Faça a sua própria cama – 6 ideias geniais!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Já sonhou, com certeza, várias vezes com a sua cama. Depois de um longo dia de trabalho ou depois de muito tempo longe de casa, só pensamos na nossa confortável cama e numa boa noite de sono. Caso para dar graças a quem a inventou. Mas e se o inventor for você? Se é um criativo que gosta de pôr mãos-à-obra então já deve ter idealizado ou desenhado móveis para a sua casa. Identifica-se? Então, este livro de ideias é para si. Deixamos-lhe seis desenhos DIY – Do It Yourself - de bases de cama fáceis de reproduzir para conseguir um quarto verdadeiramente único que reflicta a sua personalidade e, claro, os seus sonhos. Vamos ver!

1. Uma base com gavetas

Quarto  por Allnatura
Allnatura

Schubkastenbett Viga

Allnatura

O espaço, já sabe, nunca é suficiente em casa. Especialmente no quarto, onde muitas vezes o armário não é suficiente para armazenar todos os nossos pertences, por que não aproveitar o espaço por baixo da cama como se vê na proposta? Pode obter espaço extra no seu quarto com a simples adição de uma ou mais gavetas sob a cama. Construa-as você mesmo. Faça assim:

- Tire as medidas da cama, sobretudo a altura, e defina o design da sua gaveta, tomando nota das medidas de cada lado da cama. Se quer colocar mais do que uma gaveta em vez de uma, é só dividir o total pela quantidade que deseja.

- Vá a um centro de madeira serrada e peça pedaços de madeira com as medidas adequadas para concretizar o seu projecto. Pode também aproveitar um móvel antigo que tenha aí em casa e tenha caído em desuso.

- Obtenha pregos e comece a montar as gavetas. Proteja-se devidamente com luvas e óculos.

- Agora, falta determinar a cor. Pode optar por um branco neutro ou, se preferir a cama com a madeira aparente, aplique apenas um selante e revestimento.

2. Com paletes

Os móveis feitos com paletes

recicladas converteram-se numa tendência apreciada pelos arquitectos e designers de interiores que procuram, cada vez mais, uma solução ecológica sustentável e económica. Se não sabe como aproveitar esta tendência, então deixamos-lhe algumas passos:

- Arranje quatro paletes de madeira.

- Depois, pinte-as da cor que escolheu e evite o uso de pinturas tóxicas.

- Una as paletes com pregos ou, se preferir, use um bocado de arame. Certifique-se que o posiciona de forma pouco visível.

É só isso. A cama está pronta e agora só precisa de um colchão suave ao estilo japonês como nesta proposta do gabinete Eloisa Conti Visual.

3. Uma base com cartão reforçado

Se procura uma solução original e acessível para o seu quarto, por que não considerar a ideia de construir uma cama com cartão? Sim, é mesmo isso, não nos enganámos. Pode seguir a inspiração da fotografia que lhe deixamos e criar uma base para a sua cama aí em casa. Só tem que sobrepor várias camadas de cartão para reforçá-lo e, depois, colocar um colchão leve.

Uma dica: fixe as caixas com laços de plástico de modo a tornar a estrutura mais estável.

4. Uma cama com tubos

Quarto  por the pipe

Gosta do estilo industrial? Então, esta cama é para a si. A base é feita com tubos e eixos de recuperação. Não é difícil fazê-la. Basta alguma paciência e habilidade.

- Em primeiro lugar, devemos tirar as medidas para determinar de quantos tubos precisamos;

- Como sugestão, vai precisar de dois tubos longos, pelo menos 200cm para a base; 7 tubos longos, pelo menos de 170cm, para divisórias interiores e cabeceira; 4 tubos de 100cm para as pernas;

- Agora, resta montar os tubos e fixas bem a estrutura;

- Depois, pode deixar a cor do aço em bruto em pintá-lo;

- Para a base, procure 10 lâminas de 20x170cm, seja em madeira ou PVC, e, de igual forma, pode pintá-los ou deixá-los na sua cor natural;

- Neste ponto, resta-nos montar a cama e está pronta!

Eleja pinturas naturais para tubos e para as tábuas para um aspecto mais industrial ou cores escuras para um aspecto elegante.

5. Uma cama suspensa

Gosta de camas de rede? Então, esta cama suspensa é para si. A verdade é que não é difícil e o aspecto mais importante é assegurarmo-nos que o tecto pode suportar o peso da estrutura e procurar ganchos e cabos suficientemente resistentes.

Depois, pode armar a estrutura da seguinte forma:

Uma vez colocados os ganchos no tecto – compre-os numa loja de materiais de construção – insira os cabos que vai utilizar para manter a cama suspensa. Também pode escolher uma solução com cordas, mas é mais seguro optar por cabos de aço que pode cobrir, posteriormente, com outro material. Procure instalar cabos duplos para a cama ficar mais segura e procure uni-los muito bem utilizando quatro ganchos adicionais.

Agora a nossa cama suspensa está pronta, só temos que escolher um colchão e testá-lo. Se quiser fazer uma cama com uma altura ajustável, tal como no modelo proposto na imagem, será necessário ter um sistema de polias e contrapesos para levantar a estrutura.

6. Transparência

Quarto  por Art Concept Gallery
Art Concept Gallery

Tête de lit avec tables de chevets pivotantes en plexiglas

Art Concept Gallery

O acrílico ou vidro, pela sua transparência, são boas opções para espaços pequenos uma vez que os desimpedem em termos visuais. Para além disso, o resultado é elegante e vai de encontro às tendências actuais da decoração de interiores. Pode optar por este material não só para a cama, como também para as mesas de cabeceira e outros móveis de apoio existentes no quarto. Por que não?

De qual das camas mais gostou? Acha que era capaz de a construir sozinho? Diga-nos o que acha! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!