve-o, de imediato, para o veterinário. Pode, também, contactar a Linha de Saúde Animal através do 760 450 911 (0,60€ + IVA). Mas como não queremos que tenha que chegar a este ponto, tome nota das plantas que destacamos neste artigo.

1. Aloe Vera

As suculentas estão na moda. Dão pouco trabalho a manter e são utilizadas amiúde para fins decorativos. Entre as plantas suculentas mais populares está a aloe vera que possui propriedades medicinais famosas. É, por exemplo, usada para aliviar queimaduras e problemas na pele, podendo também ser encontrada na composição de cremes, de bebidas e até de suplementos. Embora benéfica para os seres humanos, a aloe vera pode provocar vómitos, diarreia, anorexia, depressão e até tremores em cães e em gatos. Se quiser ter um pequeno vaso com esta planta, então certifique-se de que está num local onde o seu animal não chega.

2. Lírios

Bonitos e coloridos, os lírios são comummente utilizados na decoração e em jardins. Porém, todas as partes da planta são tóxicas. Nos gatos, os lírios podem provocar uma intoxicação sistémica e falência renal aguda e nos cães indisposição ao nível gastrointestinal. Para além destes problemas mais sérios, os lírios, depois de ingeridos ou apenas tocados, podem causar irritação oral e ocular, coceira, dificuldades respiratórias e a engolir e alterações neurológicas.

Se tiver uma jarra de lírios a decorar, por exemplo, a mesa da sala de jantar, é provável que o seu cão não lhe chegue. Pelo contrário, os gatos são muito ágeis e percorrem a casa toda, por isso tenha cuidado com esta planta.

3. Dracenas

As dracenas são plantas arbustivas muito apelativas para uso doméstico, visto que singram facilmente, inclusive em espaços com pouca luz. Além do mais, têm uma folhagem decorativa que valoriza qualquer ambiente. Contudo, são tóxicas para cães e gatos devido às saponinas, um composto químico agressivo da planta. A ingestão das folhas das dracenas pode provocar vómitos (com ou sem sangue), depressão, perda de apetite e/ou salivação abundante. Os gatos podem, ainda, exibir pupilas dilatadas.

4. Pothos

Pothos. O nome é-lhe familiar? Se calhar, conhece a planta como hera-do-diabo ou jibóia. Com as suas folhas caídas, ficam particularmente bem suspensas ou colocadas em pontos altos como prateleiras. Tal como as dracenas, são plantas fáceis de manter. Todavia, contêm ráfides, células que podem irritar a língua e a boca dos animais, provocar excesso de salivação e vómitos e causar dificuldade em engolir.

5. Begónias

As begónias são muito atraentes para decorar e toleram espaços com pouca luz. A ingestão de begónias tem, no entanto, efeitos adversos nos animais domésticos. Os sintomas mais comuns são idênticos aos de outras plantas já aqui mencionadas: vómitos, excesso de salivação, ardor na boca, irritação na língua e dificuldade a engolir.

6. Cactos

São fotogénicos, estão entre as tendências e muito fáceis de manter. Os cactos são a planta ideal para um espaço moderno, minimalista e para pessoas que têm pouco tempo ou disponibilidade para cuidar de plantas. Os animais domésticos são inteligentes e os espinhos dos cactos serão, à partida, suficientes para os manter afastados. Apesar disso, a seiva de alguns tipos de cactos pode provocar irritações em cães e em gatos, tanto na pele como nos olhos. Nos cães, os cactos podem, também, provocar diarreia e vómitos e, com menos frequência, anomalias no ritmo cardíaco.

7. Crisântemos

Com cores e formatos sedutores, os crisântemos são perfeitos para decorar a casa e enchê-la de cor e de vida, mas esta planta asiática pode provocar desconforto no seu animal de estimação e fazê-lo perder a coordenação, vomitar, ter diarreia, alergias, dermatites e excesso de salivação.

8. Que outras plantas não são recomendáveis?

Há, como deve imaginar, mais plantas nocivas. Para além das sete plantas já enumeradas, tome nota das que se seguem:

  • Cravos
  • Dálias
  • Margaridas
  • Lavanda
  • Peónias
  • Gerânios
  • Azáleas
  • Gardénias
  • Hidrângeas
  • Tulipas


Esta não é uma lista exaustiva, por isso, antes de comprar uma planta para a sua casa, deve fazer uma consulta rápida na Internet ou, como referimos, informar-se junto do seu veterinário ou jardineiro.

____________________________________________________________________________________________________

Tinha conhecimento que estas plantas eram nocivas? Que outras acrescentaria à lista? 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista