Veja como atrair os animais certos para o seu jardim!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Fazer um jardim bonito e saudável pode dar muito trabalho – mas o que custa mesmo é mantê-lo assim! Fazer com que as suas plantas se mantenham cheias de vida e com as cores adequadas pode dar cabo da cabeça de qualquer jardineiro inexperiente com pouco know how acerca dos complexos da arte da jardinagem – e é por isso mesmo que hoje vamos falar de um grande truque que lhe facilitará a vida: a presença de animais no seu jardim!

Bem sabemos que muitas espécies são verdadeiras pragas, mas lembre-se que a Natureza tem leis perfeitas (ou muito perto disso) e que por isso mesmo há outros animais que o ajudarão nessa difícil tarefa que é manter um jardim bonito e harmonioso. Desde abelhas a joaninhas, passando por pássaros e até alguns lagartos, no artigo de hoje verá como atrair as espécies benéficas para o seu jardim e o que cada uma delas pode fazer por si. Não lhe resolverão todos os seus problemas, é certo, mas serão uma ajuda preciosa para que obtenha os resultados desejados! Posto isto, vamos começar!

Pragas x benéficos: que espécies são o quê?

Espaço Exterior: Jardins clássicos por Belgas Constrói Lda
Belgas Constrói Lda

Espaço Exterior

Belgas Constrói Lda

Comecemos então por definir que espécies são uma benéficas no seu jardim e que espécies cuja presença deve tentar evitar ao máximo. Do ponto de vista de prejuízo para as suas plantas, temos uma pequena lista que deverá ter presente: lagartas, pulgões e cochonilhas, lesmas e caracóis, moscas e mosquitos e fungos. Com o tempo e com o aparecimento destas espécies, vai ganhar mais conhecimento acerca delas e aprenderá a melhor forma de as combater. Mas lembra-se de lhe termos dito como a Natureza tem regras quase perfeitas? Pois bem: para grandes males, grandes remédios e por isso verá como determinadas espécies de que falaremos mais à frente são perfeitas para manter estes pequenos invasores afastados do seu jardim!

Cultive plantas que atraiam abelhas…

Casa na Ajuda: Jardins mediterrânicos por EXTRASTUDIO
EXTRASTUDIO

Casa na Ajuda

EXTRASTUDIO

As abelhas são mundialmente conhecidas por serem produtoras de mel e, por motivos menos bons, pela dor da sua picada. Quando falamos neste insecto, imaginamos logo pequenos bichinhos voadores com listas negras e amarelas no corpo. Mas o que muita gente desconhece é que as abelhas são os principais polinizadores naturais, responsáveis pela reprodução e manutenção de milhares de espécies vegetais – que, sem a sua acção, desapareceriam num abrir e fechar de olhos! São peças-chave no equilíbrio dos ecossistemas, pelo que a sua presença é fundamental em qualquer sítio que queira ter plantas bonitas e saudáveis. Esqueça os traumas de infância que tem com este insecto e deixe que entrem no seu jardim! Serão com certeza uma ajuda ímpar e a custo zero! Uma vez que há vários tipos de abelhas, não se foque apenas numa ou duas espécies de flores; por outro lado, procure ter cultivada uma grande variedade, nomeadamente flores silvestres. Se tiver dúvidas, tenha flores amarelas, brancas, azuis ou roxas, que são cores que atraem bastante este insecto. Também é importante que sejam plantas que floresçam sequencialmente para que o alimento (pólen) não haja em excesso e acabe de repente.

… borboletas…

Jardins mediterrânicos por homify

Quando estiver a construir o seu jardim, dirija-se a um horto ou a alguém especializado e peça sementes de plantas que atraiam borboletas. Para que se fixem num jardim, é necessário que haja plantas com cores vivas e ricas em néctares (principal alimento destes insectos): flores amarelas, laranja, vermelhas, roxas ou rosa são muito populares entre as borboletas! Mas antes disto tudo, procure perceber que tipo de borboletas existe na sua zona, para atrair essas espécies, pois será mais fácil que se mantenham no seu jardim. Através deste passo, descobrirá facilmente que tipo de flores deverá plantar para que seja bem sucedido na atracção deste insecto! Nota mental a reter: as borboletas são animais frágeis, pelo que não gostam de zonas ventosas. Tente manter o seu jardim e as suas plantas protegidas de grandes correntes de ar.

… pássaros e joaninhas!

Lembra-se de lhe termos dito que há males que vêm por bem? Então, é o caso das joaninhas! As joaninhas são insectos que se alimentos de pulgões, pelo que se tiver alguma praga dessas no seu jardim, de certo que quererá ter aquelas manchinhas vermelhas com pintas pretas por perto! Cultive milefólios e rosas para as atrair para o seu jardim! Outra espécie que vai ser muito útil são os pássaros, de um modo geral. E porquê? Porque se alimentam de insectos potencialmente prejudiciais às suas plantações. Para estes bichos, procure perceber os que existem naturalmente na sua zona e de que se alimentam, para poder ir de encontro às suas necessidades alimentares.

Atraia sapos e lagartos para o seu jardim!

Antes de dar um berro de horror ou de achar que não suportará a presença destes animais no seu jardim, faça um exercício de respiração e veja o outro lado da moeda! Os sapos são conhecidos por comerem, com as suas línguas elásticas, moscas e outros insectos que podem prejudicar o seu jardim. Além disso, ajudam a indicar a saúde do espaço. A par com os lagartos, conseguem manter longe certas pragas que só são prejudiciais às suas plantas. Desta maneira, para os cativar, dê-lhes condições de habitabilidade: um pequeno lago bem cuidado ou aproveite a presença de um riacho natural perto de sua casa e deixe ao seu dispor rochas ou recantos que lhes permitam estar à sombra ou apanhar sol.

Retribua da melhor forma

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Mas depois de todo o trabalho que fizeram por e para si, lembre-se de retribuir a estas espécies da melhor forma. Para além das plantas mais indicadas para cada um, disponibilize alimento nas alturas do ano em que a abundância é menor e crie abrigos para os animais. Eles saberão onde são queridos e de onde não quererão sair no ano seguinte!

Preparado para enfrentar o mundo da jardinagem?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!