Remodelação criteriosa de apartamento

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

Atualmente a grande maioria da população mundial vive em apartamentos. Apesar da ideia de ter uma moradia mais espaçosa com um pequeno jardim ser extremamente convidativa, o conforto de viver na cidade e a quantidade de postos de trabalho existentes nestas áreas deu origem a movimentos migratórios impossíveis de ignorar.

É por atenção a esta grande percentagem da população portuguesa, que a homify 360º opta por lhe apresentar, frequentemente, projetos de remodelação e recuperação de apartamentosr que o possam inspirar. Na realidade, existem cada vez mais apartamentos integrados nestes edifícios plurifamiliares capazes de fazer inveja as maiores casas de campo.

Hoje apresentamos-lhe uma intervenção de reabilitação, situada no norte do nosso país, surpreendentemente simples e eficaz. Partindo de um espaço desatualizado e desqualificado, foi possível transformá-lo, sem recorrer a medidas dramáticas, num espaço mais amplo e contemporâneo.

O atelier responsável pela intervenção é conhecido por Guillaume Jean Architect & Designser, fundando em 2008, com sede em Valongo. Composto por uma equipa multidisciplinar, o atelier tem desenvolvido todo o tipo de projetos ligados à arquitectura e design. 

Venha daí e fique a conhecer uma intervenção simples que, certamente, o irá inspirar.

Contexto

O apartamento intervencionado encontra-se em Vila Nova de Gaia, na Área Metropolitana do Porto, envolvido por um conjunto histórico e cultural muito interessante. No entanto, a arquitectura original do espaços apresentava-se consideravelmente degradada e, acima de tudo, desatualizada face às vivências da atualidade.

Intervenção

Dadas as características do lugar grande parte da intervenção foi direccionada para a substituição dos acabamentos e detalhes construtivos. Além destes aspectos mais superficiais, a equipa de arquitectos e designers desenvolver uma reformulação do esquema funcional da habitação, transformando a sua excessiva compartimentação em T5 num T3. Este novo entendimento do espaço mais fluído permitiu ainda estabelecer ao terraço a partir da zona mais social da habitação – um dos principais objetivos do projeto.

2 em 1

Uma das soluções mais inteligentes da nova arquitectura do espaço foi a integração de estantes para assegurar a separação dos espaços. Cuidadosamente desenhadas, em linha simples e minimalistas, estas estantes materializam os espaços de circulação do apartamento, potenciando o aproveitamento do espaço.

Materiais

Na escolha de materiais os arquitetos selecionaram um esquema baseado em contrastes capaz de complementar a beleza natural dos espaços. Deste modo, a presença do branco nas paredes e estantes capaz de multiplicar a sensação de iluminação foi equilibrado com os pavimentos em madeira que confere uma atmosfera mais calorosa e familiar às divisões. Alguns detalhes e zonas de transição entre áreas foram marcadas em cinzento escuro, identificando os espaços charneiras e harmonizando a paleta cromática.

Cozinha

cozinha é, sem dúvida, uma das nossas áreas preferidas em todo o apartamento. Destacando-se como contraponto ao branco minimalista dos restantes espaços, esta divisão materializa--se em tons escuros. A modernidade dos armários e topo da bancada em preto é combinado com a bancada em madeira tradicional.

Casa de banho

Na casa-de-banho foi estabelecido um compromisso perfeito entre desenho contemporâneo e apontamentos rústicos. Enquanto se integram materiais tradicionais como a madeira e a pedra, as linhas que desenham cada detalhe não podiam ser mais modernas – Uma simplicidade única sem comprometer uma atmosfera mais acolhedora.

Terraço

O terraço é um dos ex-libris de todo o espaço. Além de ter fundamentado grande parte da intervenção, ele constituí-se como um espaço único de contacto com o exterior, tão fundamental em qualquer apartamento. O seu ambiente foi totalmente transformado com a integração de um novo pavimento, tornando-os mais convidativo.

Inteligência

A qualidade deste projeto reside na capacidade de intervencionar estrategicamente um espaço. A escolha criteriosa das alterações desenvolvidas possibilitou a transformação do apartamento sem recorrer a obras dramáticas. A clareza final da intervenção camufla uma inteligência criativa excepcional.

Diga-nos o que achou desta intervenção. Ficou com vontade de remodelar o seu apartamento?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!