Casas minimalistas por Casa Meva Estudio

Antes e depois: uma transformação surpreendente

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje, propomos-lhe que deixe voar a imaginação para pensar onde se encontra o limite de cada um na hora de reutilizar, remodelar, ampliar e transformar uma construção já existente e obsoleta. O que se fez a partir da casa degradada que integra este livro de ideias, e que, à primeira vista, parece não ter solução, vai deixá-lo admirado, mas também com a certeza de que com um excelente profissional e com bons recursos, tudo pode acontecer.

Seja qual for a sua situação, depois do exemplo que hoje lhe deixamos, vai ficar sem dúvidas sobre o potencial que cada recanto tem.

Fachada deteriorada

Casas minimalistas por Casa Meva Estudio
Casa Meva Estudio

Antes l Fachada Principal

Casa Meva Estudio

São muitas as circunstâncias que nos levam a querer adquirir uma casa velha. Também é possível herdá-la. Mas, não há como nos preocuparmos. Por muito mau aspecto que tenha, tudo se pode melhorar e, se lhe parece um exagero, então veja como os arquitectos do gabinete Casa Meva remodelaram e ampliaram esta moradia unifamiliar na cidade de La Plata. A mudança é radical.

Uma nova e radiante fachada

Casas minimalistas por Casa Meva Estudio
Casa Meva Estudio

Después l Fachada Principal

Casa Meva Estudio

De velha e deteriorada a moderna e convidativa.

Primeiro, aproveitou-se o espaço vazio do antigo acesso de automóveis para construir um bloco de dois pisos que alberga a garagem no piso inferior e os quartos no piso superior. Este está separado do outro volume contíguo, mais baixo e horizontal, que mais não é que a antiga casa com uma pele envolvente que a cobre e gera uma dupla fachada de acesso para trazer um espaço de transição entre a rua e o interior. Mais atrás, surge outro volume voltado para o jardim e para a piscina. O contraste gerado pelas diferentes proporções é enfatizado pela cor e pela pedra que traz movimento e calidez ao conjunto, fazendo-o parecer maior e mais sofisticado.

Mau estado nas traseiras

Casas minimalistas por Casa Meva Estudio
Casa Meva Estudio

Antes l Fachada Posterior

Casa Meva Estudio

Vemos mais uma imagem da casa em ruínas, desta vez da parte traseira que, embora degradada, tinha potencial para ser modificada e ampliada. As traseiras da casa estão agora irreconhecíveis. Vamos ver como os profissionais partiram daqui para construir o espaço da imagem que se segue.

As traseiras agora

Casas minimalistas por Casa Meva Estudio
Casa Meva Estudio

Después l Fachada Posterior

Casa Meva Estudio

A fachada sombria e solitária da imagem anterior transformou-se por completo. Das paredes existentes, nasceu uma nova casa. Também a fénix renasce das cinzas. Os dois volumes, como já mencionado, cruzam-se transversalmente. O mais baixo e claro, paralelo à rua, é a antiga construção, agora refeita, e abriga dois áreas sociais – as salas -, a cozinha e a casa de banho. Perpendicularmente, a estrutura mais alta e esguia abriga a garagem com cozinha de serviço e zona de apoio à churrasqueira e os quartos, no piso superior. Acrescentou-se, ainda, em frente ao volume mais baixo, um pavimento em deck que, com as espreguiçadeiras, complementa o jardim e a piscina.

Sala de jantar antiga

Salas de jantar minimalistas por Casa Meva Estudio
Casa Meva Estudio

Antes l Comedor

Casa Meva Estudio

A sala estava obsoleta. Tectos escuros, iluminação artificial inexistente, móveis pesados e decoração escassa e pouco apelativa. Como passar de um ambiente deprimente para um luminoso e moderno?

Ambientes integrados, luminosos e confortáveis

Salas de jantar minimalistas por Casa Meva Estudio
Casa Meva Estudio

Despues l Comedor

Casa Meva Estudio

Neste projecto, os arquitectos optaram por demolir uma parede, abrindo visualmente os ambientes. As paredes devidamente recuperadas foram pintadas em branco e as vigas desapareceram para dar lugar a um tecto com sancas e luzes indirectas incorporadas. Repare na forma subtil como se dividiu a sala de jantar da cozinha. Em vez de uma parede ou de deixar o espaço completamente em aberto, optou-se pela colocação de traves de madeira que demarcam as áreas, mas, ao mesmo tempo, garantem a comunicação entre ambas. Uma ideia criativa e moderna que pode reproduzir em sua casa. Em termos de paleta cromática, prevalece o branco e o bege.

Uma imagem vale mais do que mil palavras

Casas minimalistas por Casa Meva Estudio
Casa Meva Estudio

Después l Fachada Posterior

Casa Meva Estudio

Este é, sem dúvida, um projecto cativante, sobretudo se tivermos em conta o ponto de partida. Talvez esta transformação o inspire para recuperar a sua casa. Não garantimos que seja um processo fácil ou económico, mas pode fazê-lo por etapas e, no fim, acabará com uma casa valorizada o que só lhe trará benefícios quer fique com ela, quer a decida vender. Para evitar cometer erros que podem atrasar o trabalho ou simplesmente não obter o resultado esperado, é essencial ter a ajuda de um arquitecto e um construtor de confiança. Depois, é só usufruir de um cenário tão bonito e agradável quanto o da imagem!

O que achou deste "antes e depois"? Avalie este projecto de 0 a 10! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!