Seis ideias para jardim que nunca lhe ocorreram

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

jardim é um dos espaços da casa do qual mais nos podemos orgulhar. É lá que podemos plantar as nossas flores preferidas, criar uma pequena horta de ervas aromáticas e organizar uma zona de convívio para recebermos os nossos amigos e família. Porém, para usufruirmos dele em pleno, temos que ser pacientes e diligentes. Esta área dá trabalho a manter, trabalho esse que vem desde o seu projecto, configuração e construção. Lembre-se que o espaço é sempre permeável a alterações e as possibilidades para ele são muitas. Para quebrar a monotonia, deixamos-lhe seis ideias no sentido de introduzir no seu jardim uma lufada de ar fresco. Veja quais são.

As miniaturas

Nem todos os jardins são como o jardim de Versailles. Sobretudo no meio da cidade, os espaços tendem a ser limitados. Nesse caso, se escolher elementos decorativos com um tamanho mais reduzido, fará com o que o espaço de que dispõe fique desimpedido e tudo ganhe maior destaque. Pode aproveitar objectos de cerâmica, pequenos vasos por aqui e por ali, lanternas ou suportes de vela ou outros ornamentos que sugiram esse gosto pelo detalhe.

Um caminho a atravessar o jardim

Abrir um caminho por entre a relva é uma forma de a preservar e de a tornar mais funcional o seu espaço exterior. Desta forma, poderá circular sem se sujar e sem pisar a relva, deixando-a quebrada e inestética. Para além disso, é uma adição elegante que nos convida a passear por entre flores e plantas até, quem sabe, chegar à piscina ou a uma área de lazer com mesa, cadeiras e sofá. A pedra e a madeira são bons materiais para o efeito.

Mostre o seu espírito aventureiro

  por Woolly Pocket
Woolly Pocket

SmogShoppe

Woolly Pocket

Faça crescer a decoração do seu jardim cobrindo os muros e paredes com vários tipos de espécies vegetais. Deixe a sua imaginação voar e escolha as plantas mais adequadas para trepar paredes. Também pode optar por suspender um conjunto de vasos em jeito de jardim vertical. Escolha espécies que se harmonizem entre elas e que não cresçam em demasia. Desta forma, tem uma opção orgânica a ocultar a dureza dos muros. Afinal de contas, o jardim é vida e cor.

Mantenha a simetria

Jardins modernos por Terra
Terra

Jardin de Flores

Terra

Respeitar a geometria das formas e atribuir a cada espécie um determinado lugar no jardim mantém a simetria de todo o conjunto. Esta é a melhor forma de preservar a beleza de todas as espécies integrantes no jardim. Cada planta, erva ou conjunto de flores tem o seu espaço e nenhuma ofusca as demais. O trabalho de organizar assim um jardim recompensará quando, na Primavera, as plantas começarem a despontar.

Jogar com o espaço

Se tem espaço suficiente, aproveite para instalar um recanto de lazer, decorado a seu gosto, onde possa passar agradáveis tardes de Verão na companhia dos seus amigos e família. No espaço da imagem, por exemplo, um simples recanto foi suficiente para se inserir uma zona de estar confortável devidamente almofadada.

Aproveite o desenho natural

Não gostar de jardinagem não implica que tenha que renunciar à possibilidade de ter um jardim. Pode procurar espécies que não requeiram manutenção permanente e deixá-las desenvolver de forma natural, assim como aproveitar as espécies locais que se adaptem facilmente ao contexto.

Inspire-se neste projecto do gabinete Riscos & Atitudes, Lda.

Tem um jardim pequeno? Vai pôr em prática alguma das nossas ideias? Deixe-nos o seu comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!