Renovação e criação num apartamento de sonho

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Nada melhor do que começar o dia com uma fantástica renovação!

Renovar significa transformar em novo, fazer com que algo fique como novo ou ainda melhor. E o projeto deste homify 360º aplicou o conceito em toda a sua plenitude!

Situado na Foz do Douro, no Porto, o espaço já tinha tudo para dar certo mas a renovação superou todas as expectativas, e transformou-o num apartamento de sonho. Soluções extremamente criativas e materiais nobres fizeram a diferença nesta renovação assente na valorização das áreas sociais e na relação com o exterior.

O conceito partiu do gabinete GRAU.ZERO Arquitectura e surpreendeu pela beleza e pelos detalhes excecionais, prendendo o nosso olhar desde a primeira fotografia.

Espaços que se amplificam, novas aplicações para antigos materiais, linhas suaves que se desdobram e endurecem… As descrições são vagas, não o fazemos esperar mais. Venha connosco e surpreenda-se também!

Uma vista de tirar o fôlego

Inauguramos esta visita da melhor maneira, com uma vista que nos faz suspirar. É natural, este apartamento tem uma envolvência fantástica e a paisagem que se abarca das janelas é provavelmente uma das mais belas do mundo. É fácil sentirmo-nos privilegiados quando podemos usufruir de tanta beleza… Imagina-se nesta varanda a admirar este cenário num pôr-do-sol de verão? Como diriam os ingleses mind blowing!

A sala de estar em toda a sua plenitude

Vista deste ângulo a sala de estar envolve tudo e afirma-se com a divisão mais importante de toda a casa. Afinal a redistribuição dos espaço veio reforçar esta intenção, dirigindo a visão de quem entra para esta zona.

A extensa superfície envidraçada deixa a magnífica vista em evidência, tomando o total controlo dos sentidos, e deixa a luz do sol entrar sem restrições. O pavimento de madeira natural proporciona o conforto necessário e uma rara beleza à divisão. Acredita que a fabulosa madeira deste pavimento foi aproveitada de uma antiga fábrica? Inacreditável!

Nesta fotografia já conseguimos perceber um pouco da distribuição espacial do apartamento, mas ainda não conseguimos percecionar a extensão e o impacto das engenhosas soluções de delimitação dos espaços.

A sala de jantar

Já falámos sobre soluções engenhosas e já levantámos um pouco a ponta do véu da beleza deste apartamento, mas só agora vamos entender o conceito no seu âmago. Segundo os autores do projeto optou-se por não estabelecer divisões físicas para separar os espaços segundo as suas funcionalidades. Em substituição das paredes surgem fronteiras fluidas, mais centradas na compreensão visual do que táteis.

Estabelecendo a fronteira entre a sala de jantar e a sala de estar encontramos o pavimento. A utilização da madeira é interrompida para dar lugar ao mármore, sumptuoso e requintado, num expediente que tem tanto de belo como de vantajoso, uma vez que se trata da zona de refeições.

Também o ripado de madeira de Riga estabelece a separação, neste neste caso física, entre a cozinha e a sala de jantar, sem no entanto quebrar totalmente o horizonte visual. O conjunto é uma divisão sem divisórias. Genial!

Outra escolha incrível

Pormenor_Sala de jantar: Salas de jantar clássicas por GRAU.ZERO Arquitectura
GRAU.ZERO Arquitectura

Pormenor_Sala de jantar

GRAU.ZERO Arquitectura

Na fotografia acima vemos um detalhe do teto da sala de jantar. E porquê, perguntará o leitor? Porque quisemos enfatizar dois detalhes em particular.

Em primeiro o espetacular ripado desse nobre material que é a madeira de Riga… Sabia que esta madeira provém de uma árvore siberiana conhecida pela sua densidade e superior longevidade?

E em segundo lugar, mas não em segundo plano pretendemos chamar a sua atenção para outra forma mais subtil de vincar fronteiras sem levantar paredes: – o requintado trabalho em gesso do teto, cujo estilo clássico desafia a modernidade estabelecida! Não nos cansamos de olhar…

A cozinha é plena de modernidade

Uma cozinha planeada ao detalhe para cumprir com os requisitos do cozinheiro mais exigente. Num estilo ultra moderno a aposta cromática assenta no branco total, ampliando o espaço e tornando-o ainda mais amplo Os materiais são dos mais atuais, mas a sedução do mármore e o calor da madeira são clássicos intemporais e estabelecem uma envolvência luxuosa a esta cozinha tão moderna.

Também aqui a separação dos espaços funcionais é feita no chão, pela utilização de materiais opostos. O mármore liso, frio e impermeável na área de preparação dos alimentos. A madeira quente e sedutora, mas frágil, na zona de refeições.

O exaustor é em preto, num contraste marcado, e muito interessante, com a brancura das restantes superfícies…

Impressionante!

Instalação sanitária de serviço: Casas de banho clássicas por GRAU.ZERO Arquitectura
GRAU.ZERO Arquitectura

Instalação sanitária de serviço

GRAU.ZERO Arquitectura

À falta de melhor título para fazer jus a esta dependência fica mesmo a primeira sensação que tivemos quando olhámos para esta fotografia… Impressionante, porque é isso que ela é.

Já percebeu que espaço é este? É a casa de banho! E que casa de banho… É difícil estabelecer o que mais predomina, se as louças de design moderno súper original e quase futurista, se o fantástico mármore que forra a parede. O conjunto faz lembrar uma paisagem espacial, com planetas e constelações, ampliada ao infinito pela parede espelhada.

E o tubo que desce do teto? Uma torneira!

Quaisquer que sejam os adjetivos utilizados para descrever esta casa de banho nós mantemos a opinião inicial. É impressionante!

Não é bem o seu estilo? Não há problema, veja este artigo e descubra qual é!

O espaço de utilização exterior

E por último damos um pouco da nossa atenção ao espaço exterior espreitando pela janela.

Sendo outro o outro alvo desta renovação, o jardim foi reestruturado, tendo sido criada uma zona de estar com uma pequena piscina e um jardim de árvores de fruto e ervas aromáticas. Assim vai ser quase tão bom estar lá fora como lá dentro. Quase…

Nós ainda estamos a pensar naquela casa de banho... Qual é a sua divisão favorita? Diga-nos na caixa de mensagens!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!