Pitoresca decoração de alojamento local de luxo em Lisboa

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Sé - Casa Amarela - Lisboa , EMME Atelier de Interiores EMME Atelier de Interiores
Loading admin actions …

Na baixa de Lisboa, na histórica Rua dos Bacalhoeiros, pertinho da Casa dos Bicos e da Sé, fica um alojamento local muito especial.

A Casa Amarela, ou Casa das Varandas é um prédio muito antigo, datado do séc. XVI, com características arquitectónicas muito interessantes. O prédio foi totalmente recuperado para ser transformado num alojamento local de luxo, e a EMME ATELIER DE INTERIORES foi convidada para decorar os seus interiores. Esta empresa de Aveiro prima pela criação de ambientes únicos e intemporais, e não desiludiu!

Venha com a homify conhecer este trabalho. Delicie-se, inspire-se e descubra o que esta empresa pode fazer pelo seu projecto!

A maravilhosa fachada recuperada

O prédio resplandece na sua glória perfeitamente restaurada marcada pelas enormes janelas verticais!

A sua fachada associa elementos formais de arquitectura erudita a uma composição de fachada sem hierarquização de pisos ou de janelas, traduzindo-se numa uniformização e repetibilidade de composição característica deste período.

É, sem dúvida, um prédio muito típico, com a localização privilegiada para um empreendimento turístico. Vamos espreitar os interiores?

Átrio de entrada

Imediatamente no átrio de entrada podemos sentir a intensa alma portuguesa que dita o estilo do empreendimento.

Os painéis de azulejos combinam com as madeiras dum tom rico para criar nesta entrada uma atmosfera característica, retro, que nos transporta à Lisboa de antigamente, sem deixar de ter um tom actual.

Piso Varanda Tejo

Lá dentro os ambientes continuam a temática pressentida à entrada… Uma ode à cidade de Lisboa, às suas tradições e tudo o que torna esta cidade tão especial e procurada por turistas de todo o mundo. 

A decoração de cada piso foi desenvolvida sob um tema relacionado com a cidade, e daí vem o seu nome. Para cada um os profissionais elaboraram papéis de parede personalizados, mobiliário e todos os artigos necessários à decoração, que foi concebida para apresentar características comuns, como um todo, mas com características únicas, repartidas pelos temas individuais de cada piso. 

Neste primeiro conjunto de fotografias vemos o piso de cobertura, com o tema Varandas Tejo

Este tema veio muito provavelmente da incrível vista sobre o Tejo que se avista das suas varandas e desenvolveu-se na cozinha sob a forma de um mural de parede, alusivo ao fado e às tradições boémias da zona ribeirinha.

Os quartos apresentam os maravilhosos tectos esconsos de uma cobertura, acentuados pelo revestimento de madeira natural e pela parede de tijolo aparente. Veja algumas fotos e delicie-se! Se quiser ver tudo siga para aqui.

As decorações foram criadas e escolhidas criteriosamente para complementarem cada um dos ambientes. Esta sala de jantar de uma das suítes é um exemplo maravilhoso desta fusão retro-chic, que tão bem define o estilo destes espaços.

Aqui vemos a imagem da vista do pátio interior a partir do piso Varandas Tejo. Incrível, não é verdade?

Piso Varanda Sé

Passamos para o Piso Varandas Sé, o Piso 1 do prédio. Começamos pelo hall de entrada, marcante pelo seu papel de parede parede em tons ricos de amarelo, azul e cinza, as cores do sol, do mar e da cidade.

Neste espaço, como em todos os outros neste projecto, os móveis ganham grande protagonismo, e foram desenhados especialmente para se adequarem ao ambiente onde estão inseridos. Na realidade todos os materiais e texturas deste empreendimento foram estudados para criar ambientes únicos e personalizados.

Nos quartos a simplicidade intemporal dos móveis ganha uma vida própria quando confrontados com os detalhados murais de enquadram as camas. Estas pinturas reflectem o tema do piso, e aqui retratam a Sé e as várias ruas adjacentes.

Piso Varanda Rossio

Neste piso, o piso 0 do edifício, o papel de parede do hall de entrada perde o amarelo, ficando em tons de azul de cinzento e assemelhando-se ainda mais aos padrões geométricos dos mosaicos hidráulicos antigos.

Neste espaço é de notar a presença de antigos equipamentos comerciais. Uma antiga caixa registadora e uma balança trazem para o presente as memórias de uma Lisboa antiga, de raízes fortemente comerciais.

Na cozinha comum a descontracção reina, trazida pela alegria da cor. Os móveis foram cuidadosamente seleccionados e são antigos, tendo sido restaurados para integrarem o ambiente. As peneiras como decoração de parede acrescentam um tom campestre e original a esta cozinha tão interessante, lembrando as artes e ofícios que antes povoavam Lisboa, vindos das zonas saloias para as áreas mais comerciais do Rossio.

Nas paredes os nichos servem de lar a diversos tipos de decoração (aqui uma antiga talha usada para guardar azeite), e este é um elemento decorativo presente em vários espaços deste projecto. Fossem pré-existentes ou feitos na pedra do revestimento, ficam sempre maravilhosos. Veja as imagens todas aqui!


Piso Varanda Baixa Pombalina

Uma mudança de piso, uma mudança de pano de fundo. No piso Varanda Baixa Pombalina o papel de parede ganha a ondas do rio logo ali tão perto, e é complementado pela presença do original móvel com as gavetas em graduações de cinzento, quais nuvens de tempestade.

No quarto o inevitável mural, a dar o mote ao tema que a decoração evoca.

Toas as divisões desta afortunada fachada estão voltadas ao rio e nas outras vêm-se os telhados de Lisboa, igualmente fascinantes.

Piso Varanda Alfama

Terminamos esta pequena visita no piso Varanda Alfama. Aqui o papel de parede do hall ganha um padrão mais discreto, dando destaque à velha máquina de costura, a lembrar as costureirinhas de Lisboa.

Este mural de cabeceira é talvez o nosso preferido… Uma vista sobre a cidade que a quente iluminação do candeeiro transforma numa paisagem do entardecer. Maravilhoso é dormir num quarto assim, e pode tê-lo em sua casa! Só precisa de entrar em contacto com estes profissionais.

Ainda não tínhamos feito referência às maravilhosas casas de banho, com revestimentos de pedra calcária e detalhes entre o moderno e o clássico.

Acabamos o nosso artigo com esta maravilhosa área de estar no piso Alfama!

Quer mesmo estes profissionais no seu projecto? Pode encontrá-los na Rua Engenheiro Von Haff, nº47, 3800-185 Aveiro, ou contactá-los pelo 925248243.

Para ver mais ideias para salas de estar leia também o artigo ’10 ideias para decorar a sala de estar’.

Qual foi o seu ambiente favorito neste projecto?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista