Casa moderna e diferente

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

A arquitectura moderna traz imensas possibilidades e variações de estilo de fachadas e interiores. O conforto e a funcionalidade são aspectos que vêm sendo sempre melhorados. O homify 360º mostra-lhe uma habitação de uma arquitectura muito moderna, em Celourico de Basto, no norte de Portugal. A fachada, original vai ficar na sua memória e os interiores conciliam praticidade e estética, originando espaços muito originais. O projecto é da autoria de Hugo Pereira arquitecto que conta com outros projectos sobretudo de habitação, com propostas bastante modernas e originais. Hoje mostramos-lhe a casa da Gandarela.

Fachada

Numa zona densamente arborizada surge o volume da casa da Gandarela. Um volume de dois pisos, bastante dinâmico cuja volumetria da fachada possui diferentes avanços e recuos, elementos que corresponderão a diferentes divisões da casa. Assim a fachada torna-se bastante original e a recepção de luz e percepção das vistas é diferente consoante o espaço onde ser encontra. Todos os volumes de um volume total que é a habitação, possuem janelas bastante amplas, uma característica das casas modernas. 

Volumes

Como é perceptível nesta imagem, o volume no piso térreo é contínuo, sendo que no piso superior este sofre mais variações mas todas elas recuadas em relação ao piso térreo. Assim, é criado um espaço de varando no piso superior, bastante amplo uma vez que ocupa todo o comprimento do edifício, servindo todas as divisões do andar superior. Esta varanda está delimitada por uma guarda bastante subtil, transparente a toda a volta. 

O piso térreo que corresponderá a zonas da casa que necessitam de menos luz possui uma portada de ripado de madeira a todo o comprimento, o que traz alguma dinâmica no que diz respeito à materialidade desta fachada. 

Garagem

O piso térreo corresponderá então sobretudo à garagem da casa, acessível por uma rampa. Inclui ainda uma entrada por um portão bastante moderno que adiciona mais um material à fachada da habitação.

Interiores

No interior, como a fachada denunciava, não falta luz natural que entra pelas amplas janelas. As janelas mais estreitas correspondem a zonas de passagem como corredores da casa, ainda assim a vista é fantástica para uma zona densamente arborizada. Uma habitação inserida na natureza, num ambiente calmo. 

Assim como o exterior, os interiores desta habitação são bastante modernos, o que mesmo nesta imagem se tona perceptível. O chão de madeira revela o conforto deste espaço, a iluminação artificial acontece com lâmpadas compridas inseridas no tecto, uma solução também muito moderna. Nesta zona é feita a ligação entre pisos através de uma escada, esse espaço está protegido com uma guarda em vidro, mais um elemento característico da arquitectura moderna.

Escadaria

Estas são as escadas que ligam o piso térreo e o andar superior. Terminando, na parte inferior, no espaço da cozinha. As escadas são bastante largas e têm uma presença bastante forte no interior desta habitação, como poderá reparar. São escadas com um estilo bem moderno, degraus em madeira sustentados por uma estrutura branca de ambos os lados. São vários degraus pelo que no centro as escadas têm uma plataforma. Apesar da presença forte este elemento é bastante transparente permitindo por exemplo deste ângulo percepcionar a cozinha e o seu ambiente. Conheça outros espaços de escadas muito modernos aqui.

Cozinha

Mais um espaço muito moderno é a cozinha desta habitação. Arrumação não falta, principalmente devido aos armários em branco que são a todo o comprimento da cozinha gerando muito espaço para arrumação. Integrado neste volume de armários estão ainda eletrodomésticos fundamentais como o fogão e o forno por exemplo. A cozinha inclui ainda uma mesa e cadeiras transparentes muito originais, criando uma zona de refeições central. Inclui ainda algumas bancadas com muita funcionalidade. A iluminação surge de focos integrados no tecto. 

Espaços exteriores

Desta arquitectura de formas desencontradas surgem espaços pequenos e únicos que embelezam a moradia e tornam até algumas divisões mais agradáveis por simplesmente proporcionarem uma boa vista. São espaços como a varanda que vemos no andar superior, com pequenas plantas e, o pequeno pátio no piso térreo, também ajardinado. 

Casa de banho

Da casa de banho conhecemos apenas esta imagem de pormenor, que é o suficiente para entender que também aqui o traçado e o mobiliário escolhidos são modernos e mais uma vez se optou pelo uso do branco. O lavatório tem um desenho muito elegante. E para decorar um espaço que se torna um pouco frio pela rigidez das linhas e pelo tom branco usado repetidamente, ambas características das habitações modernas, nada melhor do que umas flores coloridas que trazem um aspecto renovado e harmonioso ao espaço. Saiba aqui como decorar com plantas, uma boa opção para todas as divisões.

Gostou?! Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!