Saiba como melhorar a sua casa sem gastar um tostão!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Anda há meses a querer instalar aquele sistema de secagem de roupa suspenso na sua marquise ou queria mesmo que a sua casa se parecesse mais com uma casa capa de revista e não sabe como? Então este artigo é para si! Por todas aquelas vezes em que, ao olhar para o seu espaço, se sentiu desiludido e desanimado, a equipa homify traz-lhe hoje várias dicas para que tenha a sua casa com uma apresentação impecável, sem que para isso tenha que gastar rios de dinheiro! Ao seguir estes nossos seis passos simples, conseguirá ter uma casa mais perto da com que sempre sonhou. Basta para isso ter algum auto-controlo e estabelecer algumas regras que sejam cumpridas à risca. Esqueça o ar de bagunça na sala por ter despejado o seu casaco e a mala de trabalho no primeiro sofá que lhe apareceu ou a desarrumação aparente no quarto por não ter feito a cama durante todo o dia! Fique connosco e veja no nosso artigo o que pode fazer para melhorar o ambiente da sua casa, sem que para isso tenha que fazer grandes investimentos financeiros!

Mantenha as paredes limpas

LUGAR DAS LETRAS: Corredores e halls de entrada  por MH PROJECT
MH PROJECT

LUGAR DAS LETRAS

MH PROJECT

A nossa primeira dica vai directamente para o asseio das suas paredes: com paredes limpas, a casa reflecte maior beleza! E não estamos a falar de nódoas acidentais, como às vezes acontece derramar um copo de vinho na parede branca ou estas virarem verdadeiras telas para os pequenos Picassos lá de casa: estamo-nos a referir àquelas manchas quase imperceptíveis – mas que estão lá! – do uso dos interruptores ou dos cabides de parede. Isso são tudo zonas onde a sujidade vai ter que aparecer em alguma altura e para as quais devemos estar atentos pois, apesar de serem normais, vão dar à nossa casa um aspecto desleixado e sujo. Para este problema pode ter duas soluções: ou lava os interruptores e as manchas à sua volta ou então pode pintar por cima com o mesmo tipo de tinta, protegendo claro os manípulos.

Esconda os cabos electrónicos

Secretária Cupertino: Escritório  por BoConcept Lisboa
BoConcept Lisboa

Secretária Cupertino

BoConcept Lisboa

Outra sugestão que lhe deixamos e que muitas vezes é desvalorizada é a arrumação devida dos cabos dos seus aparelhos electrónicos. Acabe de vez com aqueles emaranhados infinitos dos fios do telefone, da televisão, do sistema de som e do router lá de casa! Para além de dar um aspecto desarrumado à sua sala (ou à divisão onde se encontram), vai dificultar-lhe e muito a vida no momento de aspirar e limpar o pó – pois a sujidade entranha-se naquele mar de fios e dificilmente alguém tem a dose de paciência certa para desfazer todos os nós e limpar fio a fio. Portanto, para evitar estas dores de cabeça, adquira caixas próprias para os fios ou então crie você mesmo esse armazenamento. No caso de não querer ter mais volumes em cima dos armários ou da sua secretária, pode sempre fazer pequenos orifícios nos mesmos por onde possam passar todos os fios e armazená-los por baixo dos tampos, por exemplo.

Evite ter demasiados elementos decorativos

Outra coisa que pode dificultar um melhor ambiente na sua casa é o excesso de decoração presente. Bibelots ou souvenirs das suas viagens, fotografias de família ou até alguns quadros por si pintados ou adquiridos.. tudo bem. Agora, não faça da sua sala de estar ou do corredor um verdadeiro museu ou montra! Por muito bom gosto que tenha, o excesso de elementos decorativos num espaço vai dificultar a sua leitura e será praticamente impossível relaxar ou conseguir focar-se noutra coisa que não as miniaturas de gatos na estante, as rendas no sofá ou ainda as mil e uma molduras penduradas por cima da televisão. Tudo isso fará também com que toda a gente se sinta um elefante dentro de uma loja de cristais, onde qualquer movimento pode ser fatal para qualquer peça. Assim sendo, tente manter um aspecto mais clean no que toca à decoração, fazendo com que a sua casa também pareça mais organizada!

Arranje lugar para tudo

Dê um lugar a todas as coisas para que todas as coisas tenham sempre o seu lugar à sua espera! Mesmo aquelas coisas mais completamente fantásticas e absurdas (como batentes extra para as portas ou aqueles botões de reserva que vêm nas suas camisas e que não gosta de deixar lá) – TUDO tem que ter o seu lugar. Ainda que por vezes esse lugar seja uma gaveta genérica, que acaba por ser a morada final de todos aqueles tarecos que não sabe exactamente onde pertencem. É necessário que haja esta filosofia dentro de casa para evitar a acumulação de coisas em cima dos armários, das cómodas, das prateleiras e das poltronas. Consiga assim uma casa com uma apresentação maioritariamente arrumada, sem grande esforço – a menos que seja a pessoa mais desorganizada deste mundo… aí requererá alguma auto-disciplina da sua parte! Mas vai ver como não custa assim tanto.

Desfaça-se de mobiliário partido

Antes:   por Armazém 9

Está a ver aquela cadeira linda da sua avó que levou lá para casa, mas que tem uma perna partida? Ou o aparador cujas portas estão desengonçadas? STOP! Das duas uma: ou se desfaz destes monos ou então repara-os, dando-lhes uma nova vida e/ou um novo conceito! Dependendo do estado de degradação da peça em si, pode perfeitamente fazer alguns reparos e um bom restauro e fazer com que fique com uma nova cara que consequentemente dará um novo aspecto à divisão onde se encaixar; se por outro lado esta demasiado estragado, pode aproveitar alguma parte para outro uso qualquer… caso contrário, perca o amor a este objecto e deite-o fora. A sua casa vai agradecer!

Use os seus livros como elementos decorativos

Sala de estar  por Neuvonfrisch

Se desse lado está um amante de livros, cujas poupanças são invariavelmente gastas na sua livraria de eleição, que tal dar ainda mais uso a estes seus fiéis amigos e dedicar-lhes um pouco da cara da casa a eles? Sim, é verdade! Bem sabemos como as lombadas podem ser giríssimas e super atractivas, portanto por que não tirar ainda mais partido delas? Exponha os seus exemplares (no caso de ter muitos, exponha os seus preferidos ou aqueles cujas capas puxam mais os olhos dos curiosos) em estantes, prateleiras ou simplesmente empilhados no chão, de forma a criar ornamentos com eles. A ideia é fazer com que participem na decoração do espaço, por isso pode levar esta dica mais além e utilizá-los pendurados nas paredes como se fossem pequenos quadros ou pousados como se de molduras com fotografias se tratassem. Desta maneira, ganha imensos elementos decorativos para a sua casa, sem gastar mais um tostão do que os investidos neste seu hobbie: um must!

Com as nossas orientações tornou-se mais fácil manter a casa arrumada e bonita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!