Casas de banho minimalistas por m12 architettura design

Interiores modernos: janelas amplas e espaços multifuncionais!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

No dicionário a palavra moderno significa atual, algo que está dentro dos padrões e gostos da época, algo que se inclua numa tendência recente. Por isso todos os dias ouvimos e lemos a palavra moderno. Mas quando toca a arquitetura e interiores será que sabemos exatamente o que isso significa?

Os interiores modernos devem permitir e estimular o estilo de vida atual. Devem ser práticos para facilitar uma vida ativa, mas também divertidos e socializantes ao máximo. A vida dos nossos dias é agitada, cheia de mil e uma tarefas para realizar ao mesmo tempo mas isso não pode ser um fator de isolamento! Os espaços devem ser planeados de forma a permitir a realização de duas ou mais funções simultaneamente para libertar os habitantes das limitações das paredes, deixando-os livres para comunicar, e para contactar com o exterior.

Por outro lado trabalhos intensos e carreiras preenchidas fazem imposições a todos os níveis, estipulando vestuário, comportamentos e horários, pelo que, mais do que nunca a casa deve funcionar como um refúgio, o sítio para onde se quer regressar assim que possível.

Há quem veja os interiores modernos como duros, frios e impessoais. Nós vemo-los como multifuncionais, abertos, e promotores de estilos de vida saudável, seja passando mais tempo no exterior, ou convivendo com os amigos no interior!

Neste artigo trazemos-lhe seis sugestões de espaços representativos do estilo moderno, tanto na arquitetura como na decoração, para que se possa inspirar e recriar em sua casa. Vai ver que sem dar por isso vai começar a ser muito mais feliz!

Encontre uma casa isolada com um jardinzinho

Casa AVR - Ovar : Casas modernas por ARKHY PHOTO
ARKHY PHOTO

Casa AVR – Ovar

ARKHY PHOTO

Ter uma casa isolada, no sentido de não estar encostada a qualquer outra casa, com espaço exterior, é talvez o sonho mais comum a quem pretende adquirir ou mesmo alugar uma casa. Se já é o feliz proprietário de uma casa deste género parabéns. Se não é faça disso o seu objetivo. Estas casas têm o espaço necessário para fazer feliz uma família em crescimento ou já estabelecida. Tem espaço para para cada um dos membros da família, mas não em demasia quando as crianças crescem e se vão. Uma moradia pequena com um pequeno espaço de jardim é, na nossa opinião o melhor início para obter a sua casa moderna de sonho.

Se puder, certifique-se de que escolhe a casa que mais se ajusta ao seu gosto, com muito espaço para socialização, jardinagem ao ar livre e outras atividades. Tente também escolher uma casa com valorização no futuro, cuja área que vai aumentar em valor de propriedade, em vez de diminuir. Esta parte é a mais importante e complicada, e vai com certeza exigir a maioria das pesquisas.

Faça um espaço sem barreiras

Salas de estar rústicas por Egue y Seta

As divisões open space não são um conceito novo, mas são cada vez mais atuais! É comum pensar que casas com área bem grandes não precisam de espaços em open space, que quanto maior for a sua casa, menos vai sentir necessidade deste conceito de espaço aberto. Mas nos espaços modernos isso não é uma necessidade, é uma tendência e um estilo de vida! Originalmente usado para fazer pequenos espaços parecem maiores, agora os proprietários e designers perceberam que o conceito de espaço aberto promove um estilo de vida mais aberto, amplo e saudável, tornando tudo dentro de sua casa visível e acessível.

Como pode ver no espaço da fotografia acima é possível criar áreas separadas, mesmo dentro de um espaço de conceito aberto! Claro que vai precisar de ser mais criativo com o arranjo e disposição de móveis e decoração, porque esta é uma das melhores maneiras de estabelecer as diferentes áreas e ligá-las às diferentes funções. Mas há outras, como usar pavimentos diferentes, cores diferentes no chão ou no teto, e isso estimula a sua originalidade.

Nesta área de estar em plano aberto pode ver claramente a diferença entre a área de estar, sala de jantar e a cozinha na parte de trás!

Espaço aberto multifuncional para cozinhar

Já muito escrevemos sobre a importância da cozinha numa casa. Ela é o centro nevrálgico de qualquer casa, não apenas das modernas. Afinal é fundamental por motivos de sobrevivência, a não ser que seja tão moderno que prefira dispensá-la… E mesmo esse é um conceito desatualizado. Hoje em dia a tendência é cozinhar, no dia-a-dia, preparar as refeições de forma mais saudável e adequada, mas também cozinhar como forma de receber amigos e família para conviver.

