Ideias decorativas para todos os géneros musicais

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

O artigo de hoje junta no mesmo espaço música e decoração sendo que o nosso objectivo é mostrar-lhe como se pode decorar em função do gosto musical. Antes de qualquer outra coisa é muito importante referir que vamos estar a falar de coisas um pouco subjectivas, já que cada um tem uma compreensão diferente da música e ainda que os géneros sejam bastante abrangentes a verdade é que cada um tem um lado muito pessoal no que diz respeito a esta arte. Por isso e para que não existam confusões, queremos desde já alerta-lo para o facto deste artigo ser também ele um pouco pessoal, pois reflecte a forma como sentimos – ou talvez seja mais correcto dizer, como eu sinto – cada um dos géneros musicais que lhe apresentamos. Se não concordar com absolutamente nada daquilo que lhe escrevo, pelo menos fica a ideia de que também é possível decorar a sua casa e as respectivas divisões tendo em conta géneros musicais! É mesmo assim, no mundo da decoração cabe sempre mais qualquer coisa. Afinemos as guitarras e sigamos!

Rock para a sala de estar

Diria eu que o rock é sem sombra de dúvida o estilo musical por excelência – tendencioso? talvez, deixemos cair… – ainda que não partilhe da mesma opinião é impossível pensar neste género musical sem o associar a guitarras e a uns Rolling Stones. Se tivesse que descrever o rock de uma forma imagética e não musical, não teria dúvidas em dizer que ele é monocromático, as cores predominantes são escuras havendo contudo alguns apontamentos mais arrojados e loucos. Olhemos para a imagem faz-lhe sentido aquilo que acaba de ler? Estamos perante uma sala de cores maioritariamente escuras, sem padrões à vista mas com dois quadros super singulares feitos de espelho. Não sei qual é a sua percepção no que diz respeito a este estilo, quanto a mim, não tenho dúvidas em afirmar que esta é uma sala super rock'n'roll.

Pop para a cozinha

Casa Viva Obras: Cozinhas modernas por Casa Viva Obras
Casa Viva Obras

Casa Viva Obras

Casa Viva Obras

Pop e cor de rosa faz-lhe sentido? A meu ver e tendo que me confessar uma fã desta cor, não poderia fazer mais sentido! O estilo pop, que numa primeira instância vem do conceito de popular, tem como objectivo maior chegar a toda a gente – daí o popular, certo? – e por isso mesmo a maioria das canções pop que ouvimos têm algo que as fazem ficar no ouvido. Para além disso quando pensamos neste estilo também o associamos a uma data de coisas divertidas e nada é mais divertido na nossa casa do que jogar com as cores. Ainda que o exemplo que lhe apresentamos possa ser demasiado gritante terá que concordar que é uma cozinha que não passa por um único momento despercebida e que de alguma forma nos faz olhar e voltar a olhar – tal como a música pop fica no ouvido, esta cozinha fica no nosso olho! O conceito de pop numa divisão da sua casa, na minha opinião poder-se-ia traduzir por cor, animação e alegria, ou seja o cor de rosa é apenas uma escolha pessoal, se fosse você que cor escolheria?

Clássico para o quarto

Quartos modernos por homify

A música clássica tem sem sombra de dúvida um público muito extenso, ainda assim, não é de forma alguma comparável aos dois estilos de que lhe falamos anteriormente. Contundo, no mundo da decoração este será um estilo – o clássico, claro está! – com certeza mais consensual, dizemos muitas vezes que o clássico está sempre na moda e não podíamos acreditar mais nisto. Assim escolhemos este estilo para o quarto Antes de tudo mais, o que existe aqui para se não gostar? Absolutamente nada, é uma decoração sóbria onde a predominância do branco é inquestionável onde o ruído é praticamente nulo, tal como na música clássica em que todas as composições revelam harmonia. 

Jazz de fusão para o escritório

Escritório Preto no Branco - Depois: Escritórios e Espaços de trabalho  por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Escritório Preto no Branco – Depois

MUDA Home Design

Para o escritório escolhemos o Jazz de fusão e ainda que este seja na minha humilde opinião bastante difícil de descrever – vem-me sempre à ideia um conjunto de sons articulados de uma forma muito particular – apostaria em descrevê-lo como algo sóbrio com um twist, como a secretária que vemos na imagem por exemplo. Numa vista geral o escritório apresenta uma decoração bastante agradável sem grandes elementos que perturbem a atenção, contudo a secretária escolhida é o que faz com que ele seja diferente, sendo ela que nos rouba em primeiro lugar a atenção, lá está o twist de lhe falámos que está presente tanto na música Jazz, como neste exemplo.

Soul para a casa de banho

Casas de banho modernas por ARKITURA GmbH
ARKITURA GmbH

Wellnessoase

ARKITURA GmbH

Sempre que penso em Soul penso em música imponente e acima de tudo em grandes vozeirões daqueles que nos arrepiam a pele. Se há coisa que a casa e banho que vemos é, é imponente, sem dúvida um exemplar daqueles que nos faz sonhar e querer passar largas horas num banho de espuma a contemplar o mundo lá fora. Na minha, uma vez mais modesta, opinião poder-se-ia considerar a casa de banho decorada a um estilo Soul precisamente pela imponência de lhe falámos acima. É impossível não ficarmos maravilhados com esta casa banho, tal como é impossível não ficarmos maravilhados com uma música da grande Aretha Franklin. É uma questão de presença e sem dúvida que presença é algo que esta casa de banho tem.

Blues para a entrada

Corredores e halls de entrada  por homify

Mesmo a terminar vamos até ao estilo Blues. Uma vez mais e de um ponto de vista pessoal, este é um estilo que remete para as recordações, para as histórias e que nos leva para outros tempos e outras memórias. Neste hall de entrada, que como podemos ver é de área bastante reduzida – o que não afecta em nada o facto de poder ser decorado! – temos a presença de vários objectos, nomeadamente de fotografias, e o que são fotografias? Tal como o Blues, são memórias e recordações. E isto faz-lhe sentido?

Como decoraria dentro de estilo musical as divisões da sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!