O fantástico projecto de reabilitação de um apartamento em Lisboa (125 000€)

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Apartamento . Lisboa . Reabilitação . Remodelação . Avenidas Novas, aponto aponto Casas unifamilares Madeira maciça Multicolor
Loading admin actions …

É a Lisboa que hoje vamos para lhe dar a conhecer o fantástico projecto de reabilitação de um apartamento T3. As imagens que compõem este livro de ideias foram geradas em computador. São, porém, muito realistas. O trabalho foi levado a cabo pela aponto., um gabinete de arquitectura, com morada na capital, que procura aliar a criatividade com vista a simplificar o complicado.

A aponto. propõe-se a manter um diálogo permanente com o cliente de modo a aprofundar e a esclarecer as expectativas do mesmo. Os projectos desenvolvidos pelo atelier devem materializar-se em obras economicamente viáveis e concretizadas em pouco tempo, sendo que a equipa multidisciplinar que a aponto. tem à disposição permite que isso aconteça.

Neste apartamento, as marcas de um estilo mais clássico ou, se quisermos, tradicional encontram-se com o conforto, a funcionalidade e as linhas depuradas que caracterizam o estilo moderno. Venha ver como resultou este diálogo entre passado e presente.

1. Sala de estar e sala de jantar

Começamos pelo núcleo social do apartamento que acomoda a sala de estar e a sala de jantar. A decoração é moderna, mas a imagem dá-nos conta da antiguidade do edifício com as janelas clássicas a rasgarem a parede, permitindo à luz natural entrar em generosos fluxos. É muito interessante o contraste entre os elementos que denotam a traça original do prédio e a decoração, a distribuição fluida dos espaços e a abordagem arquitectónica moderna que caracteriza a requalificação.

Na zona de estar, encontramos um sofá com chaise-longue em azul petróleo que vem interromper a preponderância do esquema cromático neutro e sóbrio. Por detrás da televisão, a superfície foi revestida com um papel de parede cujo desenho, um tanto ou quanto abstracto, nos remete a um cenário natural.

Em primeiro plano, está a zona de refeições com uma mesa sobre a qual desembocam dois candeeiros que emprestam funcionalidade e intimismo ao ambiente. As soluções de iluminação diferentes consubstanciam um dos pontos fortes deste projecto.

2. Cozinha

A cozinha é adjacente ao núcleo social. Apesar de não se abrir directamente para o mesmo, também não está totalmente fechada. Os arquitectos optaram por um ripado de madeira para circunscrever o espaço sem o fechar totalmente. Este pormenor faz toda a diferença na forma como o apartamento é utilizado. A arquitectura de hoje privilegia uma configuração em que as diferentes zonas, de uma forma ou de outra, respiram e comunicam entre si.

A frente de cozinha é branca e minimalista. A área não é muito ampla, mas está bem aproveitada. Não faltam espaços de arrumação acessíveis e práticos. Os revestimentos em mármore elevam o ambiente. Trata-se, afinal de contas, de um material elegante associado a espaços luxuosos e refinados.

A cozinha tem, no mais, uma ilha que integra uma placa de indução e lava-louça, para além de surgir ladeada por cadeiras altas que permitem que o volume seja utilizado para as refeições informais do dia-a-dia.

3. Suíte

O apartamento tem três quartos, tendo-nos sido apenas disponibilizada a imagem da proposta para a suíte que sobressai pelo diálogo entre o estilo moderno e o retro.

Nesta divisão, voltou-se a recorrer ao papel de parede, desta vez para pôr em evidência a parede que está por detrás da cama. As tonalidades escuras oferecem ao ambiente um toque vintage e são contrabalançadas pelo branco e pelo cinza claro dos têxteis. Os tons mais saturados e os apontamentos acobreados e em madeira são ideais para afiançar o aconchego do quarto, uma divisão onde, inevitavelmente, se procura uma atmosfera envolvente e calorosa.

Em frente à cama, a cómoda prolonga-se até formar uma secretária ou toucador. A parede foi valorizada com uma composição de espelhos redondos de diferentes tamanhos.

4. Planta

Terminamos com a representação gráfica do apartamento que se desenvolve sob o comprido. Por esta razão, as divisões sucedem-se até culminarem numa varanda nas traseiras. Depois da zona social, está a cozinha, os dois quartos e, por fim, a suíte com casa de banho e varanda privativas. Os outros dois quartos e zona social partilham a mesma casa de banho.

Se gostou deste projecto, não deixe de entrar em contacto com a aponto.:

  • Morada: Travessa de São José, 28 – 1200-416 Lisboa, Portugal
  • Contacto telefónico: +351 21 595 857 3
  • Site: https://aponto.eu/
Qual a sua opinião sobre este projecto de reabilitação? De que ambiente da casa mais gostou?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista