Minimalismo sinónimo de bem estar

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Apartamento no Restelo, phdd arquitectos phdd arquitectos Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Hoje mostramos-lhe como o minimalismo pode ser sinónimo de bem estar. Isso mesmo, como espaços simples, de linhas puras e bem luminosos são o essencial e como muitas vezes o essencial é suficiente para criar um espaço agradável para o dia-a-dia. Trata-se da reabilitação de uma moradia no Restelo, uma zona privilegiada em Lisboa. 

A habitação encontrava-se em estado de degradação e a empresa PH.2D Arquitectos teve a cargo a sua reabilitação, tornando um espaço antigo num lar que responde aos requisitos dos dias de hoje, com uma arquitectura moderna e minimalista, depurada e focada no conforto e nas vivências que o próprio espaço proporciona. Conheça neste artigo mais detalhes deste exemplar de arquitectura na capital portuguesa.

Antes

Era um espaço como tantos em Lisboa, num lugar privilegiado e a entrar num estado de degradação e portanto a precisar urgentemente de uma reabilitação. Os arquitectos procuraram respeitar alguns elementos do passado criando um espaço muito moderno a pensar no futuro.

Depois

Antigas linhas tornaram-se elementos de um espaço absolutamente renovado. O minimalismo foi o estilo presente nesta obra onde novas janelas se abriram para que entrasse luz natural para iluminar este espaço simples e branco. O caixilho da janela é algo rústico condizendo com o conceito de reabilitação de toda a casa. O chão é em madeira, característica que provavelmente já estaria patente no espaço em tempos anteriores mas que terá sido recuperada, proporcionando conforto para os mais recentes habitantes. 

Cozinha

Na cozinha as paredes estão revestidas por um material com um aspecto algo tosco que resulta bastante bem na criação de um ambiente bem moderno para este espaço, um tom que não chega a ser muito escuro e por ter variações confere uma dinâmica especial ao espaço. A mobília é branca, bastante simples e muito funcional como os tempos que correm exigem. Repare na opção de colocar uma tábua de madeira associada à bancada mas facilmente removível: esta é uma solução com cada vez mais adeptos, óptima para preparar os seus cozinhados e super fácil de remover para lavar.

Quarto de casal

Um espaço luminoso onde não falta harmonia. A luz entra pela pequena janela e a cor das paredes e mobília faz com que a claridade se mantenha neste espaço dia e noite. Eis um quarto simples que lhe permite descansar e focar nas suas prioridades sejam elas dormir ou trabalhar, por vezes quando nos livramos do excesso de elementos sentimo-nos melhor no nosso espaço. Neste quarto não há excessos, apenas o essencial. Uma cama confortável e ampla, uma janela e um armário amplo para arrumar tudo, com estes elementos apenas se faz um espaço super equilibrado e agradável.

Casa de banho

A casa de banho usa o mesmo tipo de parede tosca presente na cozinha e também aqui funciona na perfeição. Mais uma vez os móveis são em branco e muito funcionais, a arquitectura do espaço permite integrar os vários elementos essenciais para esta casa de banho. 

Duche

A zona de duche é também muito moderna, com uma porta de vidro, uma característica cada vez mais presente em casas de banho e que torna o espaço muito elegante. Confira outras casas de banho muito modernas aqui.

Corredor

O corredor, também de paredes brancas e chão de madeira beneficia de luz natural através de uma elegante janela ao fundo e luz artificial através da lâmpada ao comprido inserida no tecto. Mais uma vez soluções muito contemporâneas que o podem inspirar.

Sala

Na sala, com duas janelas, luz natural não falta e o espaço não seria o mesmo sem este elemento. Sobre o chão de madeira foi colocado um sofá super confortável, com uma parte mais longa que permite ao utilizador esticar-se ao comprido mesmo que mais pessoas estejam a utilizar o sofá. A cor é bastante bonita, não é muito comum em salas mas como vemos resulta na perfeição. Está a pensar comprar um sofá moderno? Saiba aqui tudo sobre esta peça de mobiliário que tem mesmo que ser bem confortável.

Espaço original

Este é um espaço bastante original, ideias simples tornam um espaço minimalista ligeiramente mais complexo não comprometendo o estilo, arquitectura e conforto do espaço. Este ideia é um exemplo disso mesmo, uma adição à parede branca que funciona como uma estante mas não é uma estante ou um armário qualquer, tem um design muito especial, o material e tom são sempre os mesmo, com vários espaços desencontrados, onde apenas diferenças de relevo e sombras por ele causadas são criadores da diferença. Porque um espaço simples não é um espaço simplista.

Gostou?! Deixe o seu comentário...

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista