Ideias inteligentes para decorar uma cozinha estreita

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Bem-vindos ao mundo moderno e realista! Sem dúvida que hoje abordamos neste artigo um dilema bem presente na sua casa – o de uma cozinha estreita. Deixa-se para trás as cozinhas calorosas, grandes e familiares e enfrenta-se esta realidade de falta de espaço, uma situação corrente em muitos apartamentos, de modo a poupar espaço, em busca de criar mais divisões. 

Mas tendo em conta que esta é a vossa casa e que o intuito final é estar bem, confortável e com uma decoração digna do vosso gosto, é importante enfrentar o dilema. Aqui na  homify, não há problema que não tenha solução, mesmo quando falamos em cozinhas estreitas. Primeiro é preciso inspiração, segundo deve existir vontade da vossa parte em querer mudar, terceiro é importante acreditar que é possível criar milagres com um bom design e quarto é agir!

E neste artigo, temos todos os ingredientes necessários: inspirações, dicas, soluções, transmitimos força, referências para que faça da sua estreita cozinha um espaço apetecível. Vai ver que se cumprir com estas regras básicas a sua cozinha tornar-se-á mais rentável e até parecerá maior. Agora só lhe resta a desenvolver o projeto na sua cozinha. 

Menos é mais

Salas de estar mediterrânicas por Bloomint design
Bloomint design

HOTEL CAL REIET – GUEST HOUSES

Bloomint design

Um termo que anda sempre connosco e que não nos cansamos de repetir é o famoso lema de que – menos é mais, nomeadamente quando falamos num espaço pequeno. Quanto mais enchermos as bancadas, as paredes e um pouco tudo à volta, mais ficaremos com um sentimento de claustrofobia e o próprio local tornar-se-á (ainda) mais pequeno. Não há espaço para entrar luz, não há espaço para circular, não há espaço para cozinhar, enfim não há espaço para nada. Mas não é isso que queremos, pois não?

Então é imperativo que esteja exposto na vossa cozinha o estrito necessário, quanto mais liberdade der ao espaço, maior ele parecerá, simplesmente porque menos é mais. Reparem como nesta inspiração de cozinha, além de ser estreita é pequena, mas o que se avista por lá são apenas alguns detalhes decorativos, tudo está bastante livre e super atrativo, graças também àquela luminosidade que esbanja pelos recantos. 

Mobilar com cores claras

Sim, cá estamos a falar das cores claras, é que elas são as nossas melhores amigas, quando falamos em espaços restritos. Elas têm o poder de iluminar o espaço, logo de parecerem maiores do que é na realidade. Neste sentido, aposte em cores como o branco, o amarelo, o bege, a azul claro, o cinzento claro ou ainda na madeira, também ela clara. Vai ver que a sua cozinha, mesmo dentro do mesmo espaço ganhará vida e outro brilho. De repente, terá a sensação de ter ganho uns metros quadrados. 

No caso de não poder alterar os móveis da vossa cozinha, pode customizar a vossa cozinha. Pode ser com papel autocolante de forma imediata e rápida, mas de modo mais eficaz, será de retirar todas as portas e gavetas fora, lixá-las todas muito bem e pintá-las novamente num tom clarinho. E assim tem uma cozinha nova, e apenas com umas pinceladas. 

Adicionar cor no chão

Mosaic del Sur Portugal: Parede e piso  por MOSAIC DEL SUR
MOSAIC DEL SUR

Mosaic del Sur Portugal

MOSAIC DEL SUR

Se na dica anterior aconselhámos mobilar a sua cozinha com cores claras, neste terceiro ponto sugerimos que dê cor, mas a partir do chão. Dá uma relevância incrível à cozinha estreita, como se o caminho continuasse por ali além. Por outro lado, esta vida vinda do piso, deixa-nos de focar apenas naquele pequeno espaço, para abrir o olhar para outros lados, como se fosse algo que nos distraísse e captasse a atenção. Um contraste interessante entre os móveis claros e o piso colorido da cozinha.

Este pavimento de azulejos portugueses roubou-nos o coração e sabemos que ele irá ficar incrivelmente bem na nossa cozinha estreita.

Prateleiras são melhores do que os móveis

Ok, não quer mudar os móveis da vossa cozinha ou tem ainda um espaço por preencher, então aqui está a solução perfeita. É barata, simples e em dois ou três furos consegue instalar um novo item na sua cozinha, bem mais prático do que uns móveis. As prateleiras são de facto um grande suporte, quer decorativo, quer para arrumar uns itens. 

Lá podem expor uns livros de cozinha, umas louças giríssimas que tem, as especiarias, umas plantas, enfim, cremos que a imagem fala por si. Inspire-se (muito)!

Use toda a altura da parede

Outro aspeto a considerar no desenvolvimento da vossa cozinha estreita, é o de maximizar a altura da parede, isto é, o espaço vertical, aproveitando assim do espaço disponível em toda a parede. Ao comprar a vossa cozinha deve considerar a ideia dos móveis que vão até cima, tal como este exemplo da arquiteta Vanessa Santos Silva. Pode também, incluir prateleiras ou outro tipo de arrumações bem modernas e simples, que sejam práticas para si. Mas tenha cuidado na escolha das novas peças, para não pesarem demasiado no ambiente. Apesar de querer rentabilizar o espaço, não nos podemos esquecer da regra de ouro: menos é mais. 

No caso desta cozinha estreita, as cores e o próprio pavimento valorizam o espaço, além de estar tudo meticulosamente rentabilizados. Ideias para copiar sem sombra de dúvida. 

Escolha uma iluminação correta

E finalmente não poderíamos terminar este artigo especial cozinha estreita, sem dar foco à iluminação. Afinal é o truque infalível, que faz parecer qualquer espaço maior do que realmente parece. Além disso, a luz é fundamental numa cozinha, há que ver corretamente o que cozinhamos, certo?

Então dê ênfase à vossa janela, como escolhendo cortinas claras e transparentes, ou não colocar nada que possa criar uma barreira à luz natural. Depois disponha de luzes artificiais, uma boa iluminação fluorescente, por exemplo, a partir do teto. E outros pontos luminosos inseridos no mobiliário da cozinha, nomeadamente na zona da bancada.

Pondo estas ideias em prática, a sua cozinha que era estreita e pequena parecerá ser esbelte e bela!

É desta que ganha coragem para enfrentar o caminho estreito da sua cozinha? Bora lá dar-lhe a vida que ela merece!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!