LUGAR DAS LETRAS: Casas minimalistas por MH PROJECT

Uma extensão que mudou tudo!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

O que acontece quando uma antiga escola primária no Douro dá origem a uma magnífica habitação de turismo rural? Não acredita que isto seja possível? As imagens seguintes irão impressioná-lo!

Com uma deslumbrante paisagem o projecto realizado pelo atelier MH|Project, Lda. promove a recuperação do património edificado no Douro ao mesmo tempo que divulga esta zona enquanto destino turístico de excelência.

O atelier MH|Project, Lda. nasceu em 2012 na Cidade de Vila Real. Desde então que tem vindo a desenvolver projectos nas mais diversas áreas da Arquitectura, Design, e Engenharia. 

Arquitectura com história

LUGAR DAS LETRAS: Casas minimalistas por MH PROJECT
MH PROJECT

LUGAR DAS LETRAS

MH PROJECT

Aqui podemos observar a fachada frontal da estrutura original do edifício que foi integralmente reabilitado e mantido. A remodelação permitiu que as paredes antigas ganhassem nova vida e cor. A porta de entrada e as janelas foram repintadas com uma cor vibrante e os vidros substituídos.

Conseguimos ainda ver como uma nova estrutura moderna se revela por trás desta fachada com história. Com uma tonalidade cor de terra, esta extensão permitiu a criação de novos espaços. O resultado foi fantástico, continue desse lado para ver.

Uma extensão capaz de mudar tudo

LUGAR DAS LETRAS: Casas minimalistas por MH PROJECT
MH PROJECT

LUGAR DAS LETRAS

MH PROJECT

Ao deslocarmo-nos em redor da habitação rapidamente percebemos como esta nova extensão possui uma tonalidade cor-de-terra que torna a composição mais viva e especial. Esta cor foi seleccionada tendo em contas as telhas de cerâmica tradicionais presentes nos restantes volumes históricos. Esta atitude cria assim uma grande unidade entre o antigo e o novo, demonstrando como de facto é possível a integração de atitudes contemporâneas em edifícios históricos.

Nesta extensão os grandes vãos permitem a entrada de luz natural bem como uma vista esplendorosa para as magníficas paisagens do Douro.

Destacamos ainda o extremo cuidado no detalhe da união com o antigo e o novo; cada junção entre tempos distintos foi cuidadosamente pensada e executada.

A área da piscina

LUGAR DAS LETRAS: Piscinas minimalistas por MH PROJECT
MH PROJECT

LUGAR DAS LETRAS

MH PROJECT

Voltamos à fachada frontal que nos revela mais uma surpresa: uma maravilhosa piscina! Para além da piscina é possível vermos também uma outra extensão sendo esta, no entanto, mais discreta que a anterior.

Esta construção caracteriza-se pela sua simplicidade estética que procura seguir a escala e medidas do edifício original e histórico. Isto é conseguido ao manter a altura do volume e das janelas. 

O seu estilo é minimalista e neste volume destaca-se a sua tonalidade branca e as grandes aberturas translúcidas (janelas).

O lugar perfeito para relaxar

LUGAR DAS LETRAS: Casas minimalistas por MH PROJECT
MH PROJECT

LUGAR DAS LETRAS

MH PROJECT

Perto da piscina existe ainda uma área lounge exterior perfeita para desfrutar deste incrível jardim. Esta zona é conformada por várias espreguiçadeiras cor de creme. Estas são animadas por umas pequenas almofadas coloridas que animam assim este lugar.

Sala de estar

LUGAR DAS LETRAS: Salas de estar minimalistas por MH PROJECT
MH PROJECT

LUGAR DAS LETRAS

MH PROJECT

Passamos agora para o interior do edifício antigo que se tornou irreconhecível graças ao processo de reabilitação do mesmo. O espaço é amplo e brilhante e a lareira conforma uma espécie de divisão espacial que conforma este lugar de estar.

A forma como o mobiliário se organiza no espaço também auxilia na conformação desta divisão, delimitando assim as diferentes zonas. 

Interiores modernos

LUGAR DAS LETRAS: Corredores e halls de entrada  por MH PROJECT
MH PROJECT

LUGAR DAS LETRAS

MH PROJECT

No interior da habitação de turismo rural encontramos um espaço moderno e rústico onde a madeira é assim o principal material. Esta está presente no revestimento do pavimento bem como nas escadas e no mobiliário embora com tonalidades distintas.

A decoração singe-se ao que é essencial apenas como é o caso da iluminação e um pequeno cabide vermelho com um design distinto. É a partir deste hall que é efectuado o acesso ao piso superior onde se localizam os quartos cujas imagens iremos de seguida observar.

Uma vista esplendorosa

LUGAR DAS LETRAS: Quartos minimalistas por MH PROJECT
MH PROJECT

LUGAR DAS LETRAS

MH PROJECT

quarto localiza-se no segundo piso da extensão cor-de-terra (que acima visualizámos) e oferece uma das vistas mais incríveis para a paisagem natural do Douro. O quarto é simples – paredes brancas, pavimento em madeira e alguns apontamentos coloridos que nos remetem para os tons da natureza.

Gostaríamos de destacar a magnífica vista do quarto enquanto elemento principal e que caracteriza este ambiente tão especial.

Ao cair da noite

LUGAR DAS LETRAS: Piscinas minimalistas por MH PROJECT
MH PROJECT

LUGAR DAS LETRAS

MH PROJECT

Ao cair da noite as luzes acendem-se e iluminam uma fachada que difunde história e novidade. O contemporâneo e o antigo unem-se numa união improvável mas única, realçando assim a importância da constante actualização da linguagem arquitectónica para a preservação da mesma.

Ficou com vontade de passar umas férias diferentes numa casa de turismo rural? Inspire-se com mais um livro de ideias que lhe dará a conhecer um magnífico projecto de uma habitação de turismo rural de excelência!

O que achou deste magnífico projecto de reabilitação? Deixe-nos um comentário com a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!