SOUTHERN COMFORT: Casas rústicas por SA&V - SAARANHA&VASCONCELOS

Casa de sonho para as férias!

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

Se é verdade que um bom projeto de arquitectura se reflete, inevitavelmente, na qualidade interior de cada área, também é verdade que um bom design de interiores pode enaltecer algumas características da arquitectura e até mesmo corrigir algumas deficiências. 

Hoje a homify 360º, apresenta-lhe um projeto de desenho de interiores, cuidadosamente desenvolvido de acordo com as exigências e necessidades dos clientes. Intervindo num espaço com alguns anos de história, foi possível adequá-lo às vivências da atualidade, baseando-se precisamente na sua identidade original.

A equipa responsável pela intervenção já aqui foi algumas vezes mencionada e é conhecida por Saaranha & Vasconcelos. Fundado em 1985, em Lisboa, por Carmo Aranha e Rosário Tello, o atelier destaca-se pela criação de soluções criativas e arrojadas ligadas a todo tipo de projetos de interiores.

Venha connosco e descubra como se transforma uma casa alentejana num espaço verdadeiramente acolhedor.

Contexto

Situada no sul de Portugal, o espaço intervencionado apresentava todos as características a tradicional casa alentejana. Numa arquitectura assumidamente horizontal e modesta, o espaço integra-se numa grande propriedade dedicada à caça que lhe conferem uma envolvente paisagística única. Embora o espaço já tivesse sofrido alguma obras de remodelação de interiores, também desenvolvidas por Saaranha & Vasconcelos, foi necessário o desenvolvimento de um trabalho de design de interiores um ano mais tarde.

Projeto

Tal como já foi referido, o projeto de interiores foi inteiramente desenvolvido de acordo com as características e necessidades dos clientes. Deste modo, os espaços foram equipados de forma a dar conforto à família e grande quantidade de convidados que visitam frequentemente o espaço. Além da tentativa de criar ambientes relaxantes, adequados ao convívio, a decoração procurou ainda integrar alguns elementos étnicos capazes de expressar o interesse em viagens por parte dos clientes.

Exteriores

Sendo uma casa dedicada ao convívio entre amigos, numa paisagem fantástica, foi dada uma especial atenção aos espaços exteriores. Criando algumas áreas, todas com características diferentes, desenvolveram-se vários recantos capazes de desfrutar da sua envolvente única, consoante as vontades e estado de espírito dos habitantes. Para criar estas atmosferas acolhedoras, a madeira foi sem dúvida o material de eleição. Embora sempre equilibrada com outras texturas e cores, a predominância deste material garantiu ambientes calorosos e familiares. 

Sala

A sala é, sem dúvida, uma das nossas divisões favoritas. A variedade de cores, materiais e texturas acabaram por criar um conjunto surpreendentemente harmonioso. A qualidade da luz natural ilumina toda a variedade presente no espaço, assumindo-se como elementos unificador. A vista enquadrada pela janela e o quadro escolhido para a mesma parede criam um jogo interessante e quase duvidoso sobre qual será a realidade e qual será a peça de arte.

Cozinha

Não é por acaso que dizem que a cozinha é o coração da casa. Revestida por cores claras e decorada com utensílios de cozinha artesanais, esta área conforma as condições ideais à sua funcionalidade. Seja para cozinhar ou tomar o pequeno almoço, esta divisão prima pela sua atmosfera leve e descontraída, adequada a qualquer altura do dia.

Quartos

Os quartos revelam os mesmos conceitos que informaram a decoração nas restantes divisões. No entanto, nestes espaços o jogo de cores foi equilibrado no sentido de criar uma atmosfera relaxante e indicada ao repouso. Embora hajam alguns apontamentos em tons avermelhados é o verde pastel da parede e a predominância de tons claros e neutros que determina o ambiente final de cada quarto.

Crianças

Tal como não podia faltar numa casa dedicada a uma grande família, habituada a receber convidados, há um quarto especialmente desenhado para acomodar as crianças. Composto por várias camas,  algumas suspensas, conformou-se uma atmosfera divertida e adequada à informalidade do ambiente pretendido. De facto é possível agradar aos adultos e às crianças numa única casa.

Casa de banho

A casa de banho é provavelmente a divisão onde mais se sente o lado contemporâneo do espaço. Embora se tenham integrado materiais rústicos e tradicionais é notória a incorporação de linhas simples e ortogonais confere a esta área uma sofisticação mais do que tradicional ou contemporânea, intemporal.

Interior e exterior

O mais interessante do trabalho desenvolvido ao nível dos interiores é sem dúvida a atenção às necessidades reais do cliente. Além das exigências programáticas, o projeto baseou-se na identidade do lugar, convidando o Alentejo a entrar na casa e as divisões a abrirem-se à paisagem. Um design de interiores muito bem desenvolvido e ajustado às vivências do espaço.

O que achou do design de interiores? Ficou inspirado?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!