3 imperdíveis projectos de remodelação e decoração - Fátima | homify 3 projectos de remodelação e de decoração imperdíveis, no sector
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3654:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

3 imperdíveis projectos de remodelação e decoração – Fátima

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Remodelação do Café da Vila, pastelaria em Fátima Espaços de restauração eclécticos por Oficina Design Eclético
Loading admin actions …

Na homify, partilhamos consigo, diariamente, uma miríade de trabalhos levados a cabo em apartamentos e moradias, mas os espaços comerciais não devem ser menosprezados. Quem tem um sabe quão importante é criar um ambiente sedutor e confortável para atrair os clientes e, mais do que isso, fazê-los voltar. É precisamente por um espaço comercial que hoje abrimos o nosso livro de ideias, mas trazemos-lhe, também, dois projectos modernos e elegantes levados a cabo em residências particulares.

As propostas são da Oficina Design, um gabinete com 18 anos de actividade que tem hoje um portefólio nas mais diversas áreas: design de interiores, design gráfico, projecto, obra, remodelações e mobiliário. A Oficina Design procura apostar, em permanência, em novas técnicas e métodos de trabalho e, assim, dar respostas de alta qualidade às necessidades – e sonhos! – dos clientes.

Ora acompanhe-nos.

1. Remodelação de pastelaria em Fátima: antes

Remodelação do Café da Vila, pastelaria em Fátima por Oficina Design
Oficina Design

Remodelação do Café da Vila, pastelaria em Fátima

Oficina Design

Nada melhor do que começar com uma imagem do antes para percebermos exactamente as mudanças que tiveram lugar. Como se percebe, tratava-se de uma área absolutamente genérica onde não havia qualquer rasgo de criatividade, tampouco um pormenor de design que nos fizesse olhar duas vezes. O espaço não estava em mau estado, mas era frio e impessoal.

Venha ver como ficou.

Remodelação de pastelaria em Fátima: depois

Design Interiores café pastelaria Espaços de restauração clássicos por Oficina Design Clássico
Oficina Design

Design Interiores café pastelaria

Oficina Design

Design Interiores café pastelaria Espaços de restauração eclécticos por Oficina Design Eclético
Oficina Design

Design Interiores café pastelaria

Oficina Design

A diferença é avassaladora. O espaço em branco e cinza que víamos na imagem acima sobressai agora pela paleta cromática calorosa que torna a atmosfera aconchegante e convidativa. De acordo com os profissionais da Oficina Design, a escolha de materiais assentou numa paleta de tons escuros, daí a existência de madeiras, de tijolo, para um toque mais industrial e, ainda, da parede pintada com tinta de ardósia para, posteriormente, se desenharem os menus.

No que toca à organização interior, privilegiou-se a exposição de produtos de pastelaria para venda, sendo intencional o posicionamento do balcão e respectiva vitrine no alinhamento da porta de entrada. O balcão desenha-se num L e inclui zona de atendimento e pagamento, zona de exposição de produtos, zona de entrega de pedidos e, ainda, uma lateral ladeada por bancos altos, em pele, para servir refeições ou petiscos.

Os candeeiros de estilo industrial desembocam sobre o balcão, reforçando a estética da pastelaria.

Design Interiores café pastelaria Espaços de restauração coloniais por Oficina Design Colonial
Oficina Design

Design Interiores café pastelaria

Oficina Design

A zona de estar acomoda mesas redondas para quatro pessoas e um pequeno nicho com banco corrido com uma zona rectangular para que seja possível receber grupos ou famílias maiores.

Design Interiores café pastelaria Espaços de restauração mediterrânicos por Oficina Design Mediterrânico
Oficina Design

Design Interiores café pastelaria

Oficina Design

Para proteger as escadas, foi colocada uma quadrícula em ferro envidraçada que não cria um obstáculo visual e serve, ao mesmo tempo, para se pendurarem algumas plantas que vêm interromper a preponderância dos tons terra e emprestar alegria ao ambiente.

Na imagem, temos, ainda, um vislumbre do mosaico hidráulico aplicado junto da zona do balcão, fazendo uma transição entre áreas distintas: a de estar e a de circulação.

Casa de banho - Design Interiores café pastelaria Espaços de restauração clássicos por Oficina Design Clássico
Oficina Design

Casa de banho – Design Interiores café pastelaria

Oficina Design

Não há nada pior do que estar num restaurante ou café elegante e ir à casa de banho para a encontrar feia e negligenciada. Aqui, não é o caso. Pelo contrário, as casas de banho são amplas, esteticamente apelativas e muito cuidadas. Adoramos o contraste entre a modernidade da casa de banho e a consola rústica que decora a entrada.

