Residência tropical em madeira e tijolo

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

De uma coisa estamos certos: as casas com um gosto rústico e tradicional nunca deixam de nos encantar. A beleza intrínseca dos materiais naturais e as soluções que se harmonizam com o verde vibrante da paisagem envolvente cativam-nos, principalmente quando orquestradas por profissionais que sabem extrair o melhor dos dois mundos. Transformar a natureza sem a agredir pode ser o caminho mais interessante para uma arquitectura que se alie ao futuro com um olhar sustentável e generoso.

Veremos hoje, nesta casa projectada tendo como base todos estes valores, ambientes tropicais que celebram o calor e a natureza numa mescla de materiais rústicos, entre os quais predomina a madeira e os tijolos cerâmicos. Em permanente diálogo com a paisagem tropical, esta casa em jeito de chalé de férias, é mérito dos profissionais do gabinete Madueño Arquitetura e Engenharia. As soluções por eles geradas elevam a outro nível os espaços criados, trazendo até eles uma dimensão de bem-estar e conforto que vão muito além do tradicional, aproximando técnicas modernas a uma arquitectura rústica e encantadora.

A Residência JRA é digna de uma visita. Vamos vê-la?

Uma fachada convidativa

Na primeira imagem desta bonita casa, vemos a fachada na qual os tijolos cerâmicos foram usados de forma expressiva, assim como as estruturas e os caixilhos de madeira, os tijolos de vidro e outros acabamentos predominantemente rústicos. Estes elementos juntos protagonizam uma estética familiar e apelativa. A moradia integra dois andares proporcionalmente diferentes, lembrando-nos um chalé ou um recanto de férias no meio da natureza circundante.

Decoração tropical

Neste ambiente onde a cozinha e o alpendre dialogam através de uma janela ampla, a decoração no estilo tropical impõe-se. Aqui, encontramos elementos de cores variadas, com especial atenção para os tons terra e azuis que se complementam na perfeição. Através destas escolhas arquitectónicas, com estruturas em toras de madeira e vedação cerâmica, obteve-se uma atmosfera harmoniosa no meio do verde, com boa ventilação e iluminação natural. Um convite à paz e ao relaxamento.

A cozinha ideal

A área da cozinha continua ao longo do espaço interior. Lá encontramos uma bela mesa de jantar de madeira rústica, marcante e familiar. A distribuição da cozinha foi pensada de forma a integrar um bar, com o balcão a separar a área de preparação de alimentos da área de refeições. Neste espaço, bebidas, taças e copos dão a deixa: é hora de aproveitar! Nesta casa realizada com atenção ao detalhe, os interiores contam com revestimentos em bambu, assim como com tijolos de vidro que oferecem transparência e leveza ao ambiente.

Um dos espaços preferidos

Quando pensamos em aproveitar as férias ou aqueles momentos especiais com as pessoas de que mais gostamos, as deliciosas refeições fazem parte do pacote. Nesta casa não poderiam faltar espaços projectados com este intuito. Aqui, encontramos a área da churrasqueira que, mantendo a temática construtiva e estética de toda a casa, oferece um charme rústico apaixonante com uma mesa rústica. Não podíamos deixar de reparar na beleza da cobertura com vigas de madeira e telhas cerâmicas. Tudo simples e, ao mesmo tempo, encantador.

Doces sonhos

Chegamos à área mais privada da casa onde nos deparamos com o quarto todo revestido por madeira e por tijolos. Aqui, os armários embutidos nas paredes contribuem para a estética rústica prevalecente na casa com as suas portas de madeira com um acabamento simples e lustroso. Entre elas, encontramos a porta que dá acesso à casa de banho onde também se evidenciam toques rústicos. Todo o design destes ambientes privativos conta com um leve toque de cor, muita luz natural e um jogo perfeito de materiais naturais.

As escadas

Como não podia deixar de ser, os profissionais responsáveis por esta casa deram uma atenção especial às ligações verticais. Encontramos aqui, nas escadas, uma forte presença estrutural, pelo seu carácter rústico que compõe degraus e corrimãos construídos através do uso de troncos em diferentes dimensões. Além disso, podemos perceber, ao olhar com atenção, que as instalações foram expostas em dutos por toda a casa, com um resultado visual muito interessante a lembrar o estilo industrial. 

Uma piscina refrescante

Neste último olhar, espreitamos a refrescante piscina. Um elemento que não poderia faltar nesta casa tropical que tem tudo a ver com o calor e o Verão. Ao redor, o paisagismo realiza com mestria uma verdadeira moldura natural para esta casa construída com tanto cuidado.

Uma residência plena de tropicalidade. Gosta do efeito que os tijolos dão ao revestimento? Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!