Fazendo este espaço multifuncional e aberto irá tornar sua vida muito mais fácil! A cozinha da imagem é um exemplo maravilhoso de uma cozinha em open space.

A bancada em ilha é grande na medida certa, ótima para preparar os alimentos e fácil de limpar, porque não há tempo a perder! A cozinha tem acesso direto ao exterior por uma ampla porta envidraçada e como tal tem uma fonte abundante de luz natural Nesta cozinha pode-se cozinhar e conviver no interior, mas também no exterior. A porta para o exterior proporciona uma linha direta de acesso entre a cozinha e pátio/quintal, permitindo que se vão buscar ervas aromáticas, legumes ou frutas, ou servir e falar com os convidados sentados do lado de fora! Uma cozinha fabulosa projetada pelo gabinete Santiago | Interior Design Studio de Lisboa.

Espaço aberto multifuncional para as refeições

É um facto incontornável que o ser humano desfruta do ato de se alimentar, e que por isso uma parte importante da sua socialização se centra desde há milénio à volta do ato de recolher e preparar os alimentos. Nada diz mais de um anfitrião do que a refeição que preparou e a forma como a serviu.

E no que toca ao conceito de plano aberto funciona perfeitamente no que toca à hora de comer. Um espaço multifuncional e aberto vocacionado para as refeições permite que tudo esteja acessível, disponível, limpo e organizado.

A sala de jantar da imagem é um exemplo perfeito que exemplifica muito bem este conceito. É um espaço amplo e desafogado com mobiliário simples mas muito elegante que permite uma convivência sem barreiras e com muito conforto. As imensas portas/portas de vidro deslizantes tornam-no totalmente aberto para o exterior, permitindo pausas ao ar fresco ou verificar os alimentos na grelha.

A melhor parte deste espaço? Uma vez a refeição terminada podem sempre continuar a conviver nos sofás ou sair diretamente para o exterior, para uma noite de verão relaxante e agradável. É a beleza de ligar o interior e exterior da sua casa!

Espaço aberto multifuncional para conversar e conviver

Adora receber os amigos? É um anfitrião por natureza? Então precisa urgentemente de um espaço aberto e multifuncional para o fazer! Quer seja numa reunião formal com o chefe ou os colegas de trabalho, ou a receber os amigos num serão de fim de semana o espaço de convívio é extremamente importante. Sofás intermináveis com espaço para toda a gente se acomodar, uma mesa de apoio para jogos de tabuleiros ou para os aperitivos e equipamento para uma noite de cinema ou um bom jogo de consola, e estão reunidos os ingredientes perfeitos para uma noite inesquecível. Tudo com amplitude suficiente para que não haja atropelos ou faltas de ar. Se o seu open space inclui a cozinha ou a sala de jantar e as dimensões não são tão generosas experimente mesas de extensão e cadeiras de dobrar. Pode sempre retirá-las para haver mais espaço e voltar a colocá-las depois!

Crie uma estreita ligação entre o open space interior e o exterior

Finalmente, uma característica importantíssima dos espaços modernos: – A ligação entre o exterior e o interior. Os arquitetos atualmente valorizam o estilo que escolhemos para viver e a forma como o queremos fazer. E se este incluir muita luz natural, alimentos mais frescos, mais socialização e um retorno à nossa conexão original com a natureza, é nisso que vão apostar!

Mas se o leitor ainda não foi abençoado com um espaço como o da imagem, não desespere mesmo assim é possível modernizar o seu espaço e estabelecer essa importante ligação com o exterior! Aposte em elementos naturais e em cores de terra para a decoração de sua casa. Desimpeça os espaços, torne-se minimalista. escolha cortinas claras e deixe a luz entrar… E se for verão e estiver calor, abra as janelas e coloque a mobília por perto e de preferência direcionada para elas. Vai sentir a ligação com a brisa suave do entardecer e sonhar que está no campo.

Quer conhecer um fantástico projeto em open space português? Então leia o artigo ’Open Space – um fantástico projecto português’!

CasadaLila: Cozinhas minimalistas por studioarte
studioarte

CasadaLila

studioarte
Ter uma casa moderna mudou a sua vida? Conte-nos como foi!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!