2. Reformulação de sala ampla: antes

Sala da Aroeira - design de interiores por Oficina Design
Oficina Design

Sala da Aroeira – design de interiores

Oficina Design

Sala da Aroeira - design de interiores por Oficina Design
Oficina Design

Sala da Aroeira – design de interiores

Oficina Design

Prosseguimos para um projecto de design de interiores que teve como objectivo primevo a remodelação de uma sala ampla de uma moradia na Aroeira, concelho de Almada. O objectivo do projecto foi actualizar esteticamente este núcleo social de grandes dimensões (120 m²).

Na imagem, podemos ver uma sala ainda funcional e que não era destituída de conforto, mas que, em termos de estilo, estava parada no tempo.

A casa pertence a um casal com dois filhos e tem um elemento peculiar: um gigante aquário em vidro onde habitam três araras tropicais.

Reformulação de sala ampla: depois

Sala da Aroeira - design de interiores Salas de estar modernas por Oficina Design Moderno
Oficina Design

Sala da Aroeira – design de interiores

Oficina Design

Sala da Aroeira - design de interiores Salas de jantar modernas por Oficina Design Moderno
Oficina Design

Sala da Aroeira – design de interiores

Oficina Design

Para revitalizar a sala, a equipa da Oficina Design apostou numa paleta cromática sóbria que percorre os beges e o cinza, cores que fazem o contraponto com os materiais escuros e visualmente intensos como, por exemplo, o elegante mármore negro que cobre o pavimento e o revestimento em xisto da parede principal.

O mobiliário contemporâneo e confortável adapta-se às condicionantes arquitectónicas, estando orientado para o entretenimento familiar e social. Favoreceram-se sofás modulares (que, como o próprio nome indica, são compostos por módulos que podem ser tirados, acrescentados e combinados de diferentes formas, consoante as necessidades de quem os utiliza) com áreas distintas para televisão e leitura. Um dos pontos focais da sala é a chaise-longue quadrada que se distingue dos demais elementos pela tonalidade e textura diferentes que apresenta.

A circunscrever o espaço está um grande tapete em três tons de cinza cujas linhas assimétricas funcionam como distracção em relação às linhas maioritariamente direitas que preponderam.

Outro aspecto particularmente importante é a iluminação em tons quentes que proporciona calor ao ambiente que, pelos materiais existentes, como o mármore, e as próprias características, sente-se um pouco frio.

Sala da Aroeira - design de interiores Salas de jantar modernas por Oficina Design Moderno
Oficina Design

Sala da Aroeira – design de interiores

Oficina Design

Despedimo-nos desta elegante sala com o aquário de araras que ladeia a mesa quadrada da zona de refeições. As araras, a luz natural que entra em generosos fluxos e o jardim interior composto por plantas frondosas geram um enquadramento tropical que faz a diferença nesta sala.

3. Transformação de cave em zona de lazer para família

Casa - Freedom Salas multimédia minimalistas por Oficina Design Minimalista
Oficina Design

Casa – Freedom

Oficina Design

Casa - Freedom Salas de estar minimalistas por Oficina Design Minimalista
Oficina Design

Casa – Freedom

Oficina Design

Concluímos com um projecto de interiores, na zona de Fátima, que diz respeito à transformação de uma cave em zona de lazer para usufruto de um casal com dois filhos. O espaço independente pode agora ser usado para se fazerem sessões de cinema, para se jogar bilhar e para passar um serão divertido na companhia da família e dos amigos. Apesar de ser uma cave, não se sente a sensação de claustrofobia que tantas vezes caracteriza esta zona da casa.

A cave tem duas zonas de estar: uma com um sofá preto orientado para uma televisão suspensa e a outra com um sofá bege, com chaise-longue. Este último surge acompanhado por uma mesa de café de tampo redondo e estrutura metálica. É um móvel simples e leve que complementa o sofá na perfeição. Digamos que a primeira área de estar é ideal para ver televisão e a segunda para desconectar, conversar e socializar.

Não obstante a decoração minimalista, a atmosfera é muito acolhedora. Para isso contribui a temperatura de cor da luz e a forma como se segmentou a cave, criando várias áreas com propósitos distintos.

Casa - Freedom Casas de banho minimalistas por Oficina Design Minimalista
Oficina Design

Casa – Freedom

Oficina Design

A cave tem, como não podia deixar de ser, uma casa de banho onde sobressai, de imediato, a superfície envidraçada na qual foram engastados os lavatórios. Por baixo desta superfície, encontramos uma cama de pedra branca que se estende sob o comprido e é realçada pela iluminação. Os toalheiros são aquecidos.

Diga lá se não parece a casa de banho de um spa de luxo?

____________________________________________________________________________________________________

Se gostou destes projectos, anote os contactos da Oficina Design:

  • Contacto telefónico: +351 249 532 286
  • Site: www.oficinadesign.pt
  • Morada: Rua Nova da Igreja n.º 4 / 2495-563 Fátima, Portugal 
Qual destes três projectos mais o surpreendeu? Deixe-nos a sua opinião na caixa de comentários abaixo deste artigo ou no nosso Facebook!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!