Casa à prova de crianças

LuciPais – homify LuciPais – homify
Casa Antiga de 1923, Ricardo Moreno Arquitectos Ricardo Moreno Arquitectos Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Ter uma casa à prova de crianças parece um grande desafio. São os pais de primeira viagem quem vivem as maiores de cabeça. O primeiro passo é ter calma. Ponha-se ao nível dos mais pequenos e olhe à sua volta. Os perigos vão saltar-lhe aos olhos.

Fichas de eletricidade, gavetas com objetos e produtos perigosos, cantos de móveis e de paredes, janelas… A lista parece não ter fim. Ponto número dois: tenha calma outra vez. Enquanto os seus herdeiros crescem vai apercebendo-se dos diferentes perigos que vão surgindo e vai adaptando às necessidades.

Por fim, procure relaxar quando o tema é uma casa à prova de crianças. A verdade é que deve ter cuidados, mas não se esqueça que um NÃO de vez em quando só faz bem. As crianças são inteligentes e vão percebendo as regras da casa.

A bela da escada

Uma escada pode parecer um parque de diversões para os mais novos. São artistas a subir e a descer. Infelizmente, nem todas as quedas correm bem. Por isso, se o seu filho é daquelas que não resiste a vários lances de escadas, o melhor é jogar pelo seguro.

Esta escada, que lhe trazemos através do português Ricardo Moreno Arquitectos, é um encanto e qualquer um de nós gostava de a ter em casa. Os mais pequenos, quando começam a gatinhar, adoram trepar. No mercado, encontra várias sugestões de proteção. Há grades que ficam bem em qualquer lado.

Janelas livres

homify Salas de estar modernas

As janelas são belas e sedutoras, não só para si, como para os mais pequenos que habitam o lar. Os sons da rua, as casas, a paisagem. Tudo isto são também pontos de interesse para os mais pequenos. Tenha em atenção os objetos que tem junto ao vidro, dado que podem servir de trampolim para o exterior.

Opte por afastar tudo o que possa servir de cadeira. A curiosidade pode levar as crianças a procurarem mil e uma soluções. Por vezes, o ideal é ficar afastado para ver a reação. Conheças as técnicas, para depois estar um passo à frente.

Perigos à espreita

homify Cozinhas escandinavas

A cozinha pelos diferentes perigos que apresenta pode ser um dos lugares mais perigosos da casa. Há gavetas com facas, portas que abrem para mundos de detergentes. Até a uma certa idade, não praticamente não se mexem, mas a partir do momento em que começam a gatinhar os perigos estão sempre à espreita.

Pode encontrar nas páginas de internet métodos que ajudam a bloquear gavetas e portas. O ideal é concentrar em algumas os objetos e produtos perigosos, para que não tenha de despender de muito dinheiro. Tenha em atenção também as fichas de eletricidade. Também esse perigo pode ser evitado.

Tentações

homify Varandas, marquises e terraços modernos Acessórios e decoração

Sim, esta varanda é uma bela tentação. O que os seus olhos veem também o dos seus filhos veem. Por isso, o ideal é que tenha proteções na varanda ou terraço. Percorra algumas das ideias dos profissionais da homify e veja quais as que se adaptam ao seu canto.

Uma varanda, nos dias mais quentes e estão tão próximos, é refugio de muita gente. As noites são agradáveis na companhia de familiares e amigos. Tenha em atenção por onde andam as crianças, porque qualquer descuido pode ser fatal.

Cuidado com a piscina

Uma piscina numa casa é o sonho de muita gente, nomeadamente se há crianças e jovens a partilhar o lar. Nunca deixe, sem supervisão, uma criança sozinha junto a uma piscina, lagoa ou tanque. É extremamente perigoso e tudo acontece num abrir e fechar de olhos.

Por vezes, há proteção, ainda assim poderá não ser suficiente. Tenha o cuidado de planear bem a área da piscina, para que não se arrependa mais tarde. Quando se ausentar, nem que seja por breves segundos, leve consigo as crianças.

Brincadeiras a muitos!

homify Quartos de criança escandinavos

Depois de todos os alertas, nada melhor do que criar um espaço para os heróis de palmo e meio. Um cantinho onde podem extravasar as energias e estar perto dos objetos que mais gostam. Até aí deve ter em atenção as peças de mobiliário.

Depois é só brincarem. Aproveite e junte-se à festa. Uma criança só pode ser feliz, se também viver o seu espaço com alegria e entusiasmo. Define a área de acordo com os gostos dos seus mais novos, vai ver que o difícil irá ser tirá-los de lá!

Que cuidados tem na sua casa, para evitar perigos para as crianças?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista