Os 5 sótãos mais bonitos que já viu

Una casa con stile e funzionalità: Design Rustico, Opera s.r.l. Opera s.r.l. Quartos campestres
Loading admin actions …

Quando pensamos em pequenos apartamentos com encanto é difícil não imaginar um sótão romântico. Se este último tiver uma vista bonita para a cidade ou para a natureza, tanto melhor. É um daqueles espaços ideais - e idílicos – que só imaginamos existir em filmes. Morar num sótão pode ter algumas desvantagens, mas que espaço não tem? Para além disso, é difícil resistirmos ao aconchego e familiaridade que nos transmitem. No artigo de hoje, vamos dissipar todas as ideias pré-concebidas negativas que possa ter sobre esta área da casa e mostrar-lhe cinco sótãos pitorescos e bonitos. São cinco imagens cheias de inspiração que nos mostram que um bom plano de interiores e muita criatividade são determinante.

Vamos armar-nos em Gata Borralheira e ver as sugestões que integram este livro de ideias.

1. Como dormir numa cabana

O primeiro sótão transporta-nos para uma cabana de madeira a meio do bosque. Porém, ainda que rústico, este sótão não esconde o seu ar moderno com rasgos de decoração totalmente actuais. Assim, o uso do vidro para separar o quarto do resto do espaço e para a colocação estratégica de uma clarabóia no solo e no tecto é um recurso moderno e funcional. As cores escolhidas para os têxteis dão um carácter contemporâneo a este bonito sótão onde, no fim, a madeira prevalece.

Um projecto do gabinete Archstudiodesign.

2. A amplitude que o branco oferece

Um dos problemas dos sótãos é o facto de os seus tectos inclinados poderem ser algo claustrofóbicos. Uma maneira de resolver esse problema é jogar com as cores. Neste sótão, decidiu-se utilizar o branco para revestir todas as superfícies, desde as vigas de madeira do tecto ao pavimento, passando pelas paredes e mobiliário. O resultado resume amplitude e luminosidade.

3. Um sótão ecléctico

O terceiro sótão que lhe mostramos é um bom exemplo de como a mistura de estilos pode resultar na criação de um ambiente maravilhoso. Após a recuperação, este quarto procurou conectar o espaço com os elementos estruturais. Assim, eliminou-se o tecto falso que, não só tirava amplitude à divisão, como também escondia uma cobertura com vigas em madeira com um ar antigo e rústico muito interessante.

Por outro lado, evitou-se qualquer tipo de revestimento na parede, tendo-se deixado sobressair o tijolo que oferece um certo estilo industrial ao ambiente. O uso de tapeçaria de estilo turco e a cama com o seu formato redondo apontam para a originalidade e personalidade criativa de quem decoração a área.

4. Um sótão em Paris

O sonho boémio que, porventura, já atravessou a nossa mente a certa altura da vida, passa por um sótão pitoresca com o Sena aos pés. Este projecto é a concretização dessa ideia. O apartamento de dimensões reduzidas e estilo boémio situa-se em Paris e fez uso da verticalidade do espaço para criar recantos com propósitos distintos. Ao quarto, por exemplo, acede-se através de uma escada rústica e caricata. Sob ele, está localizada a casa de banho. Engenhoso, certo? O estilo a meio caminho entre o urbano e o rústico é perfeito para este sonho parisiense.

5. Sótão e terraço! Quem dá mais?

Terminamos com um sótão que não só tem o encanto dos tectos inclinados, como também inclui um romântico terraço que nos faz crescer água na boca. O terraço é o ponto de luz principal do sótão que mescla o tom cálido da madeira do pavimento com os tectos brancos que melhoram a sensação de espaço e de luz.

"S" de sótão, "S" de sonho! Qual dos cinco o mais bonito? Diga-nos de sua justiça!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista