7 ideias vintage de interiores para voltarmos aos anos 70!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

É impossível falarmos dos anos 70 sem que a nossa mente não vá directamente para as bolas de espelhos da disco, as calças à boca de sino e de toda a vida apresentada através de cores e acessórios! O rock transforma-se em rock progressivo e é a altura em que surgem grandes bandas que ainda hoje participam de alguma forma o que se faz por aí. Foi uma década muito rica e onde as mentalidades foram mudando ou continuaram a mudar, influenciadas pela década anterior. E isso também passou para a decoração de interiores.

O grande mote desta época era tudo junto e misturado, conferindo aos espaços ambientes kitsch. As estantes eram de uso obrigatório, funcionando quase como pequenos altares da família, onde eram colocados a televisão, o aparelho de som mil-em-um e elementos decorativos. Podendo seguir uma vertente mais moderna (com móveis de plástico e acrílico) ou mais hippie (com grandes almofadões indianos no chão e móveis de vime), havia coisas mais ou menos comuns a todas as casas: chão alcatifado e azulejos bem coloridos e berrantes quer na casa de banho, quer na cozinha. Foi uma altura de vida, de revolução e talvez por isso apeteça tanto lá voltar – pelo menos pelas coisas boas de que dali vieram! E é por isso mesmo que hoje o nosso artigo se dedica a dar-lhe ideias e dicas para reviver todo este estilo dentro da sua casa. Se é um amante desta época, fique connosco e veja o que temos para lhe sugerir para dar aquele toque seventies à sua casa!

Definir o estilo

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de estar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento Saldanha_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Ritmo vibrante da dance music, o uso e abuso das cores fortes e a presença dos padrões psicadélicas – esta é talvez um resumo aceitável do estilo dos anos 70. Cores fortes, cores contrastantes e cores misturadas em estampas – quanto mais vivo, melhor! Dentro de casa, o look de discoteca era um máximo, dando-se primazia a espelhos, sofás tubulares cromados ou de couro preto, sem nunca esquecer os móveis laminados de cozinha cor de laranja. Por falar em laranja, é impossível não viajarmos no tempo quando vemos azulejos laranja e castanho, combinação típica desta época, a que hoje chamamos retro e que volta a estar super em voga! Havia ainda lugar para os naperons de crochet em cima dos tampos de qualquer móvel, o que dava um ar familiar às divisões. Mas é demasiado complexo falar deste estilo de um modo global, por isso resolvemos facilitar-lhe a vida e dividi-lo em diversos tópicos, para que possa ver o que pode fazer em cada divisão da sua casa.

Cozinha

Moradia: Cozinhas modernas por Maqet
Maqet

Moradia

Maqet

Para a cozinha, apresentamos-lhe aqui apenas o pormenor delicioso dos pratos coloridos fixados na parede. Olhando para o chão, pode ver junto da bancada um pavimento com um padrão super retro. Veja como uma cozinha moderna passa logo a ter um ar muito mais vintage com esta decoração! No entanto, se quiser levar mais à frente a sua ideia dos anos 70, arrisque e troque os móveis por móveis laminados de uma cor forte que goste (tal como dissemos anteriormente, o laranja era muito bem aceite, mas pode virar-se para o amarelo, azulão, vermelho… ) ou então alterar alguns azulejos do revestimento das paredes (aqui sugerimos que mantenha os móveis num tom mais sóbrio como o castanho se quiser aplicar azulejos de padrões fortes nas paredes). Consegue também dar esse toque com a aquisição de electrodomésticos com ar vintage.

Sala de estar

Na sala de estar, o mais fácil e directo é ter dois elementos de extrema importância e que farão toda a diferença: um sofá de acordo com a época (cromado, tubular, acrílico… o que preferir) e com cores fortes. Se achar que os estampados podem vir a ser demais para si, opte por uma cor lisa que satisfaça as exigências do estilo. O segundo elemento, é uma estante ou prateleiras onde possa expor fotografias, bibelots, a sua televisão e a sua aparelhagem – tal como vimos anteriormente, tudo elementos importantes na definição deste tipo de decoração! No caso de ter escolhido um sofá de cor sólida, pode optar por um tapete estampado com cores fortes ou então quadros que cumpram esse papel de preenchimento da sala e que lhe dê vida. As poltronas também marcam esta época, pelo que podem ser elas as padronizadas – uma vez que são mais pequenas que o sofá, provocam menos ruído visual a quem está presente.

Quarto

Quarto  por homify
homify

Big Flower Motif King Size Quilted Bedspread

homify

Os quartos desta época já apresentavam linhas muito modernas para a época, mais direitas e sempre com a presença de cores fortes. É o ideal para quartos de crianças ou de adolescentes. Também já apareciam os estúdios, com camas embutidas na mobília e que passavam por sofás. Havia muita mobília modular, também. Colchas sempre com flores, riscas ou motivos geométricos! E se ainda não apostou nisso, pode começar a pensar em papel de parede para decorar ainda mais o espaço!

Decoração

No que toca à decoração, e pelo que temos visto até este ponto, as opiniões dividem-se muito facilmente. Temos as coisas que facilmente roçam o foleiro, mas por outro lado há pormenores que continuam a deliciar-nos passados todos estes anos! O importante é ver sempre as coisas com os olhos da sua época. Portanto, voltamos a insistir nas cores e nos padrões, que podem ser aplicados no chão, nas paredes, em quadros, em estofos ou noutros tecidos. Os quadros também podem ajudar neste aspecto (o Andy Warhol pode ser o seu melhor amigo) e se for do seu agrado, tente aquela renda em cima da televisão!

Um toque moderno

E se está com medo de se fartar, aposte em duas ou três peças/pormenores dentro do estilo e tenha o resto mais sóbrio!

DIY

Para os mais afoitos e habilidosos (ou para os que têm orçamentos mais baixos), há sempre a possibilidade de manter a sua decoração actual, adicionando apontamentos únicos, recuperados por si especialmente para si! Veja em lojas e feiras de segunda mão o que pode ser recuperado e dê-lhe uma nova vida, dentro de sua casa!

Qual vai ser o seu primeiro passo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!