6 Ideias geniais para organizar os armários da cozinha 6 Ideias geniais para organizar os armários da cozinha

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

6 Ideias geniais para organizar os armários da cozinha

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Poppy : Armários de cozinha  por Moderestilo - Cozinhas e equipamentos Lda
Loading admin actions …

A arrumação da nossa cozinha é um processo que nos atormenta muitas vezes, porque não sabemos gerir o espaço e toda a tralha que por lá acumulamos. Mas será que é assim tão difícil? Será que não existem alternativas práticas para arrumar a nossa cozinha? Pois bem, para ajudá-lo nesta tarefa, a homify decidiu partilhar consigo umas dicas geniais para organizar os armários da sua cozinha.

Ideias simples e práticas que irão facilitar a sua vida, mas sobretudo o seu dia-a-dia. Acabou-se aquele stress para encontrar aquela travessa ou a farinha.

Acompanhe-nos e tome nota!

1. Limpeza!

Acumular para quê? Ter em excesso para quê?

Para nada!

Vamos aproveitar o movimento Marie Kondo (especialista em organização pessoal) para fazer uma seleção dos produtos e utensílios úteis que temos na nossa cozinha. A ideia de Kondo consiste em reunir todos os itens por categoria, e manter apenas as coisas que possam despertar alegria (ときめく tokimeku, palavra em japonês que pode ser traduzida como palpitar). Mas atenção porque deve escolher um lugar adequado para os itens mantidos.

Para o fazer, tire tudo fora! Verifique os prazos de validade: o que já tiver passado a data, ponha fora. O que não quiser mais ou não tiver utilidade deve colocar num saco para doar. Por fim, reúne os utensílios por categoria e coloque-os nos armários de forma organizada. Para uma melhor organização pode colocar certos alimentos em frascos ou caixas (transparentes de preferência).

Dica: pode até recuperar frascos, em vidro, de alimentos já terminados, para colocar farinha, açúcar, leguminosas, massas, etc. Vai ver que assim os seus armários terão uma aparência mais clean e será mais fácil encontrar os produtos. Pode, ainda, etiquetar todos estes frascos, com o nome e respetivo prazo de validade.

Irá perder uma hora ou duas de um dia, mas no final irá compensar imenso. Experimente!

2. Prateleiras

Quando o espaço nos armários já é escasso, pode colocar uma ou outra prateleira na parede da cozinha. Além de decorativas, são práticas, para colocar algumas loiças (pratos, taças, copos, etc.), mas também, alguns frascos alimentares, com massas, frutos secos, cereais, biscoitos ou leguminosas. A cozinha fica arrumada e decorada!

Na parede também pode colocar uns suportes de parede, para colocar alguns utensílios de cozinha, especiarias, entre outros.

3. Arrumar os alimentos corretamente

Para arrumar os diferentes tipos de alimentos há que distingui-los: legumes, produtos lácteos, carnes e produtos que necessitam de ser mantidos refrigerados, alimentos como massas e enlatados poderão ser colocados noutro lugar. Perto da bancada, coloque os alimentos básicos.

Arrume numa caixa a pimenta, azeite, sal, vinagre, óleo… Uma outra caixa é reservada ao lado mais doce, como o café, chá ou açúcar. A farinha, as massas, o arroz, as leguminosas ou os cereais também são colocados perto da bancada, porque são produtos que têm de ficar mais à mão.

Os enlatados, biscoitos, bebidas e leites podem ficar num lugar mais longe do plano de trabalho, uma vez que não necessita sempre deles.

4. Arrumar os talheres

Compre um separador de talheres que lhe permite ter facas de cozinha, garfos, colheres de sopa e de sobremesa separados.

Noutra gaveta tenha os outros utensílios, como facas, conchas, tesouras, coador, ralador, etc. No mercado, também, encontrará separadores para organizá-los da melhor maneira. Se não encontrar um à medida da sua gaveta, pode sempre aventurar-se num DIY (Did It Yourself), com uns pequenos pedaços de madeira.

Nota: se quiser pode sempre optar por uma barra magnética ou um suporte, como referimos no ponto 2.

5. Usar caixas para tudo

Se o espaço da sua cozinha for escasso, use várias caixas para separar produtos e itens por categoria. Uma vez mais reforçamos a ideia de manter apenas o que precisa e de não acumular. Compre apenas quando os produtos tiverem a terminar. Crie listas para ajudá-lo nesta organização.

Dica: mantenha tudo no lugar depois da utilização, pois vai ver que a sua cozinha estará sempre arrumada e organizada.

6. Tire partido de cada canto

Pode tirar um máximo proveito dos espaços dos seus armários. Por exemplo, ganchos autocolantes no interior das portas, cabide para portas ou uma estante adicional, de modo a tirar proveito da altura dos móveis.

Leia ainda: Como organizar cozinhas – ideias de arrumação.


Tem outra dica que queira partilhar connosco?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!