Não sabe que estilo decorativo escolher para a sua casa? Nós ajudamos!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Chega a ser incrível a imensa panóplia de estilos que podemos escolher para decorar a nossa casa: escandinavo, minimalista, rústico, industrial… ufa! As combinações das cores escolhidas com os ornamentos (ou falta deles!), a mobília e até a própria disposição de todos estes elementos podem jogar a favor ou contra o seu estado de espírito, a sua maneira de ser ou as suas rotinas diárias. É por isto que é muito importante perceber o que melhor se enquadra no nosso dia-a-dia e na nossa percepção de beleza de uma casa. O que funciona muito bem para uns é horrível e impensável para outros, daí ser uma escolha muito pessoal a decoração do seu espaço próprio.

No artigo de hoje damos-lhe algumas dicas no que toca a seis diferentes estilos de decoração e design de interiores. Para além disso, a nossa intenção é esclarecer os nossos leitores acerca das principais linhas orientadoras de cada estilo, para que dessa forma entenda melhor o que realmente gosta. Mas lembre-se: pode sempre criar um novo estilo altamente personalizado e com ideias de vários estilos! Está preparado para isso?

2. Rústico

CASA EM FORMA DE ABRAÇO : Quartos rústicos por pedro quintela studio
pedro quintela studio

CASA EM FORMA DE ABRAÇO

pedro quintela studio

Se é um amante da Natureza e das madeiras dentro de casa, este é provavelmente o estilo criado a pensar em si! O estilo rústico tem como base a utilização de muita madeira quer seja na mobília, nos acabamentos dos interiores (chão, tecto, vigas expostas) ou em elementos decorativos. Embora nos remeta para tempos remotos, desengane-se quem acha que com este estilo não podem ser incorporados objectos modernos: na verdade, elementos mais recentes com acabamentos rústicos ou outros contemporâneos podem conjugar bem para trazer mais identidade e personalizar à sua medida o ambiente. Sendo um estilo baseado na vida no campo, procure ter elementos da Natureza presentes, como arranjos de flores campestres simples ou tecidos naturais em cores mais neutras (beges e castanhos são cores de excelência neste estilo), que trarão com certeza bom gosto e requinte. No final, ficará com uma casa muito acolhedora e convidativa, além de extremamente charmosa!

1. Escandinavo

Salas de estar escandinavas por homify
homify

Apartamento da Glória

homify

O estilo escandinavo prende-se essencialmente ao sentido prático e a uma atitude tranquila e simples. Se prefere estilos básicos e modernos, este pode ser o mais indicado para si! Tem como principais características os ambientes brancos que poderão ser salpicados com pequenos apontamentos coloridos – como por exemplo almofadas estampadas ou outros acessórios coloridos que preencham o espaço – no caso de lhe incomodar o abuso desta cor. Neste estilo, também há traços criativos com os quais se consegue alcançar um ambiente aconchegante e agradável para si e para as suas visitas. O estilo escandinavo é o ideal para quem gosta de sobriedade dentro do seu quotidiano, permitindo-se alguma informalidade.

3. Eclético

CASAPORTO'15: Salas de estar ecléticas por Terracal
Terracal

CASAPORTO'15

Terracal

A decoração eclética é uma verdadeira fonte de inspiração, pois reúne opostos aparentemente impossíveis de juntar, como por exemplo o antigo e o novo, o Oriente e o Ocidente ou o luxo e a simplicidade, criando desta maneira um ambiente composto por diferentes objetos de histórias pessoais. Com este estilo é impossível não ter uma casa altamente personalizada! No entanto, é preciso ter algum cuidado, pois este não é um estilo para pôr a desfilar todos os seus objectos, qual parada diária; há que ter algum bom senso e estudar a complexidade e a profundidade de estilo, seleccionando os elementos e trabalhando a sua coerência enquanto um todo. O estilo ecléctico cria um ar agradável e divertido aos olhos de quem o vê, sendo impossível não se deixar surpreender por pelo menos um apontamento presente no espaço!

4. Industrial

Studio 33: Salas de estar industriais por RIP3D ARCHVIZ
RIP3D ARCHVIZ

Studio 33

RIP3D ARCHVIZ

O estilo industrial é um estilo muito dinâmico e cheio de vida. As suas cores, mais escuras do que o habitual, podem contrastar com esta primeira frase, mas a ideia é criar um ambiente fabril – e as fábricas representam vapores, movimento e barulho constantes, certo? Os pés direitos altos são cruciais para uma decoração dentro deste estilo ser bem sucedida, daí resultar muito bem em lofts. Se este é o seu estilo, pense em expôr tubagens, utilizar ferro como matéria prima (e sem grandes tratamentos) e adquirir mobília versátil (por exemplo, uma mesa de refeições que sirva também para trabalhar). A ideia é aproveitar o máximo de espaço, sem se sentir culpado por isso! Outra ideia que lhe deixamos é não esconder os fios dos candeeiros, principalmente os de tecto. No dia-a-dia, tenha o cuidado de manter o espaço arrumado, caso contrário terá a sua casa rapidamente transformada num caos!

5. Minimalista

Sofisticado e autêntico – esta podia ser a definição simples deste estilo. Porque simples é ele, recorrendo ao mínimo indispensável para que a visão não seja perturbada por coisas em excesso. A ideia é ter poucos e bons móveis, muito espaço, criando áreas práticas e funcionais para o quotidiano. Os elementos decorativos são praticamente nenhuns, sendo substituídos facilmente por mobiliário que prima pelo conforto e comodidade. Sendo caracterizado pela simplicidade, tem linhas rectas ou padrões geométricos, contrariamente às linhas curvas e sinuosas típicas de outros estilos. As cores mais indicadas serão as tonalidade básicas e naturais como o branco, preto, azul, bege, amarelo e as suas variações, de modo a reforçar ou facilitar o dia-a-dia.

6. Shabby Chic

Por último, temos o estilo mais terno e romântico, que alia os apontamentos campestres e rústicos a um requinte absolutamente delicioso, que enche o espaço de harmonia e delicadeza. Inspirado nas antigas casas de campo de França e Inglaterra, este estilo alia muito bem as madeiras pintadas de tons claros (principalmente branco e cinza claro) com estampados florais e tons pastel. No entanto, assenta-lhe bem pequenos apontamentos de cores fortes, como por exemplo almofadas rosa forte ou molduras verdes. As mantas felpudas também são muito bem vindas, assim como o mobiliário ao estilo provençal. Cria facilmente uma atmosfera vintage através da predominância de candy colors e serve na perfeição para os diferentes ambientes da casa, sem pesar. Se é fã incondicional da Primavera, faça desta estação do ano a sua verdadeira inspiração e adicione esses toques bucólicos na decoração!

Mais esclarecido? Qual o seu estilo preferido?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!