Que peça de arte para cada divisão

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Já aqui falamos na relação entre arte e decoração e também já chegamos à conclusão de que se tratam de coisas bastante diferentes ainda que ambas se possam complementar. É no sentido de uma existir em função da outra – neste caso concreto de determinadas peças de arte existirem em prol da decoração – que lhe trazemos o artigo de hoje. Não temos regras ou dicas para lhe dar, temos antes algumas sugestões que podem fazer sentido no contexto da decoração da sua casa ou não. Na verdade mais do que um artigo informativo, temos um artigo demonstrativo de como usar peças de arte enquanto peças de decoração. Não queremos com isto dizer que as peças passam de obras de arte a elementos decorativos, queremos antes mostrar que a combinação entre ambas pode ter resultados muito interessantes. Demasiadas voltas em torno dos dois conceitos? Não se preocupe, vamos desde já ilustrar a s nossas palavras com exemplos.

Pintura para o hall de entrada

Corredor, hall e escadas  por Ociohogar
Ociohogar

Convivium de Cattelan Italia

Ociohogar

Já se sabe que o hall de entrada é o cartão de visita da nossa casa e que é aqui que é criado o primeiro impacte em quem entra. A decoração desta parte da casa está muitas vezes dependente do espaço que temos, isto é, podemos dar mais asas à nossa imaginação e criar algo com maior visibilidade se tivermos uma área maior. Contudo o exemplo que hoje lhe trazemos vai para além disso, porque a sugestão que lhe mostramos para o hall é uma pintura. Ainda que tenhamos que ter atenção ao tamanho da mesma, uma coisa é certa, é apenas espaço vertical – da parede, claro está! – que é ocupado e o efeito é o pretendido, uma mancha de cor que dá vida ao espaço e boas vindas a quem entra. Neste exemplo temos uma área bastante ampla e um quadro que não é assim tão grande, pois optou-se por usar, para além do quadro, outro tipo de elementos. É uma opção válida e que depende apenas do seu gosto.

Escultura no corredor

Para o seu corredor temos uma outra opção, uma escultura. Claro que num corredor o espaço é sempre mais condicionado e o conceito de escultura pode induzir em erro, por isso para que nos façamos entender resolvemos escolher uma escultura que não é bem uma escultura, mas antes um objecto tridimensional – tal e qual com uma escultura – que adorna a parede. Em linguagem artística contemporânea chamaríamos talvez uma instalação, mas denominações à parte o eu lhe queremos dizer com tudo isto é que apesar de o espaço não ser o mais desafogado, podemos ser arrojados e usar objectos que à partida não seriam expectáveis, como a estrutura com luzes que vemos na imagem. Já sabemos que quase tudo é possível, só precisamos de saber como fazer.

Instalação na sala de estar

Casa em Sao Francisco - Potrero Hill: Salas de estar ecléticas por Antonio Martins Interior Design Inc
Antonio Martins Interior Design Inc

Casa em Sao Francisco – Potrero Hill

Antonio Martins Interior Design Inc

Para a sua sala de estar propomos uma instalação de esculturas – não se deixe confundir pelo exemplo anterior que é bastante diferente deste! – que dão sem dúvida um toque muito artsy ao espaço. A verdade é que aqui a instalação apresentada ganha toda esta dimensão, precisamente por ser uma instalação e não apenas uma peça única. A forma como elas estão dispostas na parede e o próprio dispositivo em que se encontram apoiadas fazem com que no seu conjunto resultem muito bem. Consideramos este o exemplo perfeito de como arte e decoração podem coexistir de forma perfeita.

Fotografia na casa de banho

Casa em Sao Francisco - Potrero Hill: Casas de banho ecléticas por Antonio Martins Interior Design Inc
Antonio Martins Interior Design Inc

Casa em Sao Francisco – Potrero Hill

Antonio Martins Interior Design Inc

A nossa casa de banho pode ser decorada como outra qualquer divisão e por essa razão trouxemos-lhe um exemplo de uma fotografia na casa de banho, porque não? As fotografias – e ainda que estas possam ser consideradas peças de arte, ou não – são acessórios muito populares dentro do contexto decorativo e a verdade é que acabam por estar sempre bem e por dar não só um toque ao nível estético como também ao nível emocional – normalmente as fotografias que escolhemos para determinado local têm consigo uma carga simbólica – o que irá acentuar ainda mais a sua presença no espaço. Somos completamente a favor de fotografias usadas com um fim decorativo, se é dos raros exemplos que não tem nenhuma fotografia exposta em casa, experimente, vai ver que vai gostar.

Poster na sala de jantar

Espaço luz: Salas de jantar modernas por Espaço luz Lda.
Espaço luz Lda.

Espaço luz

Espaço luz Lda.

Para a sala de jantar a proposto é um poster. Já lhe tinha ocorrido? E porque não? No fundo o resultado é muito semelhante ao de um quadro – apesar de na prática se tratarem de coisas totalmente distintas. Um poster, que é como quem diz uma impressão de alta qualidade em papel, deve ser tratada com igual cuidado e atenção e por isso mesmo, aconselhamos o uso de uma moldura e provavelmente de um vidro para que a obra esteja protegida dos agentes exteriores. No exemplo, o poster mostra uma imagem abstracta onde o preto e o branco têm papel de destaque. No contexto da decoração em volta, diríamos nós, que não poderia fazer mais sentido.

Serigrafia para o escritório

Por fim gostaríamos de lhe propor uma serigrafia para o escritório. Porque este espaço não tem de ser assim tão sério, arranje uma serigrafia divertida, com uma mensagem humorística que lhe desperte um sentimento de bem estar. Tal como referimos acima, não se esqueça de lhe arranjar uma moldura que faça justiça à mesma e coloque-a – ou coloque-as, como vemos pelo exemplo este espaço tem mais do que uma! – onde mais gostar e terá um escritório inspirador, onde será um prazer trabalhar. 

Gostou do artigo?! Converse connosco!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!