60 m², 100 ideias: uma boa casa, mesmo para os exigentes

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A homify percorre o mundo em busca dos melhores projectos.Hoje, vamos à Polónia descobrir um pequeno apartamento onde cada espaço foi aproveitado ao máximo. Diríamos que se trata de um projecto jovial e dinâmico cuja execução não carece de um orçamento demasiado elevado. A principal característica é o branco total que liga os espaços e os torna luminosos em contraste com elementos mais cálidos como o tijolo aparente em algumas paredes.

Vamos descobrir este apartamento pela Minimoo Architektura Wnetrz.

Uma primeira impressão

A primeira impressão que temos deste apartamento é muito positiva. Vemos uma área de estudo bem equipada que se abre para o quarto que se separa da mesma com cortinas brancas. As cores neutras e os contrastes enfatizam a limpeza e a delicadeza das linhas do projecto.

A solução das cortinas e a generosa prateleira

Para não destituir o apartamento de luz e para usufruir de cada centímetro, optou-se pela fantástica solução da cortina a resguardar a cama, uma solução mais funcional se comparada com a existência de uma parede que limita em definitivo o espaço, tornando-o mais claustrofóbico. Do lado esquerdo, aproveitou-se a altura das paredes para a inserção de estantes, muito úteis para arrumação que, num espaço pequeno, tende a escassear.

Continuidade

A partir desta perspectiva, podemos ver como a zona do quarto e do escritório se unem à área social da casa composta pela cozinha e pela zona de estar e de refeições.

Cozinha

O layout de plano aberto garante ao apartamento uma boa ventilação, muita luz e amplitude. O mobiliário branco e brilhante da cozinha vem reforçar essa sensação de arejamento e modernidade. As superfícies brancas dos armários facilitam a limpeza dos mesmos. A contrastar com a brancura marmórea do espaço, encontramos uma parede de tijolo de laivos mais industriais.

Sala de estar e de jantar

O mobiliário é simples e reduz-se ao essencial. Como tantas vezes repetimos, “menos é mais”. Assim é neste projecto. Porém, há uma peça que se destaca. Sabe a qual nos referimos, não sabe? O imponente candeeiro preto suspenso sobre a mesa branca de jantar é o protagonista deste ambiente moderno.

Tijolo

A parede de tijolo a que já nos referimos define a área da televisão e, ao mesmo tempo, a entrada. A cor viva e quente do tijolo quebra o domínio do branco e introduz um elemento de grande interesse na percepção geral do espaço.

Quarto

O tijolo volta a aparecer na parede que serve de fundo à cabeceira da cama, criando um efeito visual magnífico. Este toque industrial não contradiz a estética escandinava dos móveis e das cores, lembrando-nos, mais uma vez, do quão importante é ousar na decoração para a elevar.

Um projecto interessante, ideal para começar a vida adulta. O que achou deste projecto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!