Habitação moderna e 'clean'

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Damos-lhe a conhecer uma habitação de três andares no bairro jardim, em Telheiras, Lisboa. A habitação ideal para uma família organizada, prática e muito moderna. Uma arquitectura minimalista, de linhas puras e direitas com espaços muito originais, com a beleza fria e clean do minimalismo nos dias de hoje. O projecto é do gabinete T O H A Arquitectos, sediado em Lisboa. Uma equipa de dois jovens arquitectos que propõe soluções modernas, inovadoras e esteticamente apelativas. Neste caso esta habitação funciona quase como uma contribuição para a redefinição da habitação moderna ou até do futuro. O que vai ver são ângulos diversos e uma atmosfera muito 'clean' onde domina o branco, premissas que dão origem a uma casa funcional fantástica, o ideal para compreender este espaço em todas as suas valências seria vivê-lo. Inspire-se…

Tecto Esconso

MORADIA BAIRRO JARDIM . TELHEIRAS . LISBOA: Escritórios e Espaços de trabalho  por T O H A ARQUITETOS
T O H A ARQUITETOS

MORADIA BAIRRO JARDIM . TELHEIRAS . LISBOA

T O H A ARQUITETOS

No piso superior o tecto é esconso, num espaço que poderá ser um escritório ou simplesmente um quarto. As paredes são todas brancas, o espaço é lido através de contrastes como luz e sombra que a diferença nos ângulos e nas aberturas origina, permitindo decifrar este volume, aparentemente simples. Para entrar luz natural existe uma janela em cada lado do tecto, a duas águas. A parede ao fundo parece funcionar como uma porta irregular para um outro espaço. Feixes de luz artificial originados por lâmpadas a todo o comprido dão continuidade ao espaço. Repare que o recorte da parede ao fundo é assimétrico, são estas pequenas diferenças que trazem alguma dinâmica numa linguagem como esta.

Ângulos e móveis

MORADIA BAIRRO JARDIM . TELHEIRAS . LISBOA: Escritórios e Espaços de trabalho  por T O H A ARQUITETOS
T O H A ARQUITETOS

MORADIA BAIRRO JARDIM . TELHEIRAS . LISBOA

T O H A ARQUITETOS

Nesta imagem, de um canto da habitação, podemos perceber como a arquitectura interior da casa ganha uma certa dinâmica através do trabalho de diferentes ângulos. Para além de criar uma imagem interessante também potenciada pelo contraste claro escuro, muito evidente uma vez que existe iluminação perto e todo o espaço tem o mesmo tratamento, aloja ainda elementos funcionais. Sob as paredes encontram-se vários móveis maiores e menores, perfeitamente integrados na arquitectura deste espaço e que permitem arrumar de forma subtil bastantes elementos. Sobre os armários, também de modo discreto e harmonioso estão calhas de iluminação que iluminam o espaço.

Escadaria

MORADIA BAIRRO JARDIM . TELHEIRAS . LISBOA: Corredores e halls de entrada  por T O H A ARQUITETOS
T O H A ARQUITETOS

MORADIA BAIRRO JARDIM . TELHEIRAS . LISBOA

T O H A ARQUITETOS

O espaço das escadas é mais um exemplo da arquitectura moderna desta habitação, presente quer nas fachadas como nos espaços interiores, em todas as divisões. Mais uma vez dominam os brancos e as linhas direitas, as escadas são de mármore, um elemento que ainda que simples e nos tons de branco de todo o espaço, acrescenta uma textura, um apontamento original que sobressai neste espaço. O corrimão é também simples e moderno acompanhando toda a escada. Conheça aqui outros espaços de escadas minimalistas aqui.

Escadas leves, modernas

MORADIA BAIRRO JARDIM . TELHEIRAS . LISBOA: Salas de estar modernas por T O H A ARQUITETOS
T O H A ARQUITETOS

MORADIA BAIRRO JARDIM . TELHEIRAS . LISBOA

T O H A ARQUITETOS

A engenharia e arquitectura modernas permitem a criação de uma peça de escadas como esta, sustentada na base, no topo e por uma parede lateral, mas para quem vê desta perspectiva, quase suspensa, conferindo assim um aspecto super leve a este elemento e permitindo que o espaço sob ele possa ser eventualmente utilizado. O corrimão, também branco, é super fino, quase imperceptível, a sua presença torna as escadas mais seguras não comprometendo a sua estética. As janelas são amplas e bastante simples e o chão, da divisão em primeiro plano tem as mesmas características de pavimento ou semelhantes às das escadas anteriores, um apontamento de textura sem comprometer a simplicidade do lugar. Repare como esta divisão pode ser totalmente isolada através das portadas desdobráveis que vê do lado direito, mais uma solução quase sem impacto visual e muito moderna.

Casa de banho

MORADIA BAIRRO JARDIM . TELHEIRAS . LISBOA: Casas de banho modernas por T O H A ARQUITETOS
T O H A ARQUITETOS

MORADIA BAIRRO JARDIM . TELHEIRAS . LISBOA

T O H A ARQUITETOS

Também a casa de banho usa uma linguagem bastante moderna em que o branco domina. O lavatório, sobre o armário branco com placa de mármore é super elegante, comum uma silhueta muito agradável. Um espelho amplo como este é um elemento que muda por completo uma casa de banho, sendo que esta parece mais ampla e sofisticada do que realmente é. A iluminação é feita de modo discreto através de lâmpadas no tecto. O espaço de duche é confortável e moderno, tendo uma porta totalmente em vidro, uma tendência cada vez mais comum nas casas de banho modernas. Conheça aqui todas as opções de mercado para um duche moderno.

Gostou?! Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!