Excelência urbana e industrial no Japão

Sílvia Astride Cardoso – homify Sílvia Astride Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Espaço. Encontrar espaço num mundo sobrepovoado é um desafio. E é esse desafio que leva cada vez mais arquitectos e designers a procurar soluções alternativas – e criativas – que se materializam em tipologias de habitação diferentes das que estamos habituados a ver. Para além disso, torna-se urgente saber tirar o maior partido possível dos espaços e encontrar maneiras efectivas de os decorar.

Hoje, vamos conhecer uma casa de apenas 97.5 m², um projecto dos fenomenais arquitectos Wakayama ARC. Graças ao design económico, esta casa, no Japão, é muito acessível para uma família jovem. Apesar do recurso a materiais baratos, esta casa é sofisticada tanto no exterior, como no interior.

Em vez de poupar na qualidade, a equipa recorreu a materiais de design comummente utilizados em design industrial para criar um espaço duradouro e funcional para toda a família. Acompanhe-nos nesta visita virtual.

Exterior de estilo industrial

estilo industrial evidencia-se de imediato. O uso de folhas de metal preto, para além de económico, oferece um aspecto elegante à casa. A estrutura em forma de caixa é, igualmente, muito moderna. Adoramos a tridimensionalidade que a janela de esquina oferece à estrutura principal da casa por ser avançada em relação à mesma.

Um brilho dourado e uma varanda agradável

À noite, o exterior frio irradia uma luz dourada a partir do interior. A luz harmoniza-se com a paleta cromática em preto e branco da estrutura principal. Este é, certamente, um pormenor que revela atenção ao detalhe por parte dos profissionais responsáveis pelo projecto. A partir deste ângulo podemos também ver uma varanda e pequeno alpendre que sobressaem no lado da casa.

Destaques criativos

Grande parte do interior é feito em branco com detalhes em madeira e em betão. Isto não significa, contudo, que a equipa de design tenha deixado de fora a criatividade estética. As escadas são disso exemplo. Começam com degraus modernos e brancos que adquirem um revestimento em madeira à medida que se sobe. Muito interessante.

Zona de estar luminosa e funcional

Graças às grandes janelas e às portas que se abrem para o terraço, o interior recebe um generoso fluxo de luz natural. A zona de estar é simples e bonita. A principal protagonista é a cozinha minimalista e moderna com os balcões de estilo industrial em aço inoxidável a rasgar o espaço. O espaço vazio que sobre facilita a circulação, garante uma sensação de amplitude e, claro, é ideal para as crianças brincarem.

A sigla OSB vem do inglês Oriented Strand Board. Traduzido à letra, para o português, seria Painel de Tiras de Madeira Orientadas. Este material deriva da madeira e é composto por pequenas lascas em camadas cruzadas, seguindo uma determinada direcção, que lhe propiciam resistência e solidez. É um produto bem sucedido pelo seu baixo custo e facilidade de aplicação. Neste projecto, foi usado para demarcar o corredor que integra as portas para a casa de banho e para o quarto principal. Um contraste interessante e uma ideia que pode, seguramente, reproduzir em sua casa.

Viveria nesta casa? É elegante, original e confortável. Para além disso, respeita o ambiente. Nós adorámos o projecto! Diga-nos o que pensou.
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!