Acrescente natureza à sua casa

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Mais ou menos, todos gostamos de estar em contacto com a natureza. Tem um pouco que ver com aquela ideia de passarmos tempo lá fora, já que na verdade é lá fora que se passa quase tudo. Na verdade trazermos um pouco de exterior para dentro de nossa casa não é nada complicado, bem pelo contrário. No dias que correm cada vez mais se tenta potenciar esta comunhão entre casa e natureza, precisamente porque enquanto seres humanos temos essa necessidade. As plantas são por excelência o elemento que mais nos remete para o exterior e aquele que mais facilmente podemos cuidar. Não será nova para si a paixão que aqui na homify nutrimos por estes maravilhosos seres verdes que podemos ter em casa e por isso mesmo, com a primavera aí à porta achámos que gostaria de ter umas ideias novas no que diz respeito a acrescentar um pouco de natureza ao seu lar. Quer respirar mais verde no conforto da sua casa? Então este artigo é, definitivamente, para si!

Verde – use plantas em sua casa

Quando pensamos em natureza, pensamos imediatamente em verde, em espaços onde é mais fácil respirar pois ar parece mais puro. Assim sendo não poderia fazer mais sentido começar pelo uso das plantas em sua casa. Nada nos poderá fazer sentir tão em contacto com a natureza do que as plantas. Precisamente por esta razão, deve usá-las da melhor forma possível, ou seja, o importante aqui não é encher a casa de plantas, mas antes usá-las no sítio certo e de forma a que estas acrescentem algo ao espaço. No exemplo que lhe damos o uso da das plantas é feito com extrema mestria. Assim num primeiro olhar detectamos imediatamente três plantas, e agora pode dizer-nos mas três plantas, não é nada de especial, e sim, teremos de lhe dizer que é de resto bastante recorrente, agora pedimos-lhe que olhe para as plantas e para o sítio onde foram colocadas. É precisamente isso que faz toda a diferença. Estamos perante plantas de grande dimensão que foram estrategicamente colocadas em lugares onde a luz existe em abundância. O segredo reside aqui, onde coloca-las para que elas acrescentem um pedaço de natureza.

Sol – não o esconda com a mobília

O Sol é sem dúvida vida. A sua luz e o seu calor são suficientes para tornar os nossos dias muito mais agradáveis e para nos fazer sentir mais em paz e mais felizes. Pelo facto de ser algo tão importante para as nossas vidas há que tirar todo o partido dele, como diz o velho ditado, o sol quando nasce é para todos. Assim a primeira coisa que temos para lhe dizer em relação a esta preciosidade é que nunca, em momento algum, o esconda com a mobília. Tente ao máximo deixar as janelas de sua casa livres para que este possa entrar e iluminar todo o espaço. Se por razões de privacidade precisar de usar cortinas, não há problema absolutamente nenhum, desde que escolha tecidos claros e leves. Deixe o sol entrar na sua casa e na sua vida!

Vento – como criar correntes de ar em casa

Para que o efeito natureza se continue a fazer sentir, o vento é também muito importante. Salvo em climas muito quentes, temos a nossa resistência em relação ao uso do ar condicionado – se objectivo for termos um ambiente natural em casa – ainda que este seja a solução mais rápida e eficaz, no que diz respeito à refrigeração de qualquer espaço. O que lhe podemos sugerir é que tente criar uma corrente de ar em sua casa, daquelas que quando sentimos passar nas nossas costas, nos fazem querer fechar os olhos e sentir. Pelo uso da mobília que podem criar alguns corredores de ar e com as janelas certas abertas, vai ver que não é assim tão difícil.

Madeira – use mobiliário deste material

Volume funcional da Cozinha: Cozinhas minimalistas por Varq.
Varq.

Volume funcional da Cozinha

Varq.

A madeira é por natureza um material que nos remete para espaços exteriores. Por isto mesmo, deve apostar fortemente em tê-lo dentro de sua casa. Qualquer que seja a divisão escolhida, a madeira pode estar sempre presente e as formas como pode usá-la são mais do que muitas. Neste caso escolhemos uma cozinha cuja cor da madeira é muito clarinha e não podia realçar mais o espaço desta divisão. Um exemplo de extrema elegância que nos mantém com um pé fora de casa.

Calor – use lenha

Dentro da mesma lógica da refrigeração, escrevemos-lhe sobre como aquecer a sua casa, começando por lhe dizer precisamente que não use ar condicionado. Para aquecer naturalmente a sua casa nada melhor do que uma lareira com um bom recuperador de calor. O próprio tipo de aquecimento que daqui emana é diferente e claro, mais natural. Ainda que implique mais algum trabalho – desde ir buscar a lenha até à limpeza da dita lareira – vai valer a pena pois, para além do calor, terá ainda a visão deslumbrante da lenha a arder, encontra algum domingo de inverno mais cozy do que este? 

Solo – faça um jardim interior

Corredores e halls de entrada  por CERVERA SÁNCHEZ ARQUITECTOS
CERVERA SÁNCHEZ ARQUITECTOS

PRIMER ESPACIO ABIERTO PARA LA VENTILACIÓN E ILUMINACIÓN NATURAL

CERVERA SÁNCHEZ ARQUITECTOS

Se tiver espaço suficiente em sua casa, não hesitamos em dizer-lhe para que dê vida a um jardim interior, este é no verdadeiro sentido da palavra um pedaço de natureza dento do nosso lar. A questão do espaço é importante e dizemos-lhe com a maior frontalidade que se não tiver área suficiente, mais vale optar por um conjunto de vasos com plantas e flores de que goste. Se como no exemplo que vemos na imagem, tiver um recanto que possa transformar num jardim, vá em frente, o resultado é simplesmente fantástico.

Água – arranje um aquário

Corredores e halls de entrada  por Aquarium Services
Aquarium Services

1500 litre bespoke through wall aquarium in a Surrey home

Aquarium Services

Por fim, para os amantes da água, um aquário é sempre uma opção certa. Para além do lado natural que um aquário apresenta, há algo de fascinante neste objectos que ao nível estético – e portanto decorativo – tem um efeito único na nossa casa. O azul, os peixes em movimento, as rochas, as bolhas de ar, são tudo elementos que nos fazem vidrar por tempo indefinido. Sem dúvida um grande sim! no que diz respeito a aquários dentro de casa!

Gostou do nosso artigo? Partilhe a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!